O uso da tecnologia se faz cada vez mais presente em diversos setores da economia e no setor varejista não poderia ser diferente. Haja vista que a quantidade de informações disponíveis é cada vez maior e a sua análise é imprescindível para o sucesso das companhias. Portanto, as empresas do futuro devem apostar na personalização e engajamento na nova era do varejo.
A análise qualificada e produtiva desses dados torna-se viável por meio de ferramentas de Big Data e inteligência analítica.
Nova Era do Varejo
Este cenário passou a ser conhecido no setor como a Nova Era do Varejo, que se baseia em personalizar o atendimento e o relacionamento com os seus consumidores. Ao mesmo tempo o movimento proporciona, para os varejistas, instrumentos para evolução de vendas e rentabilidade.
Personalização
Logo, de acordo com uma pesquisa da Applause, 91% dos consumidores estão mais propensos a comprar de empresas que lembram deles e são capazes de oferecer recomendações e ofertas relevantes. Por sua vez, um estudo do Google mostra que uma em cada três pessoas espera recomendações de produtos personalizados de acordo com o seu perfil de compra.
Assim, percebe-se que a personalização da oferta de produtos e do atendimento é um meio de reconhecer que o cliente é único. Tal processo funciona como o alicerce para uma experiência consistente do cliente e fortalecimento da marca.
Customer Sucess
A Segment realizou um levantamento, nos EUA, mostra que 49% dos consumidores compraram itens que não pretendiam adquirir devido às recomendações personalizadas de uma marca. Portanto, as empresas garantem inúmeras vantagens ao se valerem da personalização das ofertas e ao se aproximarem de seus clientes. Logo, dentre as vantagens, se destacam:
Aumento do faturamento da empresa
40% dos consumidores americanos afirmaram que o atendimento personalizado fez com que comprassem algo mais caro do que pretendiam.
Reduz o volume de devoluções
Somente 5% das compras por impulso foram devolvidas quando o cliente recebeu atendimento personalizado. E 85% ficaram felizes com o que compraram.
Aumenta a fidelidade dos clientes
44% dos consumidores que Segment entrevistou disseram que provavelmente repetiriam a compra, depois de ter uma experiência personalizada com a marca.
Tecnologia como aliada
Mas, para que as marcas promovam uma verdadeira experiência ao cliente, é preciso utilizar a tecnologia como uma aliada na hora de analisar os dados. Dessa forma, será possível gerar diagnósticos e insights sobre o comportamento do consumidor e antecipar padrões.
Além disso, quanto mais informações o varejo tem sobre seus clientes, maior a possibilidade de identificar hábitos de consumo e prever comportamentos.
Por mais que todo mundo queira ser único, estatisticamente é muito provável que grupos de pessoas ajam de forma parecida e se interessem por determinados produtos e serviços. Assim, quanto maior o engajamento dos clientes com sua marca, mais dados podem ser coletados e, a partir daí, mais correlações podem ser estabelecidas.
Por fim, o varejo ideal é aquele que tem o produto que o cliente quer, na hora que ele deseja. Ele precisa oferecer experiências para ser relevante, já que o novo momento do varejo é a era do encantamento do cliente. Desse modo, abrace o uso de tecnologia para conhecer cada cliente e entregar a ele um atendimento personalizado.