Processos e Rotinas Operacionais de Postos: Como melhorar

Processos e rotinas operacionais de postos

Manter os processos e rotinas operacionais de postos de combustível em dia é um grande desafio. Isso porque as rotinas operacionais de um posto são essenciais para o sucesso da gestão da empresa.

Assim, entre alguns desses processos, está o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC) e fechar o caixa. Essas são duas das rotinas diárias de um posto. 

Neste artigo separamos algumas dicas de como otimizar os processos e rotinas operacionais do seu posto de combustível com um sistema de gestão empresarial. Vamos entender mais um pouco sobre isso? 

Dicas de como otimizar os processos e rotinas operacionais de postos de combustível

1. Livro de Movimentação de Combustíveis – LMC

Trata-se de uma exigência legal da ANP – Agência Nacional do Petróleo. Dessa forma, registra-se, nesse livro, as entradas e saídas de todos os combustíveis que o posto comercializa. Serve também para controlar o que se arrecada de ICMS e da gestão do estoque. Esse registro pode se realizar manualmente, o que é bastante trabalhoso e sujeito a erros.

Logo, este registro é um dos processos e rotinas operacionais de postos mais importantes, pois está sujeito a penalidades altíssimas. Portanto, a primeira dica para otimizá-lo e evitar erros, é você adquirir um software de gestão e automação para o seu posto. O sistema gera o livro de movimentação de combustíveis automaticamente. À vista disso, seu posto terá um suporte e permanecerá em dia com essa exigência. 

2. Conciliação de Cartão

A conciliação de cartão é uma rotina operacional em postos que demanda excessivo tempo e atenção do profissional que a realiza manualmente. Desse modo, pode gerar erros e inconsistência na conferência. À vista disso, o resultado é, muitas vezes, de grandes prejuízos. 

Uma rotina completa de conciliação de cartões deve considerar:

  • conferência automática das vendas diárias;
  • conciliação automática dos recebimentos das vendas feitas em cartões;
  • baixa automática dos cartões de débito no contas a receber;
  • auditoria das taxas cobradas pelas administradoras de cartão;
  • relatório e alertas de notificação das possíveis divergências que resultam da conferência e conciliação;
  • relatório de previsão de recebimentos de vendas em cartão.

Um sistema de automação de cartões deve se integrar ao TEF. Assim, evita possíveis perdas e registros de vendas com valores incorretos. 

3. Monitoria e medição de tanques de combustível

O software de gestão de automação comercial que se integra a uma solução de MVC – Medidor Volumétrico de Combustíveis, permite a medir automaticamente os tanques de combustíveis. Dessa forma é possível monitorar o estoque e identificar possíveis vazamentos. 

Do mesmo modo, o sistema pode ainda enviar um alerta (e-mail ou SMS), automaticamente, para os gestores responsáveis pelo posto. Assim, fica fácil identificar e resolver o quando houver um vazamento.  

Seguindo essas dicas, é possível melhorar os processos e rotinas operacionais de postos de combustível, evitando retrabalhos, pagamento de multas e até mesmo aumentando a eficiência dos seus colaboradores.

O sistema Petros – Solução Inteligente para Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência, desenvolvido e comercializado pela Adaptive, oferece todos os recursos necessários para garantir a gestão e automação do seu posto ou rede de postos. Solicite uma demonstração gratuita do Adaptive Petros em nosso site.

Compartilhe

Veja também

A produção autônoma da Arla 32 para venda direta em posto de combustíveis e para

Inicialmente podemos dizer que o termo: gerar valor ao cliente significa que a sua prioridade

Atualmente o movimento noturno está se tornando também uma rotina dos brasileiros, com isso mais

Você já se perguntou por que gastamos tanto dinheiro em marketing de aquisição de

Fale conosco

Camada