O mercado de autopeças vem crescendo exponencialmente. Em 2019, o setor se encontra aquecido e ganhando cada vez mais destaque em contraste com a crise econômica vivida pelo país.
Novas franquias estão surgindo todos os dias, mas se você quiser realmente alavancar seu negócio e se destacar frente à concorrência, será necessário fazer algo diferente.
Por isso, trouxemos hoje 7 dicas para transformar sua loja de autopeças e vender mais. A preferência do cliente é conquistada pouco a pouco, mas alguns detalhes podem acelerar esse processo, como vamos te mostrar a seguir.
Como transformar sua loja de autopeças
1 – Valorize o bom atendimento
Umas das coisas mais importantes que podem te diferenciar da concorrência é o bom atendimento, sobretudo em um setor onde as empresas parecem não se preocupar nem um pouco com isso.
O fato é que um bom atendimento pode te colocar à frente dos concorrentes com folga. Ao ser bem atendido, o cliente se sente mais valorizado, fica mais à vontade, compra mais e retorna mais vezes.
Portanto, a primeira dica para transformar sua loja de autopeças e vender mais é caprichar no bom atendimento.
2 – Capacite sua equipe
Não existe nada mais frustrante do que chegar a uma loja e descobrir que você tem mais conhecimento do que os vendedores sobre o que eles estão tentando vender. Chega a ser constrangedor para a marca, de forma que o cliente certamente ficará com a impressão negativa durante muito tempo.
Uma dica para transformar sua loja de autopeças e vender mais é capacitar seus profissionais da melhor forma possível. Vale a pena investir em treinamentos, aprimoramentos, cursos e workshops.
Quanto mais preparado seus vendedores estiverem, mais respostas eles terão na ponta da língua para impressionar os clientes e realmente conduzir o atendimento. Aliás, a condução do atendimento feita pelo vendedor é o que acaba por concretizar as vendas.
3 – Alimente seus funcionários com atualizações
Cursos e capacitações são boa parte do diferencial da sua empresa. Entretanto, é necessário manter os funcionários sempre atualizados com o que há de mais novo no mercado.
Quando chegar um cliente que está em dia com o setor, ele deve ter uma resposta à altura de seu conhecimento, sempre que possível. Isso significa dar suporte à equipe para que eles estejam preparados para enfrentar os desafios diários do setor.
Além disso, identifique pontos fortes e limitações em cada um dos seus colaboradores e trabalhe isso com eles. Aproveite os principais pontos fortes de cada um e desenvolva as limitações.
4 – Delegue responsabilidades e tarefas
Mais uma dica para transformar sua loja de autopeças e vender mais é manter a produtividade em pleno funcionamento. Isso deveria ser algo natural, porém, acontece que muitos gestores se esquecem de delegar tarefas e acabam sobrecarregando seus colaboradores.
O resultado dessa sobrecarga é um trabalho desordenado, sem direcionamento e sem o devido acompanhamento. Em qualquer empresa, a organização das rotinas de trabalho é essencial.
Delegue tarefas e determine as atividades que cada colaborador deverá cumprir de acordo com suas funções e aptidões. Dependendo do colaborador, você poderá explorar suas aptidões independentemente de sua função, desde que não se distancie de sua área de atuação. Entretanto, tome cuidado, pois nem todos os colaboradores aceitam fazer algo que não esteja previsto em sua função.
Um bom exemplo é pedir para um estoquista que seja extremamente comunicativo dar suporte ao time de vendas em momentos de alto movimento. Mas, lembre-se da dica para transformar sua loja de autopeças, que é delegar tarefas.
5 – Invista no marketing digital
O marketing digital é uma das formas mais efetivas e que dão mais retorno entre todas disponíveis. Através da internet, você consegue se conectar com potenciais clientes, parceiros, fornecedores e também colaboradores.
A saúde da empresa depende não apenas do faturamento e dos lucros, mas também do relacionamento que você tem com o mercado como um todo. Por isso, outra dica para transformar sua loja de autopeças e vender mais é investir em marketing digital.
Para começar, o marketing digital possibilita que sua marca alcance mais pessoas. Além disso, ele está atuando 24 horas, o que já é mais vantajoso do que qualquer outra forma de marketing.
Mas o ponto forte do marketing digital é poder oferecer algo que seu cliente realmente quer. Por meio de estratégias digitais, você consegue despertar o interesse do cliente de forma irrevogável. Vale a pena aprender sobre o assunto e investir no marketing digital, pois ele é um dos principais catalisadores de crescimento da modernidade.
Algumas das ferramentas que podem ser exploradas são:
- Blog;
- Site;
- Google Meu Negócio;
- Mídias sociais;
- E-mail marketing;
- Anúncios.
6 – Adeque seu estoque
Mais uma dica para transformar sua loja de autopeças e vender mais é começar a prestar atenção ao que os clientes mais precisam. Isso pode variar de região para região, ou de público para público.
Tente sempre ter em seu estoque tudo o que seus clientes mais pedem, mas preste atenção aos detalhes. Eles podem ser a diferença entre vender somente um item e vender 3 ou mais.
7 – Tenha e explore seu diferencial
Mesmo com todas essas dicas para transformar sua loja de autopeças e vender mais, ainda há mais uma que não podemos deixar de citar. Toda empresa precisa, necessariamente, possuir um diferencial de mercado.
Seja a qualidade, a agilidade na entrega, o suporte, os preços, a variedade, entre outros fatores, você precisa escolher um para focar e desenvolver. Analise o que mais importa para o seu cliente e foque seus esforços em oferecer o melhor desempenho nisso.
Tornando-se um diferencial, seus clientes começarão a te procurar por esse motivo. Se o cliente precisar de peças de alta qualidade, irá procurar uma loja de autopeças especializada nisso. O mesmo vale para preço baixo, variedade, raridade de peças, entre outros.
Com essas dicas, você vai conseguir transformar sua loja de autopeças e vender mais. Agora, para se manter sempre atualizado com dicas de gestão para sua empresa, assine nossa newsletter.