Como manter o engajamento dos funcionários em seu posto de combustível

O sucesso de uma empresa depende muito do engajamento de seus funcionários. São eles que operam a empresa, levando-a ao caminho do crescimento. Entretanto, funcionários que não estão engajados com a empresa podem acabar fazendo justamente o contrário. 

Colaboradores desmotivados, desanimados e indiferentes prejudicam o negócio como um todo, mostrando que eles são parte fundamental da empresa e que têm poder para modificar seus resultados.

Para que você possa extrair o melhor de seus colaboradores, hoje vamos falar sobre como manter o engajamento dos funcionários permanentemente em seu posto de combustíveis.

 

Qual a diferença entre um funcionário satisfeito e um funcionário engajado?

Um funcionário satisfeito é aquele que gosta de trabalhar na sua empresa, acha que o salário que recebe é o suficiente, assim como os benefícios, e não se incomoda com a rotina de trabalho. Porém, este funcionário também não tem vontade de sobrepujar seus limites, fazendo mais do que o esperado.

Já um funcionário engajado é aquele que toma o negócio para si, ou seja, trabalha como se a empresa fosse sua. É o colaborador que quer ver a empresa crescendo e não mede esforços para contribuir com esse desenvolvimento.

Um único funcionário engajado tem o poder de alavancar os resultados em determinado setor da empresa. Ele fará de tudo para dar seu melhor, encontrar soluções, melhorias e otimizações. Imagine, então, toda a sua equipe engajada. O salto nos resultados será gigantesco.

 

E como engajar os funcionários permanentemente?

1 – Otimize a liderança

A primeira coisa que você deve fazer para engajar os funcionários permanentemente em seu posto de combustíveis é revisar o comportamento da liderança. Líderes modernos são os que encontram soluções ao invés de apontar defeitos.

Além disso, um líder sabe como se expressar para manter a conversa em tom amigável, porém, firme. Os colaboradores devem se sentir à vontade frente ao líder. Dessa forma, eles terão um desempenho melhor, com menor pressão e mais eficiência.

A figura do chefe que só sabe cobrar resultados subindo a voz é arcaica e não funciona mais nos dias de hoje. Ao invés de melhorar os resultados, esse tipo de “líder” pode causar o desligamento voluntário dos melhores funcionários.

 

2 – Dê oportunidades

Quando os colaboradores sabem que possuem oportunidades de crescimento ou de melhorias, eles trabalham com mais afinco para serem merecedores desse crescimento. Por isso, ofereça oportunidades sempre que possível.

Você pode, inclusive, estabelecer um plano de carreira, dependendo de quantas filiais possui. Quanto mais claras forem as oportunidades do funcionário, melhor será seu desempenho.

 

3 – Reforce a importância do colaborador

É comum o colaborador se esquecer de sua própria importância na empresa e ficar desmotivado. Por isso, mantenha-o ciente de sua importância para a empresa e você estará engajando os funcionários permanentemente.

Faça-os entender a importância de suas funções, da presença deles no trabalho, das atividades que desenvolvem, entre outros fatores. Quando o funcionário entende que ele faz parte dos resultados que levam a empresa toda ao crescimento, e que sem ele a empresa ficaria desfalcada, a motivação se torna mais constante.

 

4 – Dê autonomia

Dar autonomia é uma das melhores formas de manter o engajamento dos funcionários continuadamente. Você não precisa supervisionar todas as atividades, nem participar de todas as pequenas decisões.

Deixe que os funcionários do seu posto de combustíveis tomem decisões referente a assuntos mais simples e trabalhem conforme entendem que seja melhor. É claro que você deve avaliar o que foi feito posteriormente, mas quando permite que os funcionários tenham maior autonomia, eles sentem que a empresa está em suas mãos, mantendo-se mais engajados por consequência.

 

5 – Reconheça os esforços

Funcionário que tem seus esforços reconhecidos é mais engajado na empresa. Disso não há dúvidas. Afinal, quem não gosta de receber os parabéns por algo que foi feito corretamente, certo? No caso de um posto de combustíveis, você pode fazer premiações, incentivos, reuniões, entre outras ações para reconhecer os melhores colaboradores.

Uma vez que o reconhecimento esteja acontecendo frequentemente, todos vão trabalhar para poderem ser reconhecidos também. Uma dica: até mesmo um dia a mais de folga já é um grande reconhecimento.

 

6 – Estabeleça metas

Para que você possa dar o reconhecimento merecido aos colaboradores, é necessário, antes de mais nada, estabelecer metas a serem cumpridas. Eles merecerão o reconhecimento quando cumprirem ou superarem essas metas.

Mas fique atento, pois as metas não devem ser absurdas ou inalcançáveis. Estimule a competitividade saudável, desafie os colaboradores, mas sem os deixar frustrados por nunca conseguirem bater as metas.

 

7 – Reavalie a cultura da empresa

Para manter o engajamento dos funcionários permanentemente, sua missão, visão e valores devem estar alinhados de forma a favorecer os colaboradores em suas atividades. Não adianta exigir demais e esperar que os funcionários trabalhem felizes só porque precisam trabalhar.

Monte uma cultura orientada a pessoas, pois são as pessoas que trazem os resultados. A partir daí, você verá o sucesso chegando todos os dias.

 

8 – Faça um acompanhamento de perto

Uma rotina de feedbacks é uma ótima forma de manter os funcionários engajados permanentemente. Você pode fazer feedbacks semanais, quinzenais ou mensais. Nesses momentos, é importante conversar com cada colaborador individualmente, para que eles entendam que são importantes, tanto como uma equipe quanto de forma individual.

Forneça uma breve avaliação sobre o desempenho dos colaboradores, de forma a apontar sugestões de melhorias para que eles tenham desenvolvimento pessoal e profissional. Também é nestes momentos que você deve perguntar se eles estão com alguma dificuldade e se há algo que possa ser feito para melhorar esse quadro.

Se for necessário, invista em treinamentos e aprimoramentos para dar o respaldo que os colaboradores merecem. Quanto melhor for a base de conhecimento e habilidades de cada um, melhor será a execução do trabalho.

Então, faça o acompanhamento do desenvolvimento da equipe para manter os funcionários sempre engajados.

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