Principais benefícios da gestão de custos para o comércio varejista

Os custos de uma empresa representam uma parte crítica da administração do negócio. Sem uma gestão de custos eficiente, você coloca em risco a saúde financeira da organização.

Por isso, no post de hoje, você verá quais os principais benefícios da gestão de custos para o comércio varejista, e entenderá por que deve se preocupar em ter uma gestão de custos eficiente a partir de hoje!

 

Antes de tudo, vamos entender o que é a gestão de custos

As finanças de um comércio varejista podem ser divididas em três tipos: custos, ganhos e lucros. Os custos representam os gastos da empresa para que ela possa existir e operar. Os ganhos, compreendem tudo o que a empresa fatura, enquanto os lucros são a diferença em valor entre esses dois.

Para que os lucros apareçam, os custos devem ser menores do que os ganhos. É para isso que a gestão de custos trabalha. Com um gerenciamento eficiente dos custos da empresa, torna-se possível aumentar os lucros, já que a diferença entre faturamento e custo aumenta para o lado azul da conta.

A gestão de custos utiliza algumas práticas e processos para identificar, analisar, descartar e gerenciar fatores que geram gastos à empresa. Depois que sua gestão de custos estiver acontecendo de forma ordenada e constante, você começará a ver os benefícios aparecendo.

 

E quais são os benefícios da gestão de custos?

De forma geral, a gestão de custos proporciona uma gama interminável de benefícios ao comércio varejista. Separamos os principais e mais relevantes para que você entenda a importância de adotar essa prática como procedimento padrão em sua empresa:

 

Redução de custos

O benefício mais óbvio da gestão de custos para o comércio varejista é, sem dúvidas, a redução de custos para a empresa. Por meio de uma análise profunda e um gerenciamento eficiente na gestão de custos, torna-se possível reduzir as despesas a níveis expressivos.

Primeiramente, serão identificados os custos, suas procedências e implicâncias. Então, é feita uma análise que verifica a viabilidade desses custos. Os que puderem ser descartados, serão. Os que não puderem, começam a ser gerenciados com olhos atentos.

Dessa forma, você consegue diminuir as despesas e entender qual o impacto de cada uma para sua empresa.

 

Aumento dos lucros

Em consequência à redução de custos, os lucros começam a aumentar de forma natural. Não é necessário, nem mesmo, que você venda mais para observar essa mudança. Somente uma gestão de custos mais eficiente já proporciona o aumento nos lucros.

Isso acontece porque, gastando menos, sobra mais dinheiro se os valores das vendas se mantiverem os mesmos. Portanto, o aumento nos lucros é uma consequência direta da gestão de custos para o comércio varejista.

 

Crescimento na qualidade

Não estamos nos referindo somente à qualidade dos produtos em si, visto que a grande maioria dos varejistas não fabrica seus próprios produtos. O crescimento na qualidade aparece em diversas áreas dentro da empresa.

Com a gestão de custos eficiente, seu negócio contará com mais dinheiro para investimentos. Isso possibilita que você invista na qualidade de atendimento, infraestrutura, organização, treinamento, sistemas de informação, marketing, entre outras ações.

Por isso, o crescimento na qualidade geral da empresa é, também, um dos benefícios da gestão de custos para o comércio varejista.

 

Competitividade

A gestão de custos também é uma forma de se colocar à frente de seus concorrentes. Isso porque, com a redução de custos, você consegue ajustar o preço de venda de seus produtos.

Dessa forma, fica fácil se destacar entre os concorrentes como aquele que oferece o melhor custo benefício. Portanto, certifique-se de começar a fazer uma boa gestão de custos o quanto antes!

 

Saúde da empresa

Com a junção de todos os benefícios acima, fica fácil entender que a saúde da empresa, de forma geral, ganha muito com a gestão de custos para o comércio varejista. A sustentabilidade do negócio depende, em grande parte, da forma como você gerencia suas despesas.

Entretanto, para que tudo isso seja possível, você precisa saber como realizar essa atividade. E é isso o que você verá a seguir.

 

Fazendo uma boa gestão de custos para o comércio varejista

1. Entenda de onde vêm seus custos

A primeira coisa a fazer é uma lista de todos os seus custos fixos e custos variáveis, separadamente. Você precisa entender onde o dinheiro da empresa está sendo gasto e qual a finalidade de cada operação.

 

 

2. Analise a necessidade real 

É muito comum que você encontre gastos em sua empresa que não são uma real necessidade. Estes, devem ser cortados. Os que não puderem ser eliminados, devem passar para a próxima etapa.

 

3. Renegociação de contratos

Todos os contratos da empresa que puderem ser renegociados, devem passar por este procedimento. Depois de determinado prazo, os contratos começam a ficar obsoletos, sendo que, muitas vezes, é possível conseguir melhores preços no mercado.

Se o contrato não puder ser renegociado e você encontrar vantagens em um concorrente, avalie se vale a pena realizar a mudança.

 

4. Tenha um planejamento financeiro

O seu planejamento financeiro te informará quanto dinheiro você pode gastar dentro da empresa. Isso é essencial, pois, se você não souber quais são os limites, pode acabar deixando o caixa da empresa no vermelho.

 

5. Tenha um bom software de gestão empresarial

Um software de gestão é indispensável para que você consiga realizar uma gestão de custos com mais eficiência, sem erros e ágil. Além de automatizar diversas tarefas financeiras e operacionais, o software ainda consegue otimizar processos para que você controle tudo com maior segurança, agilidade e eficiência.

Somente com o custo que você economiza com sua implementação, você consegue pagar pelo software. Portanto, não há motivos para não ter um. Além disso, as velhas planilhas já estão obsoletas e podem abrir muita margem para erros e confusão, o que não acontece no software.

Conheça o RZ Business, um software inteligente que está sempre online e disponível, feito exclusivamente para o comércio varejista.

Compartilhe

Veja também

promocoes-incomparaveis-em-seu-posto

Fale conosco

Camada