fbpx

Sistema de gestão multiempresas: por que é importante centralizar a operação de todos os seus negócios

Imagem para ilustrar uma pessoa acessando o sistema multiempresas

Se você é gestor de um negócio integrado por diferentes empresas, deve saber que não é simples administrar várias pessoas jurídicas ao mesmo tempo. Neste sentido, buscando otimizar a operação dos negócios, os administradores têm se apoiado, cada vez mais, na utilização de um sistema de gestão multiempresas.

Além de otimização de tempo e espaço, o que é essencial para empresas que não estão na mesma cidade, um ERP (Enterprise Resource Planning) multiempresa contribuir com a tomada de decisões 360º, a automação de processos e, até mesmo, o encantamento no atendimento ao cliente. 

Neste artigo, você vai entender qual o papel de um ERP na centralização da operação e gestão de múltiplos negócios e saber o que precisa atentar-se na hora de contratar um ERP para sua empresa.

O que é um sistema de gestão multiempresa?

De forma simplificada, um sistema de gestão multiempresa é um ERP utilizado para centralizar a administração de diferentes pessoas jurídicas (CNPJs). Seja uma rede de supermercados ou uma franquia de varejo alimentar, por exemplo. A verdade é que trabalhar com informações centralizadas facilita a gestão do negócio. 

Desta maneira, o sistema de gestão multiempresas reúne dados e regras de negócio sobre fornecedores, colaboradores, controles fiscais, financeiros e tributários, entre outros recursos.

Aliás, uma das vantagens de utilizar um sistema de gestão multiempresa personalizável, como o Adaptive Business, é a implementação em conformidade com todo o modelo de negócio. 

Ou seja, mais do que contribuir com a gestão, o ERP multiempresa passa a fazer parte do negócio. 

Por exemplo, as franquias, além de fornecerem o direito de usar sua marca e sua propriedade intelectual, podem licenciar também o software de gestão utilizado para administrar o negócio, com dados sobre fornecedores, automação de processos, entre outras várias funções.  

Já as empresas que trabalham com filiais ou em rede, como postos de combustível ou supermercados, podem beneficiar-se da integração de dados. Além de otimizar a gestão de recursos humanos e materiais, o ERP multiempresas também contribui com as decisões estratégicas destes negócios. 

Por que centralizar a operação dos negócios?

Contas que não fecham, clientes que não voltam, prejuízos em uma loja enquanto outra bate recordes. Estes são alguns dos problemas que gestores enfrentam quando precisam administrar um negócio formado por diferentes CNPJs. E são problemas como esses que o software de gestão empresarial busca sanar. 

Os benefícios, no entanto, vão para além dos níveis gerenciais e operacionais, impactando também no nível estratégico e comercial do negócio. 

Os principais ganhos gerados por um software multiempresa para a gestão são: 

  • Mais eficiência dos processos: centralizar a operação escala a automação de processos, favorecendo a otimização de tempo, a redução de erros e aumento da eficiência, o que ajuda a reduzir custos e aumentar a eficiência.
  • Conformidade regulatória: centralizar a operação garante que todas as unidades sigam as leis e regulamentos aplicáveis, o que é fundamental para garantir a conformidade e evitar problemas legais.
  • Melhor tomada de decisões: com operações centralizadas, os gestores podem acessar informações em tempo real e tomar decisões bem embasadas, o que ajuda a melhorar o desempenho das unidades.
  • Maior lucratividade: com um software de gestão multiempresa é possível realizar a coordenação eficiente de recursos e atividades de todas as unidades de uma franquia ou rede, maximizando a eficiência e o desempenho.
  • Consistência de marca: centralizar a operação permite garantir a consistência da marca e da imagem em todas as unidades de uma franquia ou rede, o que é importante para a construção de uma presença sólida e reconhecida pelo público.

Como um ERP multiempresa contribui para centralizar a operação?

Agora que você conhece os benefícios de centralizar a operação dos seus negócios, pode estar com dúvida sobre como implementar esta integração de processos e dados.

Neste sentido, o ERP multiempresa apresenta um papel essencial, já que será a conexão entre matriz e filiais, colaboradores, gestores e parceiros comerciais.

As vantagens de usar um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) multiempresas incluem:

1. Integração de dados 

O ERP multiempresas permite integrar dados de várias unidades de uma rede ou franquia, fornecendo uma visão completa e coerente dos dados empresariais.

2. Melhora da eficiência 

Um dos fundamentos dos ERPs é a automação de processos. Em negócios formados por múltiplas empresas, isso significa redução de erros, prevenção às fraudes e escalabilidade da implementação das soluções.

3. Consistência e segurança de dados

Um sistema de gestão empresarial ajuda a garantir a consistência de dados em todas as unidades, o que é fundamental para centralizar informações. Quando é um sistema em nuvem, o gestor tem mais segurança e acesso a qualquer momento e de qualquer lugar. 

4. Aumento da colaboração

Um sistema de ERP multiempresas permite a colaboração eficaz entre as unidades, compartilhando informações importantes, como a gestão de estoque, por exemplo. Como resultado, o negócio melhora a comunicação entre filiais e favorece, até mesmo, o atendimento ao cliente. 

5. Maior flexibilidade

O sistema de gestão multiempresas pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de uma franquia ou rede, oferecendo maior flexibilidade e escalabilidade ao negócio.

6. Melhoria da gestão de informações

Uma das vantagens fundamentais do ERP multiempresas é o gerenciamento e o acesso às informações empresariais em tempo real, o que é essencial para tomar decisões mais alinhadas à realidade de cada unidade.

Escolhendo um sistema de gestão multiempresas

Como você viu, um ERP multiempresas é essencial para centralizar a operação dos negócios. Mas, antes de contratar a primeira solução que encontrar (ou a mais barata), faça uma análise e uma busca estratégica. 

Antes de tudo, é necessário compreender a complexidade do negócio que você administra: quais as características? Quais os principais problemas enfrentados? 

Em seguida, determine quais os objetivos e metas do negócio para curto, médio e longo prazo. Há interesse em expansão? Buscam abertura para investidores? O principal objetivo é otimizar processos? 

Enfim, tenha clareza sobre suas necessidades. É assim que um consultor poderá apresentar as soluções mais alinhadas para cada objetivo da sua empresa ou, até mesmo, apresentar possibilidades que sua empresa poderia nem pensar. 

Aqui na Adaptive, os executivos de conta são responsáveis por entender a particularidade de cada negócio e apresentar quais as soluções e módulos você pode utilizar para centralizar a operação dos seus negócios.

Solicite o contato de um especialista via WhatsApp e saiba como um ERP multiempresas pode alavancar seus resultados.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!