Solução de Curva ABC do Adaptive Business: saiba tudo

Curva ABC do Adaptive Business? 

A Curva ABC é um dos conceitos de origem das análises do economista Vilfredo Pareto. Você já ouviu falar que 80% da riqueza mundial está nas mãos de apenas 20% da população? Portanto, entenda mais sobre a Curva ABC e como a solução de Curva ABC do Adaptive Business pode te ajudar a gerenciar melhor e mais efetivamente os seus negócios.

A análise de Pareto deu origem a um conceito maior, que a administração e gestão de empresas utilizam. em que apenas 20% dos produtos são responsáveis por 80% dos lucros. Logo, posteriormente, denominaram esse análise como Curva ABC.

 

O que é Curva ABC?

Curva ABC é um estudo que indica quais são os produtos ou serviços que representam a maior parcela dos lucros da sua empresa. Assim, através dessa análise, é possível identificar quais são os itens que devem receber maior atenção, quais se devem estudar cuidadosamente e com os quais se pode preocupar menos.

Dessa maneira, a Curva ABC tem esse nome devido ao gráfico que esta análise forma. Portanto, a curva dos resultados desenham essas letras.

 

O estudo é dividido em 3 seções, sendo A, B e C, conforme abaixo:

A representa os produtos ou serviços mais lucrativos da empresa, geralmente 20%;

B representa produtos e serviços que não são os mais lucrativos, mas que também não ficam muito atrás, geralmente sendo 30%;

C representa os 50% restantes, que são produtos ou serviços responsáveis por somente 5% dos lucros, aproximadamente.

Essas porcentagens podem variar de empresa para empresa, ou até mesmo de operação para operação. Portanto, não é uma regra geral e pode se modificar para se encaixar no quesito que o gestor quer analisar.

 

Para que serve a análise de Curva ABC do Adaptive Business? 

A Curva ABC serve principalmente para identificar os fatores mais relevantes em determinado quesito e entender onde se deve focar os esforços da empresa.

Se uma empresa tem um sabonete como produto na categoria A e um carro na categoria C, vale mais a pena investir em divulgar o sabonete. Entretanto, pode-se utilizar a Curva ABC para uma infinidade de conceitos dentro do clima organizacional. A seguir, você verá como o Adaptive Business trabalha com isso.

 

A solução de Curva ABC do Adaptive Business

O Adaptive Business conta com uma ferramenta de Curva ABC personalizável que se encaixa melhor na sua demanda. Com ela, é possível entender melhor qual deve ser o foco dos seus esforços. Assim, a análise de lucratividade por produtos é um bom exemplo. Mas o Adaptive Business é capaz de fazer muito mais do que isso.

Logo, pode-se aplicar o conceito de diversas maneiras para entender as necessidades, forças e fraquezas da empresa. Veja a seguir alguns exemplos.

 

1. Desempenho dos vendedores

O desempenho dos vendedores pode ser facilmente analisado por meio da solução de Curva ABC do Adaptive Business. Neste caso, você é quem personaliza como será apresentado o resultado.

Com os números em mãos, fica fácil entender quais são os vendedores que mais geram lucros, qual a relevância de cada um para a empresa, quais têm potencial para serem ainda melhores e quais precisam de atenção e suporte para se desenvolver.

Fazer essa análise com base apenas nos números de venda de cada um separadamente não é uma boa forma de gerir esse trabalho. Por isso, a solução de Curva ABC do Adaptive Business facilita essa análise por você.

 

2. Vendas por categoria de item

É muito comum que empresas de diversos ramos separarem seus produtos em famílias de itens. Os produtos dessas famílias são geralmente ofertados em conjunto, com o intuito de fazer com que o ticket médio aumente.

Com a solução de Curva ABC do Adaptive Business, é possível entender o desempenho dos produtos separados por família de itens. Assim, você consegue determinar se uma família de itens tem boa aceitação com seu cliente, ou se ela é irrelevante para o seu negócio.

Adaptar as famílias de itens que recebem maior destaque com base no resultado da Curva ABC é uma boa estratégia para melhorar as chances de efetuar vendas casadas, com mais itens e de maior valor.

 

3. Desempenho por região 

Para empresas que entregam produtos, como lojas de materiais de construção, distribuidoras e indústrias, o desempenho de vendas pode ser medido por região.

Você pode se surpreender ao perceber que uma região que não é tão próxima é mais relevante para o seu negócio do que outra que está logo ao lado.

Esse estudo pode ser entendido com facilidade por meio da solução de Curva ABC do Adaptive Business. Ele apresenta quais são as regiões com melhor desempenho em vendas, quais as que têm potencial para melhorar e quais as que devem ser consideradas.

Muitas vezes é possível deixar de atender determinada região, se for esclarecido que ela não gera lucro suficiente para compensar o deslocamento.

 

4. Desempenho por classe de cliente 

O Adaptive Business te permite agrupar seus clientes por classes. Isso viabiliza a análise da Curva ABC por classe de cliente. Dessa forma, você entende melhor o perfil do seu cliente. Isso pode ajudar na composição da sua persona.

Com uma persona mais precisa, suas campanhas de marketing surtirão mais efeito, seu mix de produtos pode ser aprimorado, sem falar na abordagem que sua empresa pode adotar para lidar com esse tipo de cliente.

A ferramenta de Curva ABC do Adaptive Business é totalmente personalizável! Dentre os parâmetros que você consegue personalizar, estão:

  • Agrupamento numérico ou percentual;
  • Fator a ser analisado;
  • Período de apuração;
  • Natureza da base de apuração, entre outros.

Demonstração Gratuita do Adaptive Business

A solução de Curva ABC do Adaptive Business possibilita uma análise completa de diversos fatores que te ajudam a entender a realidade dos seus negócios. Isso facilita a tomada de decisão, a divisão dos esforços e o foco principal da empresa.

 

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