Prevenção de assaltos – Medidas de segurança para postos de combustível

Publicado em:

Medidas de segurança para postos de combustívelOs postos de combustível têm uma grande preocupação com a segurança de seus clientes, funcionários e de seu patrimônio. Devido à natureza do negócio, são espaços vulneráveis e acessíveis que podem sofrer assaltos com facilidade.

Entretanto, é possível atuar na prevenção de assaltos com medidas de segurança para postos de combustível. São ações e procedimentos que aumentam a segurança do local, inibem ações criminosas e melhoram a confiança do cliente na marca.

No post de hoje, você conhecerá algumas medidas de segurança que pode adotar em seu posto de combustível para prevenir assaltos, roubos e furtos.

 

Prevenindo assaltos com medidas de segurança para postos de combustível

 

1 – Câmeras de vigilância

A simples presença das câmeras de vigilância já é um inibidor de atividades criminosas. Quem pretende praticar uma ação ilegal pensa duas vezes quando há câmeras no ambiente.

Além disso, as câmeras também ajudam a identificar os infratores, caso esses tenham sucesso. É importante garantir que todas as câmeras sejam instaladas em pontos estratégicos, como atrás do caixa, para que sejam filmadas áreas importantes do posto.

As câmeras não são capazes de inibir completamente os assaltos e furtos, mas certamente reduzem bastante esse problema. O que elas não conseguem fazer, outras ações ― que veremos a seguir ― fazem. 

 

2 – Procedimentos de segurança

Normalmente, assaltantes permanecem com seus capacetes para evitar a identificação. Uma boa medida de segurança para postos de combustível é exigir que condutores de motos retirem o capacete tão logo estacionem para o abastecimento. Essa informação pode, inclusive, estar sinalizada em placas no posto.

Outro procedimento de segurança é manter o caixa com dinheiro somente na loja de conveniência. Caso o frentista precise de troco, ele mesmo irá até a loja buscar no caixa.

Nesse caso, não é conveniente pedir ao cliente que vá até a loja efetuar o pagamento, já que abandonar seu carro na pista, mesmo trancado, é um risco. Além disso, se um assaltante for direcionado à loja, a ação pode ser ainda pior.

 

3 – Formas de pagamento

O uso de cartões de crédito e débito deve ser incentivado sempre que possível. Quanto mais pagamentos forem realizados em cartões, menos dinheiro seu posto terá que guardar.

Essa medida de segurança para postos de combustível ajuda a prevenir assaltos, já que não há como roubar dinheiro que foi transferido via máquina de cartões.

Uma boa forma de incentivar o uso de cartões é fazer parcerias com administradoras que oferecem benefícios aos clientes, divulgar esses benefícios no posto (com placas e também informando ao cliente pessoalmente) e também oferecer vantagens exclusivas para quem paga com cartões.

 

4 – Cofres eletrônicos

Cofres eletrônicos são outra forma de prevenção de assaltos em postos de combustível. Eles são equipamentos projetados para receberem depósitos frequentes de um ou mais colaboradores cadastrados e guardar o dinheiro até a retirada.

O acionamento desses cofres fica em poder da empresa administradora, ou seja, somente esta empresa pode abrir o cofre e retirar o dinheiro. Uma grande vantagem, além da segurança de que o dinheiro não será roubado, é a integração desse tipo de equipamento.

Na Adaptive, por exemplo, nosso sistema Petros, para gestão de postos de combustíveis, é integrado com um parceiro de cofres eletrônicos que computa automaticamente todos os depósitos.

Isso significa que, a cada depósito, o sistema entende automaticamente o valor e realiza a separação, como uma sangria no caixa. Você ganha tanto em segurança quanto em praticidade.

 

5 – Retirada dos valores do cofre por carro forte

Alguns fornecedores de cofres eletrônicos (como o parceiro da Adaptive) oferecem a opção de ocorrer uma retirada programada de valores por um carro forte. Com essa medida de segurança para postos de combustível, você atua na prevenção de assaltos a manter seu posto imune a qualquer ação, já que não haverá valores para roubar.

 

6 – Iluminação é essencial

Um posto de combustível mal iluminado remete imediatamente a um lugar sombrio e vulnerável durante a noite. Esses são os maiores alvos de assaltantes. Portanto, para a prevenção de assaltos, certifique-se de utilizar uma ótima iluminação.

Quanto mais claro for o espaço da pista de abastecimento, melhor. O mesmo vale para a loja de conveniência. A claridade deixa tudo mais visível e exposto, inibindo assaltantes.

 

7 – Empresas especializadas em segurança

Investir em uma equipe de seguranças profissionais é uma boa ideia para postos que costumam sofrer muitos assaltos. Esses profissionais devem estar armados e devidamente treinados para situações de risco.

Normalmente, empresas especializadas em segurança e vigilância disponibilizam este serviço. Uma medida de segurança para postos de combustível que pode prevenir assaltos e todo tipo de atividade criminosa, pela simples presença desses profissionais.

 

8 – Botão do pânico

Mais uma medida de segurança para postos de combustível é o botão do pânico. Embora ele não possa ser utilizado para prevenir que o assalto aconteça, ele pode ser usado para avisar a polícia imediatamente.

Muitas vezes, os policiais chegam ao posto quando os assaltantes ainda estão no local. O botão é discreto e pode ser instalado sob uma mesa, balcão ou até mesmo dentro de uma gaveta.

 

9 – Avalie bem os candidatos a novas contratações

Infelizmente, há casos onde os assaltantes recebem apoio interno de um dos colaboradores que faz parte da quadrilha. Para evitar que isso aconteça, avalie muito bem os candidatos em novas contratações.

Existem empresas de RH especializadas em identificar padrões de comportamento duvidoso. Vale a pena investir no recrutamento através dessas empresas, já que é a segurança da empresa, dos colaboradores e dos clientes que está em jogo.

 

E se o assalto ocorrer mesmo assim?

A primeira coisa a fazer é manter a calma. Oriente os funcionários a ficarem calmos, pois os assaltantes não querem machucá-los, e sim roubar o dinheiro. Se possível acione o botão do pânico o quanto antes.

Não reaja ao assalto e obedeça a todas as ordens que forem dadas. Se eles perguntarem sobre o cofre, informe que os funcionários somente têm acesso para realizar depósitos.

Reagir a assaltos é perigoso. Sempre evite entrar em conflito com assaltantes.

 

Agora, para otimizar a prevenção de assaltos e as medidas de segurança para postos de combustível, conheça o Petros, um sistema de gestão para postos de combustível integrado a cofres eletrônicos que gerencia os depósitos automaticamente.

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário