Como implementar um sistema delivery para sua empresa

Uma das estratégias mais importantes que as empresas precisam adotar é a diversificação dos canais de venda. Essa diversificação consiste em ampliar os meios de aquisição de clientes, o que inclui implementar um sistema delivery para sua empresa.

As pessoas estão optando cada vez mais por comprar em locais que realizam a entrega, a fim de reduzir esforços, e por isso é tão importante que seu negócio faça parte dos estabelecimentos que pratiquem o delivery.

Para começar, você precisa se atentar a alguns pontos essenciais para ter sucesso em seu sistema de entregas. Continue lendo e confira, em nosso post, os 6 passos para começar um sistema delivery em sua empresa.

 

Passo a passo para implementar um sistema delivery para sua empresa

1. Organização interna

O alinhamento e a organização com seu time são imprescindíveis, e antes de começar a realizar as entregas, você precisa designar responsáveis para todas as etapas do processo.

Será preciso um operador que ficará responsável por receber os pedidos, separar os produtos e fazer a embalagem correta, para evitar problemas durante o trajeto.

Além disso, será necessário pelo menos um entregador para seu sistema delivery, que ficará por conta de traçar a melhor rota e entregar com rapidez e segurança.

Você também precisa se preparar para um possível aumento repentino da demanda. Com o sistema delivery em sua empresa, as vendas irão aumentar e exigirão mais organização e pontualidade nas entregas.

 

2. Defina a cobertura geográfica de entrega

O segundo passo para a criação do sistema delivery é a definição do seu campo de entrega. Você precisa analisar quais são os locais que fazem sentido para sua empresa realizar o delivery, seja por bairro, cidade ou em determinado raio.

A definição geográfica necessita ser bem estudada, porque impactará nos custos para seu negócio, que precisarão ser repassados para o cliente.

Os custos envolvidos são: meio de transporte para entrega, combustível e pelo menos um profissional dedicado ao delivery, número que pode aumentar de acordo com a sua demanda.

 

3. Estipule a taxa do delivery

Tendo a atuação geográfica definida, o próximo passo é precificar a taxa de entrega. É importante que você estipule um valor que seja justo para o cliente, de acordo com a distância, ou que sua empresa absorva esse custo e entregue como benefício para os clientes.

Em alguns casos, é comum que os empreendedores apliquem uma taxa alta no delivery visando lucro, mas o ideal é que esse valor seja usado apenas para custear a entrega, de fato.

Com o custo alto na entrega, os clientes se sentem lesados por pagar mais pelo serviço, que em alguns casos se torna mais caro que o produto, em si.

 

4. Escolha os veículos

Outro ponto importante é a escolha dos veículos para realizar as entregas, o que irá depender muito de qual tipo de produtos você vende.

No caso de uma loja de materiais de construção, será preciso um caminhão ou carretinha para entregar itens mais pesados e em maiores quantidades, como cimentos, tijolos, azulejos e demais itens necessários em construções e reformas.

Já nas lojas de varejo e autopeças, por exemplo, pode ser que seja possível realizar entregas com motocicletas e carros menores.

Outra dica importante é utilizar algum aplicativo para calcular as melhores rotas durante a entrega e assim otimizar tempo e os custos com o delivery.

 

5. Gerencie seu estoque

Implementar um sistema delivery para sua empresa irá aumentar suas vendas e exige uma gestão eficiente do seu estoque, levando em consideração a sazonalidade.

Você precisará ter uma visão histórica da demanda para decidir por aumentar ou reduzir a compra dos seus produtos.

O sistema de gestão RZ Business possui um módulo de controle de estoque que traz esses insights para seu negócio, além de gerenciá-lo com maior granularidade.

Com ele, é possível cadastrar variados produtos em categorias e subcategorias e em poucos cliques ter a análise do giro de produtos e inventário.

O sistema ainda traz sugestões de compra com base em dados de venda, e evita que sua empresa fique com determinado produto em falta, ou que você realize a compra em excesso.

 

6. Divulgue o serviço

Muitas pessoas deixam de comprar em certos lugares porque não fornecem a entrega dos produtos. Mais do que nunca, implementar um sistema delivery se tornou essencial.

Depois de planejar todos esses tópicos, chegou a hora de divulgar o seu serviço de entregas.

Faça postagens em suas redes sociais, comunique em sua base de e-mails e sempre avise aos clientes enquanto estão comprando.

Se for estratégico para sua empresa, considere também a criação de uma loja virtual, o que trará ainda mais conforto para seus clientes comprarem de qualquer lugar.

 

Neste conteúdo, explicamos como implementar um sistema delivery em sua empresa, com as principais dicas para planejar e ter sucesso nas suas entregas.

É importante enfatizar a necessidade de um bom sistema de gestão para controlar todas as vendas e estoque, e assim conseguir o melhor resultado para seu negócio.

Para isso, você pode contar com o RZ Business e todo o seu poder de gestão 360º da sua empresa. Clique aqui e solicite agora uma demonstração gratuita do sistema e todas as suas funcionalidades!

Compartilhe

Veja também

Quem está apenas de passagem não se dá conta da complexidade que um posto de

Para os clientes, um dos maiores problemas que pode interferir no funcionamento de um posto

Já imaginou receber multa ou ter o alvará de funcionamento cassado por conta de meras

Para não ter prejuízos, um posto de combustível precisa ter um controle de estoque muito

Fale conosco

Camada