Um programa de fidelidade para posto que esteja alinhado ao plano estratégico traz muitas vantagens aos clientes e à empresa. Isso porque essa iniciativa visa premiar o cliente por a consumir uma mesma marca ou por efetuar uma compra no estabelecimento. Dessa forma, quanto mais ele comprar, maior será o benefício que receberá de volta.
Assim, há diversas modalidades de programas de fidelização para posto como: clubes VIPs, cartões da loja, sistemas de pontuações e cashback. Logo, todos têm o mesmo objetivo: garantir o retorno do cliente.
Neste post, mostraremos as principais vantagens de implantar um programa fidelidade em seu posto de combustível. Vamos lá!
Programa de fidelidade para posto no aumento do ticket médio
O ticket médio é o índice que representa a média que cada cliente gasta em uma compra. Assim, é uma das métricas que demonstra o o faturamento e lucratividade de uma empresa. Logo, a fim de ganhar os pontos e obter a premiação final, o consumidor é fidelizado. Portanto, passa a consumir mais produtos e a abastecer mais no seu posto de combustível e o valor de cada compra aumenta. Com isso, o ticket médio também se eleva.
Programa de fidelidade para posto gera maior fidelidade
Se você consegue proporcionar mais vantagens que o posto vizinho, mais chances terá de o cliente se fidelizar a sua empresa. Você alcança os consumidores atuais ao fornecer motivos para eles ficarem, e ainda tem oportunidade de conquistar novos, ao oferecer boa experiência no processo da compra.
Programa de fidelidade para posto gera mais conhecimento do público
Essa é ainda uma chance de aumentar sua base de dados com informações a respeito de todos os seus consumidores. Você junta as informações e pode usá-las para melhorar a estratégia do próprio programa de fidelidade, ou ainda para implementar outras estratégias no seu posto. É um meio de você saber com quem está falando.
Programa de fidelidade para posto gera mais visibilidade
Tornar-se mais conhecido pode trazer outros resultados. Se o programa agradar aos clientes, eles podem comentar sobre ele com conhecidos e familiares, que passarão a conhecer o seu posto para aderir ao programa. É o famoso marketing boca-a-boca, no qual divulgarão sua marca gratuitamente, fazendo uma propaganda positiva do seu negócio.
Estratégia de diferenciação
Porter, um estudioso na área de competitividade entre organizações, descreve a diferenciação como um dos tipos de estratégias competitivas com potencial de, agindo de forma ofensiva, conseguir resultados satisfatórios à empresa, vencendo a concorrência.
Você, tendo a capacidade de introduzir algo de valor ao consumidor, pode dar a ele aquilo que diferenciará o seu serviço dos outros. O cliente precisa sentir que, dificilmente, o seu posto será igual aos dos concorrentes e que, continuando a consumir de você, ele terá mais proveitos que teria em outro lugar.
Possibilita boa experiência ao cliente
Um programa de fidelização é capaz de proporcionar uma boa experiência na jornada de compras, fato que pode ser determinante ao sucesso do negócio.
A experiência do consumidor se define não apenas no atendimento de qualidade, mas em todo o caminho pelo qual o cliente percorre até ter, de fato, o produto que ele deseja. O ideal é que esse processo seja descomplicado, atenda às necessidades dele, seja personalizado, seja voltado aos interesses dele, seja diferente de outros serviços, evoque boas sensações (como a de se sentir importante ou exclusivo).
Redução de custos com publicidade
Dentre as inúmeras estratégias a serem concretizadas a fim de conseguir aumento do lucro, o programa de fidelidade é um dos mais em conta. Como mencionado no início deste e-book, adquirir um novo cliente pode custar até 7 vezes mais caro que manter um. Além disso, as consequências positivas de um bom relacionamento são também maiores ao longo prazo.
Melhor resultado no CAC
O Custo de Aquisição de um Cliente (CAC) é uma métrica que relaciona somar todos os gastos que foram investidos para conquistar novos clientes e o número de consumidores captados nessas ações. Os resultados obtidos nessa conta mostram o quão efetivos e proveitosos estão sendo os processos realizados. O esperado é que o custo seja menor que o retorno financeiro dado pelos consumidores.
Investir na fidelização do relacionamento tende a diminuir os custos na aquisição de clientes, pois você não precisará de outras estratégias, normalmente mais caras (marketing tradicional, por exemplo), para dar conta do seu propósito.
Impacto nas vendas e no relacionamento
Os efeitos de um bom programa são favoráveis, apresentando bons índices de retenção e de vendas. Haja vista que, em uma pesquisa de 2016, foram divulgados os seguintes resultados:
- 87% dos consumidores afirmaram querer programas de fidelidade;
- 83% dos membros de programas de fidelidade disseram que esse tipo de estratégia aumenta a probabilidade de eles continuarem comprando da marca;
- 89% dos jovens afirmaram que seriam mais fiéis ao programa se ele oferecesse o benefício de sua preferência;
- 75% das empresas americanas que trabalham com esse tipo de programa conseguiram retorno positivo do investimento;
- para 64% dos varejistas, esse tipo de estratégia é a melhor para conectá-los aos clientes.
O crescimento da lealdade tende a afetar de forma diretamente proporcional o aumento: do ticket médio, das vendas, do lucro.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a acompanhar os nossos conteúdos.