Você provavelmente já ouviu falar no termo. Muito se fala sobre rastreabilidade no mundo das distribuidoras de alimentos, seja na logística da linha de produção, ou ao regularizar o negócio frente às regras da ANVISA.
Mas o de que fato é a rastreabilidade e como ela se aplica ao setor de distribuição de alimentos? Quais as vantagens de implementá-la em seu negócio?
Neste artigo, você vai entender do que ela se trata, como funciona e por que a rastreabilidade para distribuidoras de alimentos é tão importante. E, ainda, como você pode usá-la junto à tecnologia a seu favor, a fim de otimizar seu processo de gestão e de vendas.
O que é a rastreabilidade para distribuidoras de alimentos?
Uma maneira de entender o termo rastreabilidade é pensá-lo a partir do verbo rastrear. Entre as acepções que se encontram no dicionário Priberam, rastrear diz respeito a seguir o rastro ou pegadas ou a investigar a partir de dados. Nesse sentido, a rastreabilidade é um processo que envolve a investigação de um rastro por meio da interpretação de dados.
Portanto, ao implementar, na logística, a rastreabilidade para distribuidoras de alimentos, ela passa a ser um controle documental de cada etapa do processo do produto, desde a sua origem. Esses dados, então, se aplicam em um sistema de gestão, para interpretá-los de forma estratégica.
A literatura técnica a compreende como uma ferramenta para a gestão de qualidade de um produto. Dessa forma, é a monitoria de seu histórico de localização.
Conforme a definição presente na Instrução Normativa Conjunta – Inc Nº 2, de 7 de Fevereiro de 2018, da ANVISA, a rastreabilidade para distribuidoras de alimentos envolve um conjunto de procedimentos. Esses detectam a origem de um produto e acompanham seu movimento ao longo da cadeia produtiva.
Do ponto de vista da gestão, ela permite estabelecer um padrão de qualidade e um controle do processo como um todo, desde a produção até a distribuição. Isso garante que seu produto chegue até o cliente na data certa e em boa qualidade.
Qual a importância da rastreabilidade?
Ao documentar cada etapa do processo, facilita-se acompanhar e identificar o que se pode melhorar. Assim, a rastreabilidade oferece uma assistência no controle do percurso e qualidade do produto.
Acima de tudo, no setor de alimentos, há uma obrigatoriedade prevista pela Instrução normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, tal qual citado acima. Junto, há o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que controlam os procedimentos de rastreabilidade em território nacional. O intuito é controlar e monitorar de resíduos de agrotóxicos em produtos vegetais frescos que se destinam ao consumo humano.
O Código de Defesa do Consumidor brasileiro também prevê que o cliente tenha acesso claro às informações sobre produtos variados. Garante-se, assim, o direito de escolha. No caso, isso também gera maior segurança no consumidor sobre os alimentos a que decide ou não consumir.
Em contrapartida, mais que apenas uma obrigação, ela é eficiente. Com essa ferramenta, você consegue:
- Ter um controle sobre o produto em toda a cadeia de produção;
- Identificar cada produto por um código de rastreio;
- Saber o histórico do produto e de qual lote ele deriva;
- Implementar melhorias mais assertivas;
- Fazer o recall com mais eficiência.
Inegavelmente, as exigências de consumidores estão altas e esse é outro motivo pelo qual você pode aproveitar os dados de rastreabilidade para conseguir mais oportunidades no mercado da indústria de alimentos, uma vez que disponibilizar informação gera confiança no seu consumidor sobre a qualidade dos alimentos oferecidos.
Como funciona a rastreabilidade de alimentos?
No processo de rastreio, cada lote produzido recebe um código, que vai ser usado para identificar o alimento produzido. Ele é único e funciona como uma identificação sobre a origem do produto, que você pode acessar a qualquer instante na cadeira de produção e abastecimento.
Um dos meios de realizar esse rastreio é pelo código de barras, pelo qual tanto a empresa quanto o cliente podem acessar os dados de um alimento, como o seu tipo e a origem.
Nele, é possível saber sobre os selos de qualidade e certificações daquele produto, qual foi a safra ou a estufa de sua produção, informações sobre plantio e colheita, data de fabricação e validade, quais insumos foram utilizados, informações nutricionais, de armazenamento, bem como informações de transporte, sobre o trajeto do alimento etc.
Assim, por meio desse registro, você consegue saber se é necessário fazer alguma mudança em um setor específico da produção para ter resultados mais assertivos. Caso haja alguma desconformidade com um alimento, fica mais simples para você realizar um recall e avaliar se foi um problema individual ou do lote, sem que haja a necessidade de avaliar toda a safra. O processo torna-se mais simples, preciso e seguro.
Desse modo, há maior controle sobre a sua distribuição e maior sensação de segurança em seu cliente em relação a sua empresa e ao produto que você oferece, o que acaba por ser um ponto chave para as vendas.
Uso de tecnologia na rastreabilidade
A tecnologia é crucial para que você possa implementar a rastreabilidade em sua empresa. Visto que cada alimento terá o seu código de rastreio, é imprescindível que os dados coletados estejam organizados de maneira ágil para serem acessados em cada etapa de produção e distribuição.
De fato, como cada etapa é independente, incluir a tecnologia no processo evita erros e acaba por otimizar o tempo e a produtividade da gestão e dos colaboradores. Para isso, as informações que estão nos códigos precisam ser acessadas pelos agentes responsáveis a partir de um mesmo lugar, isto é, um sistema de gestão.
Com um sistema de gestão, você pode acessar todos os processos que envolvem sua mercadoria em uma mesma interface e definir suas prioridades. Nele, você organiza seu sistema de compras e estoque, suas notas fiscais, pagamentos, vendas e muitas outras funções.
Uma das maneiras mais recomendadas para gerir os códigos é pelo uso de ERPs. Trata-se de um software corporativo capaz de controlar todas as informações da sua empresa, integrando dados, recursos e processos em um só lugar.
Os ERPs tornam as operações mais eficazes de forma simples e completa. Seu uso facilita a organização, oferecendo uma visão estratégica, otimizada e detalhada de tudo que acontece na distribuição da sua mercadoria, bem como permite o melhor monitoramento do relacionamento com o cliente e time de força de vendas, por exemplo.
Além disso, ele permite o controle da qualidade e segurança, fundamental para a segurança do consumidor no setor de alimentos.
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