Como deixar de vender fiado de uma vez por todas na sua loja de materiais de construção

O planejamento financeiro é o coração de qualquer negócio, certo? Sem ele, não há previsões a curto, médio e longo prazo e, como consequência, é muito mais complicado manter uma empresa em bom funcionamento. Aqui, vamos mostrar as melhores estratégias para que você possa parar de vender fiado na sua loja de materiais de construção e voltar a manter um bom planejamento financeiro agora mesmo.

Vender fiado, a princípio, pode parecer uma oportunidade. Afinal, é uma venda. Errado! Apesar de comum, essa prática é perigosa porque não há garantias do pagamento e você será o responsável por arcar com as consequências, que podem minar a saúde do seu negócio.

Os fornecedores da sua loja irão continuar entregando seus pedidos se você não realizar o pagamento? Provavelmente não.  

Por isso, não pense duas vezes em eliminar essa prática perigosa da sua loja de materiais de construção. 

 

Por que você deveria parar de vender fiado?

Por mais que você confie que seus clientes irão cumprir com a palavra na hora de vender fiado, ainda assim é difícil gerir um negócio em que não há previsões de pagamentos.

Além disso, muitas pessoas realizam compras por impulso e, na hora de desembolsar o que devem, podem priorizar outras dívidas. Complicado, não é mesmo?

É muito importante compreender que vender fiado pode prejudicar completamente a saúde financeira de qualquer negócio, inclusive de uma loja de materiais de construção. 

Manter o controle das vendas e, claro, das estimativas de lucro, é essencial para monitorar todos os gastos e processos de uma empresa. A prática constante de vender fiado pode gerar dívidas, atraso no pagamento de funcionários e fornecedores, e muita dor de cabeça com cobranças. E o pior: pode levar a empresa à falência.

Entenda que há diferentes opções de se facilitar uma compra. Todas elas podem ser feitas sem a prática de vender fiado, sempre de acordo com o seu planejamento financeiro e, ainda assim, trazer ótimos benefícios para os clientes, como veremos a seguir. 

 

6 dicas para deixar de vender fiado de uma vez por todas

Existem diversas formas de obter lucro e, ao mesmo tempo, agradar o bolso dos clientes sem vender fiado. 

Em um comércio, o objetivo é fazer uma troca em que todos ganham: o consumidor leva para casa o que precisa com o melhor preço que encontrou no mercado (se tiver pesquisado, claro) e o empresário ganha com a venda de produtos ou serviços. 

Abaixo, você vai encontrar as melhores estratégias para deixar de vender fiado na sua loja de materiais de construção.

 

1. Exponha as formas de pagamento com antecedência

Disponibilize avisos visuais objetivos sobre quais formas de pagamento são aceitas no estabelecimento. Aproveite para reforçar que a loja não realiza vendas no fiado.

É comum vermos em pequenos estabelecimentos o aviso “não vendemos fiado”.  Essa é uma das formas de mostrar, logo de início, quais são as práticas de pagamento da sua loja de materiais de construção. 

 

2. Ofereça diferentes formas pagamento

Facilitar a compra é uma maneira de mostrar para os clientes que você está interessado em oferecer os melhores benefícios na hora do pagamento, mas que não incluem a prática de vender fiado. 

Opções como boleto bancário, cartão de débito e crédito, além de o maior número de parcelamentos podem auxiliar os clientes que precisam de melhores benefícios na hora da compra. 

O cheque também é uma alternativa, já que o estabelecimento não tem gastos com as operadoras de cartão e de maquininhas, e isso pode ser repassado para o valor final, em forma de desconto. Porém, também não há garantias de que o cliente terá fundos no banco para arcar com o valor. Mas, vale apostar nessa opção com clientes fiéis e bons pagadores.

Conhecendo bem a sua cartela de clientes e o funcionamento do seu negócio, você também pode considerar o crediário próprio. 

 

3. Benefícios para pagamentos à vista

Outra alternativa é oferecer descontos para pagamentos à vista. Por exemplo, conceda 5% de desconto sobre o valor total. Essa prática pode valer a pena para o estabelecimento, que tem a garantia de pagamento imediato, e para o consumidor, que ganha uma redução no preço dos produtos na conclusão da compra. 

 

4. Negocie com a clientela antiga

Em cidades pequenas ou estabelecimentos menores, vender fiado é comum. Mas, para garantir a saúde financeira do negócio, se prepare para começar a falar “não”. 

Isso não quer dizer que a venda não possa ser realizada. Aí, entra a sua capacidade de negociar. Encontre uma forma de facilitar a compra. 

Primeiro, explique que a loja tem compromissos com fornecedores e com os próprios funcionários. Vender fiado pode significar a sua incapacidade de cumprir seus próprios acordos. 

Depois, entenda o que pode ser negociado. Pergunte qual a data de recebimento do salário do cliente, por exemplo, e sugira guardar o produto até a data, se for possível. A qualidade do atendimento também é uma forma de fidelizar clientes.   

 

5. Fidelize novos clientes 

Busque clientes que estejam de acordo com as suas formas de pagamento, sem considerar a prática de vender fiado. Para isso, você pode investir em redes sociais e também no site do negócio. 

Publicidade em jornais locais também pode ser uma boa ideia. Mesmo exigindo investimento, é uma forma de atrair aqueles clientes que podem pagar pelos seus produtos.

 

6. Aposte em softwares de gestão para manter o controle das vendas

Como já falamos, a organização financeira é essencial para o bom funcionamento dos negócios. Vender fiado pode desestabilizar todo este planejamento. 

Considere a utilização de um software de gestão para a sua loja de materiais de construção. Com essa ferramenta, é possível automatizar a gestão do estoque e preço dos produtos, contas a pagar e a receber e integrar diferentes departamentos, como logística, fiscal e contábil. 

 

Estamos aqui para auxiliar você com as melhores práticas de gestão do seu negócio. Por isso, nos acompanhe no FacebookInstagramLinkedin ou Youtube para mais dicas!

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