O cenário atual das lojas de conveniência está em constante mudança, especialmente à medida que os varejistas procuram permanecer no mercado enquanto os segmentos de serviços alimentícios continuam a se difundir. A competição com os segmentos de todos tipos de alimentação fora de casa é grande e segundo dados do IBGE, o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar.
As conveniências concorrem com os food trucks, as barraquinhas de lanches na rua, as lanchonetes e restaurantes do bairro. Então, como as lojas de conveniência podem atrair os clientes que chegam ao posto, até seu estabelecimento? Como influenciá-los a consumir em sua loja?
A maior parte da margem das vendas das lojas de conveniência, são provenientes de clientes que vão ao posto abastecer ou realizar outro serviço no veículo. Os varejistas de lojas de conveniência estão se esforçando para se reposicionar, procurando formas de atrair o público diretamente para a loja, independente do posto. Estão vendendo desde lanches rápidos gourmet, petiscos e refeições completas para seu happy hour ao final do dia, com direito ainda a músicas ao vivo.
Crie a necessidade do consumo: Entenda o porquê por trás da compra
É importante que seu cliente entre na loja, mesmo que seja para fazer uma única compra de R$ 1,00.
Então, por que a maioria dos clientes não entra na loja para comprar mais itens? Veja, os clientes vão ao posto para abastecer seus veículos, e isso é uma necessidade, mas e se você “criar” também uma necessidade a esses clientes para consumirem na sua loja? Como atrair a atenção dos clientes do posto para sua conveniência?
A decisão dos clientes de entrar na sua loja, geralmente dependerá do que a loja está oferecendo. Também depende da experiência que você oferecerá, mesmo que ele só entre para comprar um chiclete. Concentre-se nas oportunidades a seguir para direcionar o público para seu negócio.
Aproveitando uma oportunidade: Café, a preferência nacional
Fazer uma abordagem de marketing por dia é especialmente importante, principalmente se sua loja está no Waze. Este aplicativo, além de monitorar o trânsito em tempo real, funciona como uma rede social em que os usuários alimentam o sistema com diversas informações e durante a navegação são exibidas propagandas que você pode utilizar para divulgar seu negócio. Faça da refeição do café da manhã, uma grande oportunidade, podendo representar uma porcentagem de tráfego grande. De acordo com o portal da agricultura do Brasil, o brasileiro bebe seis vezes mais café do que o resto do mundo”. Este estudo revela que os serviços diferenciados de cafés gourmets prestados pelos estabelecimentos vêm se tornando o novo hábito de consumo desta bebida no Brasil.
Mesmo com um ticket de consumo menor, você pode acrescentar outros itens de café da manhã, vistos pelos varejistas como a categoria de menu com muito potencial de crescimento nas vendas. Acrescente diferentes tipos de bolos, muffins, doces e salgados para acompanhar o tradicional cafezinho.
Até grandes redes de lanchonetes já estão oferecendo em seu cardápio, opções de menus de café da manhã.
A alma do negócio: Promover a propaganda da conveniência
O mundo está saturado pelas informações nas mídias e as pessoas, precisam de muitos estímulos visuais e verbais ao longo do dia para chegarem à decisão de consumo. Faça banners com imagens atrativas e espalhe em locais permitidos e seguros na pista de abastecimento, que fiquem à vista do motorista. Oriente também os frentistas a oferecerem a sugestão do cardápio do café aos clientes. Essas são algumas formas eficazes de motivar as visitas às lojas e aumentar as compras adicionais após o abastecimento do veículo.
Você pode oferecer “o café + acompanhamentos” durante os primeiros horários da manhã, no período da tarde e após o horário de trabalho. Pode enfatizar a qualidade do serviço e que os produtos são de origem local ou de produção própria, uma característica que conquista muitos consumidores.
Pesquisa de hábitos de consumo: Um apelo às preferências do consumidor
Independente dos motivos que levaram o cliente a entrar na sua loja, é essencial conhecer o perfil do consumidor para entender melhor as suas necessidades e hábitos de consumo. Assim você poderá criar estratégias e táticas para influenciar na sua decisão de compra, mesmo que o cliente demonstre suas preferências por um determinado produto.
Você pode fazer perguntas diretamente aos seus consumidores ou pedindo que respondam em um formulário de papel, por exemplo: Qual a bebida preferida? Qual dos salgados ou doces que consumiu, gostou mais? Uma pesquisa de hábitos de consumo tem muito valor, pois fornece dados e soluções para conquistar e fidelizar seu cliente.
Lembre-se que o consumidor brasileiro gosta de ser valorizado com benefícios como brindes, descontos e amostras grátis. Você poderá oferecer como cortesia, por exemplo, algumas amostras de biscoitinhos caseiros ou mini pães de queijo e já obter o feedback no momento do consumo.
Identificando as preferências de cada consumidor, adeque as ofertas aos padrões de compra de cada indivíduo e entregue sempre produtos de qualidade.
Valorize os pontos fortes do seu negócio! Afinal, o comportamento do consumidor em relação às lojas de conveniência tem mudado, pois o layout e apresentação da loja, a proximidade, a conveniência, mix de produtos, facilidade de estacionamento, atendimento rápido e preços acessíveis são atributos que o cliente tem valorizado e contribuído para o fortalecimento das lojas de conveniência em postos de combustíveis. É o comportamento de consumo voltado para o custo-benefício.
Então, preparado para atrair mais clientes para sua loja de conveniência? Deixe a gestão da sua loja conosco! Temos soluções que permitem que você faça a gestão da sua empresa de qualquer lugar, a qualquer hora. Conheça nossas soluções!