Como medir o estoque de combustível do seu posto?

medir o estoque de combustível

É possível que alguns postos ainda utilizem a régua para medição do nível de combustível dos tanques. Entretanto, esse sistema manual de medição é passível de erros, torna o processo de medir o estoque de combustível mais trabalhoso, pouco confiável e ineficiente. 

Para otimizar esse processo, desenvolveu-se um equipamento que realiza automaticamente a medição. Para que isso acontecesse,  criaram sondas com sensores eletrônicos ou a laser, para substituírem a régua medidora e fornecer outros controles.

O equipamento é composto por duas sondas, uma que fica dentro do tanque, para medir o volume do combustível. Também com sensores de temperatura e a outra, a sonda intersticial, instalada entre as paredes do tanque jaquetado, a fim de monitorar o combustível que vaza do tanque primário ou secundário para o solo.

As sondas estão ligadas a um console eletrônico que informa em um display os dados sobre o monitoramento dos tanques, além de uma impressora térmica, para emissão de relatórios sobre a situação dos tanques. Esse equipamento é chamado Medidor Volumétrico de Combustível (MVC) e normalmente é instalado no escritório do posto de combustível.

O que é MVC e por que devo instalar esse equipamento?

O MVC monitora automaticamente e em tempo real todas as entradas e saídas de combustível nos tanques, descargas de combustível, inventário, alarmes e a ocorrência de vazamentos, podendo acessar esses dados diretamente em desktops e dispositivos móveis com conexão de internet. Dessa forma, seu posto controla o estoque de combustível e evita possíveis fraudes e multas ambientais devido a vazamentos para o subsolo.

Além disso, o MVC permite integração com sistemas de automação comercial, também conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning. Sistema de Gestão Integrado em português), podendo gerar automaticamente o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC). 

Qual é a vantagem de integrar o MVC a um sistema ERP?

Integrando o sistema de medição de tanques a um ERP,  o gestor terá uma visão detalhada, disponível em tempo real sobre o estoque de combustíveis, facilitando a tomada de decisão. No caso de rede de postos, o gestor também terá a possibilidade de realizar esse controle remotamente, em um escritório centralizado. 

 O sistema MVC pode enviar um alerta automaticamente para o gestor em caso de vazamento do tanque de combustível, evitando possível contaminação do solo. 

Conheça a solução Adaptive Petros, que oferece essa e outras funcionalidades. Entre em contato conosco e solicite uma demonstração sem compromisso!

Compartilhe

Veja também

Ainda que seja extremamente necessário, o fato é que manter o estoque é um custo

Se a sua empresa ainda não possui uma loja virtual, é importante pensar sobre essa

Um dos maiores desafios do home office é a comunicação. Trabalhar à distância é uma

O fluxo de caixa é o controle financeiro sobre as operações de uma empresa, tanto

Fale conosco

Camada