Gestão de crédito na revenda de acessórios para marcenaria

Gestão de crédito

O dia a dia de uma revenda de acessórios para marcenaria traz muitos desafios. Assim, uma dúvida constante é sobre como controlar o crédito dos clientes. Afinal, fazer isso da melhor forma ajuda a organizar e agilizar os processos do seu negócio com eficiência. 

Nesse segmento, é muito comum que um marceneiro leve seu cliente para a loja de revenda para que ele mesmo possa escolher os itens que deseja comprar. Provavelmente, você já está se acostumou com essa situação, certo?

Nesse momento, gera-se um crédito no nome do marceneiro e este cliente final vai usufruí-lo, conforme o valor que acordaram. E é aí que entra a gestão de crédito. Porém, o processo de concessão de crédito pode ser de difícil controle, principalmente se ainda se se realizar de forma manual, o que vai dificultar a gestão.

Neste post, vamos te mostrar como controlar o crédito dos clientes na sua loja de revenda de acessórios para marcenaria. Veja, também, como o software de gestão ideal pode ajudar o seu negócio. 

 

Por que realizar a gestão de crédito dos clientes de forma assertiva é tão importante?

Controlar o crédito dos clientes de uma forma eficiente em uma revenda de acessórios para marcenaria pressupõe muita atenção durante a operação de análise e ao liberar esse crédito. Assim, isso significa também que é preciso considerar:

  • Disponibilidade de produtos em estoque;
  • Orçamentos e pedidos;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Previsões de entregas.

Ao conceder crédito, além desses pontos listados acima, também é importante evitar casos de inadimplência e fazer uma eficiente recuperação de parcelas em atraso.

Detalhe a sua Gestão de Crédito

Assim, é preciso fazer uma análise bastante detalhada de diferentes processos da gestão do negócio como um todo, que mostra como apenas a concessão de crédito exige um planejamento assertivo para evitar prejuízos. 

É importante considerar que controlar o crédito dos clientes é algo feito diariamente neste segmento, e qualquer erro ou dificuldade em lidar com essa questão pode complicar toda a agilidade necessária na gestão do negócio. 

Além disso, controlar o crédito dos clientes de forma assertiva é uma vantagem significativa para fidelizar clientes. 

Todos os clientes ou empresas parceiras vão considerar as vantagens de fazer negócios em uma loja que não comete erros ou confusões e ainda facilita a concessão de crédito. E isso só acontece quando o processo está bem organizado. 

 

Como realizar a gestão de crédito dos clientes com a automação de processos

Saber como controlar o crédito dos clientes em uma revenda de acessórios para marcenaria é essencial, mas pode ser um processo bastante trabalhoso se feito de forma manual. 

Isso acontece porque é um processo que deve ser acompanhado de perto, e a automação traz segurança nestas operações, de forma a não acarretar prejuízos. Em outras palavras, um software de gestão permite o gerenciamento real e assertivo do controle de crédito. 

Com a automação, é possível acompanhar, pelo cadastro de cada cliente ou empresa parceira, todos os processos que envolvem a concessão de crédito de maneira rápida e sem erros humanos. 

Por exemplo, é possível checar as datas pré-estabelecidas para pagamentos e acompanhar essa questão diretamente no sistema.

O sistema também pode controlar o abatimento deste valor e emitir alertas para o vendedor posicionar o cliente como está seu crédito: se ainda tem limite disponível ou se foi ultrapassado.

Esta funcionalidade é importante para evitar e monitorar casos de inadimplência, pois é possível configurar bloqueio quando não os pagamentos não são realizados em dia.

Da mesma forma, esta ferramenta também pode facilitar processos de trocas de produtos, liberando crédito disponível para o cliente usar em outro momento.

Funcionalidades de um ERP que facilitam a Gestão de Crédito

Todas essas funcionalidades trazem importantes benefícios que vão além da gestão de controle de crédito dos clientes e impactam os negócios como um todo.

Com a automação desses processos, as lojas de acessórios para marcenaria observam:

  • Cumprimento das políticas de crédito;
  • Liberação de crédito com maior segurança e menor risco;
  • Fluxo de caixa previsível e confiável;
  • Maior controle de pagamentos e menor inadimplência;
  • Redução de custos;
  • Aumento das vendas.

Deste modo, um software de gestão que automatiza os processos envolvidos no controle de crédito também permite maior precisão para tomadas de decisão, considerando a centralização de informações importantes para o negócio. 

 

Adaptive Business

Portanto, é importante escolher um sistema que realmente seja adequado para o tipo de negócio e permita o controle de crédito assertivo e com as funcionalidades necessárias. 

Você até pode saber como controlar o crédito dos clientes, mas sem um sistema de gestão eficiente e realmente adequado para a sua revenda de acessórios para marcenaria, processos diários podem se tornar trabalhosos e dificultar a gestão do negócio. 

Considere todos os benefícios que destacamos neste post e faça a melhor escolha para que o seu negócio de fato domine como controlar o crédito dos clientes. Conheça o Adaptive Business  e controle com facilidade o crédito dos clientes na sua loja hoje.

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