Meios de pagamento: veja 5 tendências em alta

Meios de pagamento

As inovações de mercado dos últimos anos colocaram em prática diversas visões de futuro previstas até mesmo na ficção científica. Nesse sentido, diversas novas tecnologias influenciam desde a concepção do produto até os meios de pagamento e entrega.

Muitas dessas inovações revolucionaram o consumo de produtos e serviços e se tornaram indispensáveis na vida de milhões de consumidores ao redor do mundo.

Afinal, hoje parece muito distante uma realidade onde não existia serviços como Uber, Spotify, Netflix e WhatsApp. Assim, de acordo com o Internacional Data Corporation (IDC), 60% dos investimentos empresariais se direcionarão para a transformação digital, um modo de operação que incentiva a inovação através da tecnologia.

O futuro dos meios de pagamento, por exemplo, já chegou. Pelo menos, é isso o que apontam as tendências para esse mercado.

Vamos lá!

1) Carteira digital

O armazenamento de dados bancários num ambiente seguro é feito por carteiras digitais, conhecidas como e-wallet. Com ela, os clientes podem fazer transações eletrônicas. Assim, basta adicionar o dinheiro e usá-lo nas operações de pagamento. Logo, além de guardar dados de cartões de crédito, o consumidor pode fazer compras online e ter um histórico do que adquiriu.

Considera-se a carteira digital um meio de pagamento. Logo, mesmo que o usuário pague com ela, ainda será necessário que o site use um intermediário para concluir a compra.

2) Pagamento sem interação humana

Os pagamentos online pelo celular ou computador se tornam cada dia mais comuns. Segundo o E-commerce Trends, a maioria das compras em e-commerces se concluem em notebooks, smartphones e desktops. Mas, já pensou em pagar sem interação humana, mesmo em lojas físicas? Então, saiba que isso já é possível. Na Amazon Go, por exemplo, dá para fazer as compras do supermercado sem passar por nenhum caixa. Assim, cobra-se tudo automaticamente pelas contas da Amazon e você pode acompanhar as aquisições pelo smartphone.

As prateleiras digitais também são tendências capazes de impactar nas compras e pagamentos. Nelas, os anúncios e preços se atualizam em tempo real. Esse é o caso da Kroger, gigante de supermercados americana. Por meio de seu aplicativo de self-checkout (auto pagamento), os clientes se guiam pela loja, conforme sua lista de compras.

Outra inovação que se pode utilizar sem interação humana e que promete ganhar ainda mais espaço é o pagamento com QR Code. Ele é um código de barras bidimensional, que dispõe as informações de forma vertical. O QR Code permite que o usuário leia o código, por meio de aplicativos, e faça pagamentos. O cliente também pode ser direcionado para acessar sites e promoções exclusivas, por exemplo.

3) NFC (Contactless)

A Near Field Communication (NFC), que também é conhecida como Contactless, é mais uma das novas tecnologias que se pode utilizar em pagamentos. Por meio dela, os clientes pagam apenas ao aproximar seus celulares nas máquinas de cartão e/ou outros smartphones. A conexão entre os aparelhos acontece via radiofrequência.

4) Criptomoedas

As moedas digitais tiveram uma ascensão no mercado de finanças. A criptomoeda possui códigos que se convertem em um valor real. Por ser virtual, guarda-se em carteiras digitais e é possível administrá-la em dispositivos móveis ou computadores. Sua tecnologia se baseia em criptografia. Assim, codifica-se a informação e apenas o seu destinatário consegue decodificá-la.

Em Tóquio, no Japão, as moedas digitais já são utilizadas como meios de pagamento em lojas de eletrônicos. O uso de bitcoin e de outros tipos de criptomoedas é aceito nesses estabelecimentos, assim como outras formas de pagamento, dentre elas o Apple Pay e Google Pay. Mas, atualmente, as criptomoedas ainda contam com uma alta volatilidade e com a falta de regulamentação. Por isso, a sua adoção em massa ainda não aconteceu.

5) Boleto

Todas essas tecnologias e novos meios de pagamento podem dar a entender que pagar em dinheiro é ultrapassado, mas essa não é a realidade brasileira. Uma pesquisa realizada pelo Banco Central em 2018 mostrou que 60% da população ainda usa dinheiro vivo para pagar as contas. Diversos fatores podem influenciar nessa opção, como a falta de contas em bancos, de celulares e de acesso à internet. Isso faz com que o pagamento com dinheiro continue sendo tão utilizado.

Dessa forma, meios de pagamento universais, como o boleto, ainda podem trazer vantagens. Com a possibilidade de pagamento de boletos por meio do Internet Banking e a segurança garantida pelo registro desse título, essa é uma forma de cobrança que pode continuar sendo importante para o futuro dos meios de pagamento.

Com tantas tendências, inovar nas formas de pagamento se torna mais fácil a cada ano. Essas novidades podem fazer a diferença para quem pretende se diferenciar da concorrência e buscar a satisfação do cliente. Elas também ajudam a preparar os consumidores para cada vez mais transformações na aquisição de produtos e serviços.

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Fonte: http://gerencianet.com.br

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