fbpx

Como promover a gestão da inovação nas indústrias com passos simples

Como promover a gestão da inovação nas indústrias com passos simples

Quando pensamos em inovação, vem à mente algo que é novo. Um grande lançamento, uma novidade, uma atualização de algo que já existia, entre outras coisas. Entretanto, no âmbito corporativo, inovação tem um significado diferente.

A inovação em empresas é encontrar novas maneiras de utilizar recursos e ações para gerar crescimento, aumentar o faturamento e alavancar a lucratividade. Em outras palavras, inovar é encontrar novas formas de gerar riqueza para o negócio.

Para fazer isso, é necessário atuar com a gestão da inovação, que cuida desse processo para que ele aconteça com eficiência, apresentando os melhores resultados. Hoje, você vai entender como promover a gestão da inovação nas indústrias com passos simples que podem ser seguidos a partir de agora.

 

O que é a gestão da inovação? 

Se a inovação é uma nova forma de gerar riquezas para a empresa, a gestão da inovação é o gerenciamento na atuação dessas novas formas. Ela atua desde o princípio, na captação de novas ideias, passando pelo processamento das decisões, até a implementação das ações e acompanhamento dos resultados.

Assim, podemos dizer que a gestão da inovação tem começo, meio e fim. Mas o conceito de gestão da inovação é muito mais amplo do que isso.

O objetivo da gestão da inovação é trazer resultados financeiros concretos para a empresa, com eficiência e alto desempenho. Evitar perdas também é uma forma de fazer a gestão da inovação, se as estratégias utilizadas forem inovadoras.

Para promover a gestão da inovação nas indústrias, o gestor deve definir métodos e estratégias para viabilizar esse processo, gerando valor ao concretizar as melhores ideias desenvolvidas.

 

A gestão da inovação nas indústrias não está somente no gestor 

Para concretizar a gestão da inovação em seu melhor cenário, é preciso instaurar a cultura da inovação em todo o organismo da empresa. A organização como um todo deve possuir a inovação em seus anseios.

Isso inclui colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes. Ampliar a inovação a todas as frentes é a melhor forma de espalhar a cultura organizacional a fim de estabelecer a gestão da inovação nas indústrias.

Uma boa forma de fazer isso é captar ideias para melhorias e soluções de problemas com o público interno. Colaboradores podem ajudar a encontrar ideias surpreendentes, inovadoras e eficazes. Algumas empresas inclusive premiam as melhores ideias em eventos especiais.

 

E quais os benefícios de investir na gestão da inovação nas indústrias? 

Inovar nas indústrias traz diversos benefícios. Veja os principais abaixo.

 

Sustentabilidade econômica 

A sustentabilidade econômica é a habilidade de uma empresa em se manter relevante no mercado. Em outras palavras, é quando a empresa continua vendendo, prospectando novos clientes e permanecendo uma boa opção frente aos concorrentes.

Com a crescente concorrência, as empresas que não fazem a gestão da inovação tendem a ficar para trás, vendendo cada vez menos, até terem grande prejuízo e, por fim, declararem falência.

 

Destaque e competitividade 

Ainda falando sobre concorrência, a gestão da inovação nas indústrias é capaz de manter uma empresa à frente de seus concorrentes. A competitividade favorece as empresas mais inovadoras ao lhes dar destaque e isso ocorre de forma natural.

O próprio cliente prefere as empresas mais inovadoras, que criam novas formas de lidar com os desafios do dia-a-dia e apresentam novas opções de engajamento.

 

Motivação da equipe 

A equipe de uma indústria inovadora é sempre mais motivada. Isso vem da cultura da inovação, aplicada a todos os colaboradores. A força de trabalho passa a desejar que a empresa tenha cada vez mais sucesso e inove cada vez mais.

 

Organização de processos 

A gestão da inovação nas indústrias acontece de forma bastante ordenada e organizada. Por isso, essa organização se reflete nos diversos processos e áreas da empresa, otimizando todos os setores.

 

Como promover a gestão da inovação nas indústrias? 

Para ver a gestão da inovação se tornando realidade, siga o passo a passo abaixo. É simples, eficiente e infalível.

 

1 – Defina sua estratégia 

A estratégia da empresa é o caminho que ela percorrerá para encontrar a inovação e gerar valor. Sua estratégia deve ser bem definida a fim de extrair os melhores resultados. Trata-se do planejamento que dirá o que será feito, quais as ações tomadas para inovar.

Lembre-se de que essa estratégia deve estar de acordo com a missão, visão e valores da empresa. É nessa etapa que devem ser escolhidas as formas de captar ideias inovadoras.

 

2 – Processe os dados obtidos 

Ideias inovadoras são como ingredientes de uma receita. Se você não trabalhar da forma certa com eles, tudo poderá dar errado. É preciso combinar o que funciona e descartar o descartável.

Nessa etapa, avalie as ideias obtidas a fim de elencar e desenvolver (aprimorar) as melhores. Defina quais serão utilizadas onde e os prazos para implementação. Também devem ser definidos os recursos financeiros, humanos e materiais a serem utilizados.

 

3 – Implemente a inovação 

Nesta etapa, coloque em prática todas as ideias que foram planejadas até aqui. Certifique-se de explicar tudo aos envolvidos para que sigam o planejamento e a estratégia desenvolvida no primeiro passo.

 

4 – Acompanhe o desenvolvimento 

Ao longo do processo, você deve acompanhar como as ideias estão se desenvolvendo e as atividades se adaptando. Avalie se está tudo correndo para o sucesso, ou se algo apresenta potenciais riscos.

 

5 – Avalie os resultados 

Passado o prazo final de avaliação, reúna os resultados e avalie tudo de perto. Se possível, faça isso acompanhado de números para deixar clara a diferença entre o período anterior à gestão da inovação na indústria.

 

6 – Utilize um software 

Um bom software de gestão empresarial é sua melhor ferramenta na hora de trabalhar com a gestão da inovação nas indústrias. Além de automatizar diversas tarefas e reduzir muito o tempo necessário para outras, ele permite acompanhar com exatidão os resultados, analisar processos, entender necessidades e encontrar falhas.

Você tem a oportunidade de pedir uma demonstração gratuita do RZ Business agora mesmo. Ele é um software de gestão empresarial completo e preparado para te ajudar a implementar a gestão da inovação nas indústrias em todas as suas etapas.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!