Atualmente, muitos profissionais buscam outras formas de se recolocarem no mercado para além das suas áreas de atuação. Uma das maneiras de seguir trabalhando e construir uma carreira promissora é por meio da revenda de software.
Esse modelo de negócio integra programas de parcerias de empresas de tecnologia, que contam com o apoio de profissionais parceiros para que seus produtos cheguem a mais pessoas.
Ficou curioso para saber como isso funciona? Leia neste texto.
O que é a revenda de software
Existem duas partes integrantes do processo de revenda de software: a software house, ou seja, a empresa desenvolvedora do produto e o parceiro, ou seja, o revendedor.
A primeira desenvolve os produtos e serviços a serem comercializados. No caso, sistemas de gestão (ou ERPs).
Por sua vez, a segunda se responsabiliza pela venda destes à sua carteira de clientes.
Esse modelo de revenda de software é possível graças à criação de canais de venda ou de distribuição. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tais canais têm o objetivo de oferecer, comercializar, distribuir e entregar as soluções de determinada empresa aos seus clientes.
O representante comercial fatura conforme for escalando suas vendas. Isto é, quanto mais ele vende, maior é a sua remuneração. A empresa, por sua vez, vê sua marca crescer e só precisa pagar as comissões ao vendedor.
Para que tudo aconteça da melhor forma possível, a empresa desenvolvedora precisa criar um programa de parcerias consistente, que atenda às necessidades do parceiro. Isso se dá por meio da:
- definição de programas de incentivo, de modo que estipulem novos ganhos a partir do alcance de determinadas metas;
- disponibilização de suporte técnico e administrativo de forma efetiva;
- assistência da área de vendas e de marketing, com a cessão de materiais promocionais e informações importantes sobre o mercado;
- realização de treinamentos sobre vendas, atendimento e o produto em si.
Fazendo isso, a empresa cria um ambiente perfeito para que os parceiros se tornem excelentes representantes e ajudem a escalar as vendas.
6 vantagens de se tornar uma revenda de software
Agora, que você já entendeu o que é a revenda de software, está na hora de compreender por que ela pode ser a melhor opção para a construção de uma nova carreira profissional.
Ser revendedor traz uma série de benefícios que podem até não ser enxergados para quem está de fora. Confira quais são:
Liberdade de atuação
Para ser revendedor de software, não é preciso ter contrato trabalhista com a empresa, basta firmar um contrato de parceria. Para isso, é necessário que você tenha cadastro de Microempreendedor Individual (MEI).
Como não há esse vínculo formal, você tem total liberdade de atuação. Ou seja, é dono da própria rotina.
Claro que existem metas e a sua remuneração vai depender do seu potencial de vendas. No entanto, não há cobranças sobre cumprimento de horários ou normas internas.
O profissional que atua na revenda de software é chefe de si mesmo. Ele quem faz o próprio horário, monta as próprias rotas e decide como fazer seu trabalho.
Independência financeira
Outra grande vantagem de atuar nesse segmento de mercado é a independência financeira. Com uma receita variável e recorrente, você consegue fazer o seu próprio salário. E mais: pode ter salários maiores do que se atuasse e ganhar bem mais do que ganharia se estivesse atuando como consultor comercial dentro de alguma empresa.
A cada contrato fechado, o revendedor aumenta sua renda recorrente dando previsibilidade de caixa. Dessa forma, consegue fazer planejamentos pessoais e profissionais.
Diversidade de produtos e clientes
Muitas empresas desenvolvedoras de software não atuam apenas com um produto específico; elas têm vários.
Essa diversidade existe justamente para atender aos mais diferentes clientes possíveis, bem como as suas especificidades.
Por exemplo, há sistemas de gestão para postos de combustíveis, para e-commerce e até mesmo para papelarias.
E esses sistemas contam com módulos que são muito específicos para cada realidade e necessidade, podendo auxiliar diversas empresas.
Por exemplo, um posto pode ter problemas com conciliação de cartões, e um bom ERP conta com esse módulo.
Do mesmo modo, ele precisa ajudar seus clientes frotistas a fazerem a melhor gestão da sua frota. Aí entra a ferramenta com esse objetivo.
Dessa forma, você pode aumentar o seu leque de possibilidades, uma vez que tem vários produtos, bem como uma diversidade maior de clientes a prospectar.
Com tantas variáveis em mãos, o seu market share (fatia de mercado) pode alcançar níveis bastante promissores e garantir uma receita bem atrativa.
Fortalecimento do mercado de software
Vender ERP não é vender uma ferramenta de gestão. É vender o caminho para que empresas saibam como evoluir de forma segura, assertiva e saudável. Qual empresa não quer isso?
Quem faz isso da maneira correta acaba não somente tendo boas vendas, como também ajudando a fortalecer o mercado de softwares.
Existem muitos mitos sobre os sistemas de gestão, mas eles são facilmente derrubados a partir do momento em que as empresas passam a conhecê-los melhor.
O revendedor tem papel importante nessa tarefa, pois é ele quem vai apresentar o ERP . Desse modo, a empresa percebe que pode ter bem mais que um sistema, mas uma ferramenta de evolução contínua.
E essa evolução se dá por vários fatores, como:
- o armazenamento correto de dados e informações legais;
- a catalogação de rotinas;
- o acompanhamento de indicadores e
- o que muitas empresas renegam, a automação de processos.
Ampliação do portfólio da empresa
Já falamos aqui que os revendedores precisam ser profissionais MEI, mas há também casos em que empresas já existentes atuam com revenda de software.
Nesses casos, estamos falando das parcerias entre as empresas que optam por revender softwares para aumentar o seu portfólio. Muitas vezes, os produtos e/ou serviços buscados não fazem parte do seu core. Portanto, para ganhar mais clientes, elas buscam outras desenvolvedoras para atuar como canais de venda.
Desse modo, a empresa afiliada passa a aumentar o seu portfólio, se destacando ainda mais no mercado, mas sem competir com a parceira. Além disso, aumenta o seu faturamento, pois estará comercializando um produto até então não disponível aos seus clientes.
Reconhecimento e autoridade
Muitas pessoas têm como objetivo profissional se tornarem conhecidas por aquilo que fazem. Consequentemente, são procuradas por conta disso.
Quem atua com revenda de software pode realizar este sonho.
Ao entrar no mercado de ERPs e conquistar mais e mais clientes, o profissional acaba se tornando bastante conhecido, pois ele é a pessoa que tem o remédio para as dores das empresas.
Quem faz isso da forma correta, acaba sendo reconhecido na região e chamando a atenção de possíveis clientes.
Isso é ainda mais potencializado quando o produto comercializado é o de uma empresa consolidada e atuante no mercado há mais de 15 anos, como é o caso da Adaptive.
Então, ao unir a qualidade de uma empresa reconhecida no mercado de softwares de gestão com a capacidade profissional de um revendedor, o reconhecimento e a autoridade no mercado vêm de forma orgânica.Esperamos que tenha percebido que a revenda de software pode ser uma boa saída para quem busca independência profissional e liberdade financeira. E a Adaptive pode te ajudar a encontrar isso. Saiba agora como é ser canal de vendas!