fbpx

Estoque parado: como resolver?

Estoque parado: como resolver?

Como diz o ditado popular: “Estoque parado, dinheiro desperdiçado”. É uma frase curta, mas que mostra bem o quanto pode ser prejudicial para uma empresa ter um estoque encalhado. De forma mais direta: é como se você realmente guardasse dinheiro até perder a validade.

Porém, diferentemente do que muitos possam imaginar, um estoque parado nem sempre significa que a empresa está adquirindo produtos ruins ou algo semelhante. Muitas vezes, há apenas um mau uso dos itens em armazenamento ou uma ausência de estratégia para explorar todo o potencial do estoque.

Mas, se você está com o estoque parado, não se desespere: temos a solução ideal para a sua loja. Para saber qual é, confira este artigo que preparamos sobre o assunto.

Boa leitura!

 

Por que o estoque da sua loja merece atenção especial?

Como dissemos antes, diversas empresas acabam tendo o quadro de estoque parado simplesmente porque não dão atenção correta para esse departamento. Muitos gestores focam tanto em outros pontos, como na atração de clientes, que acabam utilizando seu estoque como um simples armazenamento de itens.

Não é nem preciso falar que isso é um grande erro, pois boa parte do seu faturamento está representada nesses produtos. Quando há um encalhe, significa que você terá prejuízo financeiro em algum momento.

O grande problema é que alguns gestores só percebem esse erro tarde demais. Ou seja, quando o estoque da loja já está parado há muito tempo. E ainda que os produtos não sofram tanto com a questão de validade, como, por exemplo, no ramo de material de construção, há grandes chances de avarias.

 

A importância do gerenciamento adequado

Por isso, não deixe seu estoque chegar a um cenário de encalhe, gerencie-adequadamente. Não foque apenas em estratégias de atração ou marketing, lembre-se que para uma experiência completa, o cliente precisa encontrar diversidade, qualidade e alto padrão nos seus produtos.

Além disso, explore ao máximo o seu estoque, não se limite a utilizá-lo como um guardador de itens aleatórios. Ele precisa estar integrado às estratégias de vendas, alavancando o desempenho dos seus profissionais e melhorando os números da sua empresa.

Se você não sabe como fazer isso muito bem, confira no próximo tópico a solução que você precisa para acabar de vez com o estoque parado.

 

O RZ Business é a solução para o seu estoque parado

Embora a utilização ao máximo do seu armazenamento de produtos seja necessária para evitar um estoque parado, não há dúvidas que se trata de uma tarefa um pouco complexa. Para colocá-la em prática com sucesso você precisa sincronizar equipes, ferramentas e processos, algo complicado para se fazer manualmente.

A boa notícia é que hoje existem soluções que não apenas realizam essas tarefas como também otimizam todo o trabalho. Uma delas é o RZ Business, o software que conta com um módulo completo de estoque para o gerenciamento de todos os processos referentes a essa área.

É claro que todo o ERP tem o objetivo de melhorar a rotina de trabalho da empresa que adota a ferramenta. Porém, o RZ Business não é um software aleatório, ele é a ferramenta que apresenta todas as funcionalidades para você explorar ao máximo o potencial do seu estoque.

Confira os diferenciais do RZ Business e entenda como ele pode impulsionar os seus números:

 

Sugestão de produtos 

Utilizando uma sincronização de dados, o RZ Business é capaz de realizar sugestão de produtos para o vendedor durante o atendimento ao cliente. Com base no histórico de vendas ou mesmo no cadastro do comprador, o software apresenta os itens que são mais propícios durante aquela negociação.

Com isso, você melhora a gestão de estoque e diminui as chances de encalhes de produtos, garantindo um giro mais nivelado dentro do armazenamento.

 

Suporte para o vendedor 

Além da sugestão de produtos, o vendedor da sua loja conta com um verdadeiro arsenal de informações. O RZ Business traz para a tela do computador ou do dispositivo móvel todos os dados mais importantes para que a negociação seja fechada da melhor maneira, por exemplo:

  •       Quantidade em estoque;
  •       Forma de pagamento;
  •       Nome do produto;
  •       Descontos;
  •       Preço.

 

Curva ABC 

A Curva ABC é um método de categorização de estoque, uma ferramenta que ajuda você a melhorar o fluxo de produtos armazenados. Aqui, os itens são separados em três grupos:

A – Os mais importantes para o faturamento;

B – Aqueles que apresentam potencial;

C – Aqueles com menor impacto.

O RZ Business gera uma Curva ABC, indicando quais são os itens mais recomendados para potencializar o seu faturamento. Ou seja, além de acabar com o estoque parado, ele garante que você faça isso de maneira mais eficiente e inteligente.

Em suma, um estoque parado pode acontecer simplesmente porque você não está sabendo aproveitar todo o potencial do seu armazenamento e isso faz a sua loja perder dinheiro justamente na área feita para trazer retorno financeiro. Não corra riscos, analise as nossas dicas apresentadas e garanta bons números para a sua empresa.

Gostou do artigo de hoje com dicas de como resolver o estoque parado? Conte para a gente nos comentários abaixo e não deixe de conhecer o RZ Business.  Faça uma demonstração gratuita agora mesmo!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!