Gestão estratégica de dados: transforme a sua indústria

Gestão Estratégica de Dados

Engana-se quem pensa que gestão estratégica de dados diz respeito somente a informações do ramo de TI. Na verdade, a gestão de dados é muito mais abrangente e é capaz de transformar uma indústria por completo.

Portanto, administrar informações é muito mais do que coletar e armazenar dados quantitativos. E se essa gestão se realizar de forma estratégica, sua indústria ganha mais produtividade, aumenta a margem de lucro e acelera o próprio crescimento.

Então, acompanhe conosco agora tudo que você precisa saber para transformar sua indústria com a gestão estratégica de dados.

 

O que é a gestão estratégica de dados? 

Gestão estratégica de dados é uma forma de entender tudo o que se passa em sua empresa tanto com visão macro quanto detalhada. Logo, auxilia a identificar problemas e necessidades, encontrar soluções e melhorias, além de explorar potencial latente.

Para fazer a gestão estratégica de dados, você precisa de processos de coleta de informações que funcionem ininterruptamente. Uma vez que se coleta os dados, deve-se analisá-los com olhares técnicos de especialistas.

A partir desse ponto, você começa a perceber a real situação de cada setor da empresa. Assim, é possível encontrar soluções e melhorias com facilitadade.

Portanto, fazer a gestão estratégica de dados é muito mais do que somente armazenar informações. É usar esse conhecimento a seu favor, a fim de manipular a gestão de dados para que eles funcionem como um mapa de desempenho da empresa.

 

Veja como transformar a sua indústria com a gestão de dados  

Um dos principais fatores presente nas indústrias é a corrida contra o tempo. Os gestores sabem que, quanto mais produzirem por hora, mais a indústria cresce, mais fatura e todos os colaboradores se beneficiam.

Outro quesito é a concorrência, já que uma indústria está sempre a competir com a outra pelo mesmo espaço.

Tudo isso se baseia em estatísticas, métricas e resultados. E esses três índices nada mais são do que dados. Portanto, com a gestão estratégica de dados, a indústria se transforma a ponto de ganhar vantagem competitiva, aumentar a produtividade, diminuir custos e otimizar a linha de produção.

Quer saber os reflexos da gestão estratégica de dados? Confira as principais transformações logo abaixo.

 

1 – Superação de limites 

Os limites operacionais em uma indústria são o ponto máximo em que a produção consegue chegar. Dessa forma, esses limites são impostos por falta de recursos humanos, financeiros, tecnológicos ou técnicos.

Logo, com a gestão estratégica de dados, é possível entender a fonte dessas limitações e trabalhar para aumentar as capacidades da indústria. Isso pode se realizar por meio de contratações, investimentos, manutenção, prevenção, entre muitas outras ações. 

O primeiro passo é fazer a gestão estratégica de dados e entender quais são os limites que precisam ser superados. O segundo passo é encontrar uma forma de superá-los e, finalmente, basta implementar as mudanças e acompanhar os resultados.

 

2 – Acompanhamento de recursos 

A gestão estratégica de dados transforma as indústrias a ponto de permitir o monitoramento de recursos em tempo integral. Maquinário, finanças, recursos humanos, matéria-prima, entre outros, são todos fatores que precisam ser acompanhados constantemente.

No maquinário, o monitoramento permite a identificação de falhas, previne quebras e evita a ociosidade. Nas finanças, esse acompanhamento garante que as contas da empresa fecharão sempre no azul. Já nos recursos humanos, você verifica se a força de trabalho está sendo bem empregada e se há algum desfalque ou necessidade.

O mesmo princípio pode ser aplicado a todas as áreas da empresa com a gestão estratégica de dados.

 

3 – Controle de qualidade 

Atingir um nível de qualidade com excelência é o sonho de toda indústria. Entretanto, isso só é possível a partir de um rigoroso controle de qualidade, com parâmetros e valores bem definidos.

Para isso, basta fazer a gestão estratégica de dados e trabalhar com os resultados das produções anteriores, sempre buscando a melhoria. Um padrão de qualidade pode demorar para ser estabelecido, mas é através da gestão estratégica de dados que você consegue transformar sua indústria em uma referência de qualidade.

 

4 – Tomada de decisão 

Que melhor forma de otimizar a tomada de decisão do que baseá-la em informações reais e concretas? Com a gestão estratégica de dados, os gestores ganham uma base incontestável para suportar suas decisões.

A decisão em si se torna infinitamente mais óbvia e fácil de ser tomada, já que os próprios dados demonstram qual o melhor caminho a ser seguido.

 

5 – Otimização geral 

Em todas as áreas de uma indústria, podem ser encontrados processos e procedimentos que precisam de melhorias. Isso não ocorre somente no chão de fábrica, como logo se supõe.

Na verdade, a otimização proporcionada pela gestão estratégica de dados acontece de maneira generalizada.

Na linha de produção, torna-se possível encontrar o melhor layout, eliminar etapas, melhorar o tempo de produção e diminuir custos. No financeiro, é possível adaptar custos, melhorar investimentos, evitar erros e garantir que todas as contas estejam em dia.

Em outras áreas da empresa, muitos processos acabam sofrendo otimizações mesmo que você não esteja focando seus esforços nisso. As situações que podem ser otimizadas começam a aparecer voluntariamente. Mas, afinal, deve ser muito complexo fazer essa gestão de dados, certo?

Errado. Existe uma forma extremamente fácil de realizar a gestão estratégica de dados, mesmo que você não entenda nada sobre coleta e análise de informações: a utilização de um software de gerenciamento empresarial.

 

ERP – Transforme sua indústria 

Um ERP é um software de gestão empresarial pronto para fazer por você as tarefas mais complexas. Assim, possui inúmeras funções, e entre elas está a coleta e análise de dados de forma simples, clara e objetiva.

Portanto, em segundos, você consegue levantar relatórios que demorariam horas manualmente. Além disso, pode-se automatizar muitos processos, como o pagamento de contas, a compra de materiais e o recolhimento de tributos.

Conheça o Adaptive Business e peça uma demonstração gratuita de tudo o que ele pode fazer pela sua indústria!

Compartilhe

Veja também

A produção autônoma da Arla 32 para venda direta em posto de combustíveis e para

Inicialmente podemos dizer que o termo: gerar valor ao cliente significa que a sua prioridade

Atualmente o movimento noturno está se tornando também uma rotina dos brasileiros, com isso mais

Você já se perguntou por que gastamos tanto dinheiro em marketing de aquisição de

Fale conosco

Camada