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Como fazer promoções no posto e ter sucesso

As férias estão chegando mas isso não quer dizer que é hora de descanso para você, proprietário de posto de combustível. É hora de aproveitar o grande volume de pessoas que viajam de carro para fazer promoções e incentivar seus clientes a abastecerem em seu estabelecimento antes de pegar a estrada. No entanto, muitos se perguntam: como fazer promoções no posto e ter sucesso?

É preciso seguir alguns passos antes de criar promoções para que elas cumpram bem seu objetivo, sem prejudicar sua margem de lucro.

Lembre-se que! reduzir de forma aleatória o preço dos seus produtos só para imitar o concorrente nem sempre traz bons resultados.

Pronto para aprender e realizar grandes vendas com uma promoção de sucesso em seu posto? Continue lendo este post do blog da Adaptive.

Primeiro passo: qual é o objetivo da promoção?

Um dos maiores erros dos empresários ao criar promoções é de não pensar qual é o objetivo daquela ação. Seja um desconto ou oferta de brinde, sempre deve haver um motivo para uma promoção. Afinal, você quer promover seu produto ou serviço em troca de algum benefício ou vantagem. Os principais objetivos de uma promoção são:

Fidelizar clientes

Por exemplo, se você deseja fidelizar clientes, uma boa ideia é criar uma ação que beneficie clientes antigos e assíduos do seu posto. Ao realizar abastecimentos que completem um determinado valor, você pode oferecer aos clientes brindes ou ingressos para um evento cultural. Vale fazer parcerias com negócios locais para ofertar estas vantagens em seu negócio.

Atrair novo público

Um negócio cresce à medida que sua clientela aumenta, certo? Por isso, é importante realizar ações para conseguir um novo público para o seu posto. Em muitos negócios, as lojas de conveniência tem atraído clientes novos.

As promoções de produtos como bebidas alcoólicas ou comidas pré-prontas, atraem pessoas que não tem muito tempo para ir aos supermercados.

Uma nova mania que parece ser um negócio de sucesso é a inclusão de franquias de fast food nos postos que chama um público mais jovem ao estabelecimento.

Divulgar novos produtos ou serviços

Você montou um lava-jato no posto mas ele tem não tem atraído muita clientela? Uma boa dica é fazer um preço promocional para divulgar o novo serviço. Bom atendimento e serviço de qualidade vão garantir que estes clientes que foram atraídos pelo preço voltarão para uma segunda lavagem.

Que produtos ou serviços escolher para a promoção?

Muitos empresários ficam em dúvida sobre que produtos ou serviços divulgar em uma promoção. Uma excelente estratégia é adaptar as ações promocionais para os itens de maior saída e que são mais baratos que a média do estoque.

Desta forma, você evita problemas de estoque parado, por exemplo. Outra dica é realizar promoções com os itens mais rentáveis do seu posto. São produtos que não costumam ser os mais vendidos mas que têm uma margem de lucro maior e que podem diferenciar o seu posto dos concorrentes.

SEMPRE estabeleça um prazo para a promoção

Além de causar um senso de urgência para a aquisição do produto ou serviço, criar prazos evita que uma oferta se estenda e passe a ser percebida como preço fixo. Isso pode acabar desvalorizando sua marca e dificultar a venda quando a promoção acabar.

As promoções devem ter uma mecânica de funcionamento simples e sem muitas exigências. Desta forma, os clientes ficam mais inclinados a participar e adquirir os produtos. Outro detalhe importante é verificar se a promoção está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Assim, você evita que uma ação que deveria valorizar sua marca acabe prejudicando a imagem da sua empresa.

Então, aprendeu como fazer promoções no posto para ter sucesso? 

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