E-commerce: o futuro do comércio – Devo me atualizar?

Você certamente notou que muito se fala sobre e-commerce nos últimos anos. A tendência é que esse nicho continue crescendo de forma exponencial, sobretudo a partir de 2020. E, se o futuro do comércio é o e-commerce, você acha que deve se atualizar?

A verdade é que, daqui alguns anos, empresas que não estiverem presentes na internet com tanta visibilidade quanto possuem em suas lojas físicas, se tornarão irrelevantes. Hoje mesmo, já temos essa impressão.

Então, para que você se convença de uma vez por todas, listamos abaixo todos os motivos que, ao mesmo tempo, são vantagens, para se atualizar e abrir um e-commerce.

 

O futuro do comércio: por que me atualizar e abrir meu e-commerce? 

1 – Presença digital 

Pense na loja mais famosa de sua cidade, seja ela qual for. Agora, imagine que você pesquisa o nome dela na internet e não encontra um site da marca, ou, até mesmo, encontra um site precário, que não oferece solução alguma.

Chega a ser uma frustração, concorda? Pois bem. O primeiro motivo para abrir um e-commerce e se atualizar para o futuro do comércio é simplesmente estar presente no ambiente digital.

A presença digital é como um convite aos usuários para que explorem melhor a sua marca, conheçam seus produtos e se tornem clientes. Ao longo do texto, você vai entender melhor o que significa ter uma presença digital.

 

2 – Visibilidade da marca 

Sabia que a melhor forma de deixar uma impressão sobre sua marca no cliente é através da repetição? Quanto mais vezes seu logo for visto, mais reconhecido ele será. Quanto mais frequentemente o nome da sua marca for lido ou ouvido, mais pessoas saberão do que se trata.

A visibilidade é mais um motivo para se atualizar e acompanhar o futuro do comércio. Na internet, ganhar visibilidade é muito mais fácil. As pessoas não precisam nem sair de casa para terem contato com a sua marca. Basta uma simples pesquisa e, com os parâmetros corretos, alguém passa a saber da sua existência.

Quanto mais você estiver presente e ativo na internet, mais rápido crescerá sua visibilidade. O mesmo levaria, no mínimo, o triplo do tempo para ser feito fora dos meios digitais.

 

3 – Credibilidade 

Talvez você não tenha se dado conta, mas uma marca com uma boa presença digital se torna infinitamente mais visível e, como consequência, ganha muito mais credibilidade. Eis mais um motivo para abrir um e-commerce e se preparar para o futuro do comércio.

Quando encontramos o e-commerce de alguma marca que já existe em formato de loja física, damos a ambos maior credibilidade. Afinal, se há um e-commerce da marca, isso significa que ela é uma boa empresa, confiável e atualizada.

Essa é a noção subconsciente gerada ao descobrir que a mesma loja onde nós compramos algo no centro da cidade também está presente na internet. Além disso, a credibilidade vem com a transparência oferecida por um e-commerce.

 

4 – Prospecção na internet 

Quantas vezes você pesquisou por um produto ou serviço na internet antes de sair de casa à sua procura? Saiba que essa prática está ficando cada vez mais comum. Inclusive, é mais um motivo para você se preparar para o futuro do comércio e abrir seu e-commerce.

Um ótimo exemplo é o Google Maps, que já mostra onde estão as opções mais próximas de quem está procurando. Mas o e-commerce vai além. Uma simples pesquisa na internet por um de seus produtos já é o suficiente para que o usuário chegue ao seu site e não precise sair de casa em busca do que precisa.

 

5 – Alcance 

Continuando a mesma linha de pensamento do tópico anterior, o alcance de um e-commerce também é um motivo para se atualizar para o futuro do comércio. Um site pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, inclusive no exterior.

Por isso, abrir um e-commerce te dá a oportunidade de atender clientes que você jamais conseguiria atender com sua loja física. Isso significa aumento nas vendas, no faturamento e nos lucros. Não importa se você tem uma pequena loja no mesmo bairro onde mora, você poderá atender a clientes do mundo inteiro.

 

6 – Baixo investimento 

Você acha que é mais custoso abrir um e-commerce ou uma nova filial em outra localidade? Obviamente, o e-commerce é muito mais barato. Além de não precisar gastar com a contratação de novos funcionários, o que já representa alto custo, você terá menores despesas com local, já que vai precisar basicamente de um estoque ou centro de distribuição, e não de uma loja completa.

Com pouco investimento, já é possível iniciar as atividades do seu e-commerce. Ter um site é algo surpreendentemente barato nos dias de hoje.

 

7 – Marketing digital 

Uma vez que sua empresa esteja operando na internet, compensa muito mais direcionar suas campanhas de marketing para o site do que para sua loja física. Isso porque o marketing digital dá resultados muito mais rápidos e em maior escala.

Um ótimo motivo para se atualizar para o futuro do comércio é a facilidade das ações de marketing, que além de mais baratas na internet, são muito mais eficazes.

 

8 – Relevância 

Por fim, chegamos ao tópico mais importante. Afinal, estamos falando sobre o futuro do comércio e em atualização. Não poderíamos deixar de mencionar o benefício da relevância.

Uma marca presente e atuante na internet é muito mais relevante do que uma marca sem qualquer presença digital. A relevância dita o quanto os clientes confiam na sua marca, ou o quanto elas desejam comprar de você.

As marcas mais relevantes são as que têm maior demanda, prospectam mais clientes e possuem o faturamento mais alto. E não é apenas isso. Junto com a relevância, você está preparando seus alicerces para o que vem pela frente.

O futuro nunca para de evoluir, e o e-commerce é um passo fundamental para que você continue acompanhando o mercado como uma marca relevante e não fique atrás de seus concorrentes.

 

Viu como é importante ter um e-commerce para o futuro do comércio? Atualize-se o quanto antes! Para não perder os conteúdos que mais te ajudam na gestão do seu negócio, assine nossa newsletter!

Compartilhe

Veja também

Quem está apenas de passagem não se dá conta da complexidade que um posto de

Para os clientes, um dos maiores problemas que pode interferir no funcionamento de um posto

Já imaginou receber multa ou ter o alvará de funcionamento cassado por conta de meras

Para não ter prejuízos, um posto de combustível precisa ter um controle de estoque muito

Fale conosco

Camada