Como melhorar os processos e rotinas operacionais de postos?

Manter os processos e rotinas operacionais de postos de combustível em dia é um grande desafio. As rotinas operacionais de um posto, bem definidas e implantadas, são essenciais para o sucesso da gestão da empresa.

Entre alguns desses processos, está o preenchimento do Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC) e o fechamento de caixa que são duas das rotinas diárias de um posto. 

Neste artigo separamos algumas dicas de como otimizar os processos e rotinas operacionais do seu posto de combustível usando um sistema de gestão e automação comercial. Vamos entender mais um pouco sobre isso? 

Dicas de como otimizar os processos e rotinas operacionais de postos de combustível

1. Livro de Movimentação de Combustíveis – LMC

Trata-se de uma exigência legal da ANP – Agência Nacional do Petróleo. Neste livro são registradas as entradas e saídas de todos os combustíveis comercializados no posto. Serve também para controle de arrecadação de ICMS e gestão do estoque. Esse registro pode ser feito manualmente, o que é bastante trabalhoso e sujeito a erros.

Este registro é um dos processos e rotinas operacionais de postos mais importantes, pois está sujeito a penalidades altíssimas. A primeira dica para otimizá-lo e evitar erros, é você adquirir um software de gestão e automação para o seu posto. O sistema gera o livro de movimentação de combustíveis automaticamente, oferecendo suporte para que o seu posto esteja sempre em dia com essa exigência. 

2. Conciliação de Cartão

A conciliação de cartão é uma rotina operacional em postos que demanda excessivo tempo e atenção do profissional que realiza essa função manualmente, podendo gerar erros e inconsistência na conferência resultando muitas vezes em grandes prejuízos. 

Uma rotina completa de conciliação de cartões deve considerar:

  • conferência automática das vendas diárias;
  • conciliação automática dos recebimentos das vendas feitas em cartões;
  • baixa automática dos cartões de débito no contas a receber;
  • auditoria das taxas cobradas pelas administradoras de cartão;
  • relatório e alertas de notificação das possíveis divergências resultantes da conferência e conciliação;
  • relatório de previsão de recebimentos de vendas em cartão.

Um sistema de automação de cartões deve ser integrado ao TEF, evitando assim possíveis perdas e registros de vendas com valores incorretos. 

3. Monitoramento e medição de tanques de combustível

O software de gestão de automação comercial integrado a uma solução de MVC – Medidor Volumétrico de Combustíveis, permite a medição automática dos tanques de combustíveis, monitorando o estoque, como também, identificando possíveis vazamentos. 

O sistema pode ainda enviar um alerta (e-mail ou SMS), automaticamente, para os gestores responsáveis pelo posto, quando for identificado um vazamento.  

Seguindo essas dicas, é possível melhorar os processos e rotinas operacionais de postos de combustível, evitando retrabalhos, pagamento de multas e até mesmo aumentando a eficiência dos seus colaboradores.

O sistema Petros – Solução Inteligente para Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência, desenvolvido e comercializado pela Adaptive, oferece todos os recursos necessários para garantir a gestão e automação do seu posto ou rede de postos. Solicite uma demonstração gratuita do Petros em nosso site. 

Compartilhe

Veja também

São muitos os benefícios de utilizar um software de gestão para loja de material de

A estratégia DRP é uma ferramenta de gestão que pode auxiliar distribuidoras a organizarem seus

Um sistema de gestão proporciona automatização, organização e centralização de tarefas e operações que beneficiam,

Começar um negócio do zero pode não ser tão simples, mas é uma tendência crescente.

Fale conosco

Camada