Vantagens de um programa fidelidade para posto de combustível

Vantagens de um programa fidelidade para posto de combustível

Um programa de fidelidade que esteja alinhado ao plano estratégico traz muitas vantagens não só aos clientes, mas também à própria empresa. Tem a finalidade de premiar o cliente por continuar consumindo uma mesma marca ou simplesmente efetuar uma compra no mesmo estabelecimento e, quanto mais vezes ele comprar, maior será o benefício que receberá de volta.

Existem diversas modalidades de programas de fidelização utilizados por postos de combustíveis como — clubes VIPs, cartões da loja, sistemas de pontuações e, até mesmo, cashback — mas todas têm o mesmo objetivo: garantir o retorno do cliente.

Neste post, mostraremos as principais vantagens de implantar um programa fidelidade em seu posto de combustível. Vamos lá!

 

Aumento do ticket médio

O ticket médio (índice representado pela média que cada cliente gasta em uma compra) é uma das métricas que demonstram o quanto uma empresa está faturando e o quanto ela tende a lucrar.
Como o cliente passa a consumir mais produtos e a abastecer mais no seu posto de combustível, a fim de ganhar os pontos e obter a premiação final, o valor de cada compra começa a aumentar. Com isso, o ticket médio também aumenta.

 

Maior fidelidade

Se você consegue proporcionar mais vantagens que o posto vizinho, mais chances terá de o cliente se fidelizar a sua empresa. Você alcança os consumidores atuais ao fornecer motivos para eles ficarem, e ainda tem oportunidade de conquistar novos, ao oferecer boa experiência no processo da compra.

 

Mais conhecimento do público

Essa é ainda uma chance de aumentar sua base de dados com informações a respeito de todos os seus consumidores. Você junta as informações e pode usá-las para melhorar a estratégia do próprio programa de fidelidade, ou ainda para implementar outras estratégias no seu posto. É um meio de você saber com quem está falando.

 

Mais visibilidade

Tornar-se mais conhecido pode trazer outros resultados. Se o programa agradar aos clientes, eles podem comentar sobre ele com conhecidos e familiares, que passarão a conhecer o seu posto para aderir ao programa. É o famoso marketing boca-a-boca, no qual divulgarão sua marca gratuitamente, fazendo uma propaganda positiva do seu negócio.

 

Estratégia de diferenciação

Porter, um estudioso na área de competitividade entre organizações, descreve a diferenciação como um dos tipos de estratégias competitivas com potencial de, agindo de forma ofensiva, conseguir resultados satisfatórios à empresa, vencendo a concorrência.
Você, tendo a capacidade de introduzir algo de valor ao consumidor, pode dar a ele aquilo que diferenciará o seu serviço dos outros. O cliente precisa sentir que, dificilmente, o seu posto será igual aos dos concorrentes e que, continuando a consumir de você, ele terá mais proveitos que teria em outro lugar.

 

Possibilita boa experiência ao cliente

Um programa de fidelização é capaz de proporcionar uma boa experiência na jornada de compras, fato que pode ser determinante ao sucesso do negócio.
A experiência do consumidor se define não apenas no atendimento de qualidade, mas em todo o caminho pelo qual o cliente percorre até ter, de fato, o produto que ele deseja. O ideal é que esse processo seja descomplicado, atenda às necessidades dele, seja personalizado, seja voltado aos interesses dele, seja diferente de outros serviços, evoque boas sensações (como a de se sentir importante ou exclusivo).

 

Redução de custos com publicidade

Dentre as inúmeras estratégias a serem concretizadas a fim de conseguir aumento do lucro, o programa de fidelidade é um dos mais em conta. Como mencionado no início deste e-book, adquirir um novo cliente pode custar até 7 vezes mais caro que manter um. Além disso, as consequências positivas de um bom relacionamento são também maiores ao longo prazo.

 

Melhor resultado no CAC

O Custo de Aquisição de um Cliente (CAC) é uma métrica que relaciona somar todos os gastos que foram investidos para conquistar novos clientes e o número de consumidores captados nessas ações.  Os resultados obtidos nessa conta mostram o quão efetivos e proveitosos estão sendo os processos realizados. O esperado é que o custo seja menor que o retorno financeiro dado pelos consumidores.

Investir na fidelização do relacionamento tende a diminuir os custos na aquisição de clientes, pois você não precisará de outras estratégias, normalmente mais caras (marketing tradicional, por exemplo), para dar conta do seu propósito.

 

Impacto nas vendas e no relacionamento

Os efeitos de um bom programa são favoráveis, apresentando bons índices de retenção e de vendas.
Em uma pesquisa em 2016, foram divulgados os seguintes resultados:

  • 87% dos consumidores afirmaram querer programas de fidelidade;
  • 83% dos membros de programas de fidelidade disseram que esse tipo de estratégia aumenta a probabilidade de eles continuarem comprando da marca;
  • 89% dos jovens afirmaram que seriam mais fiéis ao programa se ele oferecesse o benefício de sua preferência;
  • 75% das empresas americanas que trabalham com esse tipo de programa conseguiram retorno positivo do investimento;
  • para 64% dos varejistas, esse tipo de estratégia é a melhor para conectá-los aos clientes.

 

O crescimento da lealdade tende a afetar de forma diretamente proporcional o aumento: do ticket médio, das vendas, do lucro.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o e-book gratuitamente abaixo e tenha um programa de fidelidade vencedor em seu posto de combustível.

 

 

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