Estamos em um dos momentos mais desafiadores dos últimos anos: a pandemia do novo coronavírus. Os impactos da pandemia vão muito além da saúde e já atingiram a economia. Assim, as empresas precisam implementar estratégias de gestão de crises com urgência.
A quarentena foi uma medida que o governo tomou para controlar a disseminação do vírus. Isso trouxe grandes impactos para a economia. Dessa forma, organizações que não tinham um canal de venda digital estabelecido ou que não possuíam caixa suficiente, possivelmente se prejudicaram mais.
Em momentos delicados como esse, uma coisa é essencial: a gestão de crises como estratégia pode salvar o seu negócio. Por isso, neste conteúdo, trouxemos as 5 melhores formas para sua empresa lidar com a quarentena e superar este cenário desafiador.
5 passos para a gestão de crises na quarentena:
1. Preserve a liquidez do seu caixa
Neste cenário de incertezas econômicas, pode ser bastante difícil para as empresas venderem como de costume. Desse modo, o primeiro passo para uma boa gestão de crises é analisar o cenário atual do seu caixa.
A gestão do fluxo de caixa é fundamental para a sobrevivência do negócio. E, principalmente neste momento, precisa acontecer diariamente.
O sistema de gestão da sua empresa será o seu melhor amigo. Por isso, avalie o seu ciclo financeiro (estoque, recebíveis, contas a pagar) e tenha uma previsão realista/ pessimista.
Revise os seus gastos atuais e custos fixos para negociar com seus fornecedores. Logo, pode ser algum desconto ou pelo menos prazos maiores para os pagamentos.
2. Aproveite as oportunidades tributárias
Para amenizar os reflexos da crise econômica que o coronavírus provocou, o governo proporcionou algumas oportunidades tributárias. Portanto, tais estratégias podem ser interessantes para sua empresa. Entre elas, podemos citar:
Postergação de tributos
Para as empresas que se enquadram no Simples Nacional e MEIs, os impostos estaduais e municipais com vencimentos em abril, maio e junho se prorrogaram para julho, agosto e setembro.
Ainda, para os microempreendedores individuais, se postergou a contribuição para a Seguridade Social, o ICMS e/ ou o ISS com vencimento para abril, maio e junho. Dessa forma, tais tributos ficaram para outubro, novembro e dezembro.
As contribuições previdenciárias dos meses de abril e maio também se prorrogaram para os meses de agosto e outubro. Já os recolhimentos de FGTS de março, abril e maio podem se suspender e serem parcelados entre os meses julho e dezembro de 2020.
Reduções de tributos
As alíquotas de IPI e II se reduziram a zero, somente para produtos específicos. Essa ação visa subsidiar e implantar medidas sanitárias para conter a disseminação da COVID-19. O prazo é até 1º de outubro de 2020.
Também reduziram a zero as alíquotas de IOF sobre operação de crédito. Isso ocorreu entre 03/04/2020 a 03/07/2020, e as contribuições para empresas do Sistema S se reduziram pela metade, pelo período de três meses.
3. Considere implementar a venda online
As empresas que já possuíam vendas digitais antes do isolamento social, com certeza estão sendo menos lesadas neste período.
Para a gestão de crises na quarentena, uma boa estratégia é a implementação de vendas online, para que seu negócio não pare e consiga atingir os seus clientes onde eles estiverem.
Será necessário a criação de uma loja virtual com todos os seus produtos e uma boa gestão de estoque integrada, para ter total controle do que é vendido na internet e o que realmente está em seu estoque.
A integração do e-commerce com o sistema de gestão facilitará a sua rotina, já que a alteração de preços, controle de vendas, recebimentos e estoque estarão centralizados em um único local.
O início das vendas digitais será uma vantagem não apenas neste momento de crise, mas também no futuro, possibilitando mais canais de venda para seu negócio e alcançando ainda mais clientes a longo prazo.
4. Utilize as medidas proporcionadas pelo governo
Medidas trabalhistas também foram disponibilizadas pelo governo durante a pandemia e poderão ajudar na gestão de crises em sua empresa.
A flexibilização das regras trabalhistas foi criada para a manutenção dos empregos durante o período de calamidade e entrou em vigor em 22 de março de 2020. As principais medidas foram:
- Implementação do teletrabalho (home office) sem a necessidade de alteração no contrato individual de trabalho
- A antecipação das férias individuais, com a notificação para o trabalhador com antecedência mínima de 48 horas. Nesta situação, o empregador poderá escolher por realizar o pagamento do 1/3 de férias até o final do ano, junto com o 13º. As férias poderão ser concedidas mesmo que o período de aquisição ainda não tenha transcorrido.
- Férias coletivas sem necessidade de comunicação aos sindicatos da categoria
- Redução ou suspensão da jornada com corte de salário: a redução poderá ser de 25%, 50% ou 70% da jornada por até 90 dias, e a suspensão até 60 dias. Em todos os casos, o governo pagará um auxílio proporcional ao valor do seguro desemprego.
Adotar algumas dessas medidas pode trazer o fôlego necessário para sua empresa neste cenário de pandemia.
5. Gestão à distância
A quarentena é muito necessária para conter a disseminação do vírus e por isso o regime de trabalho home office se tornou popular na maioria das cidades.
Com ele, é ainda mais necessário gerenciar as empresas à distância, contando com o apoio de ferramentas tecnológicas de gestão.
As empresas que já contavam com soluções de tecnologia estavam um passo à frente e conseguiram migrar para o home office com mais facilidade.
Manter uma comunicação constante com seu time é fundamental para a gestão no home office, e atualmente existem diversas ferramentas para realizar essa tarefa com facilidade e nenhum custo.
Confira nosso post: Como manter uma boa comunicação com sua equipe em home office
Para gerenciar sua empresa à distância, também é preciso contar com um sistema de gestão em nuvem, que possibilitará o acesso às informações do seu negócio em qualquer dispositivo, de qualquer lugar.
Esse sistema também precisa proporcionar uma ampla visão estratégica e operacional da sua empresa, possibilitando a gestão do seu financeiro, estoque, vendas, rotinas contábeis e relatórios remotamente.
Todas essas funcionalidades e muito mais você ao utilizar o Adaptive Business, o sistema de gestão que foi desenvolvido para vários segmentos e traz análises profundas para uma gestão à distância mais estratégica.
Esse momento difícil irá passar, mas as empresas que inovarem e implementarem uma estratégia de gestão de crises permanecerão. Conte com o Adaptive Business para ajudar sua empresa a ter total controle do seu caixa, facilitar sua rotina tributária e fiscal, gerir a sua loja virtual e proporcionar a gestão à distância.