7 vantagens de utilizar carteiras digitais no seu negócio

Imagine o quanto seria bom você sair de casa sem dinheiro no bolso ou cartões e, mesmo assim, pode fazer alguma compra. Ou então, poder realizar qualquer tipo de compra na internet sem precisar preencher pela milésima vez seus dados bancários. Parece surreal, mas as inovações no mundo da tecnologia e no mercado financeiro tornaram isso possível devido à criação das carteiras digitais de pagamento. 

Você já deve ter ouvido falar delas, seja nas redes sociais, na televisão, em algum podcast ou em roda de amigos. As carteiras digitais surgiram para trazer maior segurança, comodidade e agilidade tanto para clientes quanto para empresas. Vamos entender o porquê neste post.

O que são e como funcionam as carteiras digitais?

As carteiras digitais, também chamadas de digital wallets ou e-wallets, são modelos de pagamentos virtuais em que o usuário pode realizar compras e efetuar pagamentos apenas usando o celular ou outros aparelhos móveis.  

Esse negócio se tornou muito popular com a criação do Apple Pay, em 2014, e do Samsung Pay, em 2015, que permitiam que os usuários das respectivas marcas fizessem pagamentos por meio dos seus smartphones. Com o tempo, a modalidade foi ganhando força em diversos países e novas empresas foram surgindo, como o Pic Pay, PayPal, Ame Digital, Iti e Mercado Pago. No Brasil, a novidade só chegou em 2018.

Usar qualquer uma dessas e-wallets é uma tarefa simples. O cliente só precisa baixar o aplicativo nas lojas virtuais (Play Store ou App Store), fazer um breve cadastro e inserir as informações bancárias. Para começar, você precisa transferir algum dinheiro ou vincular a um cartão de crédito. 

Só é possível utilizá-las em estabelecimentos que aceitam esse tipo de pagamento. Nele, o cliente precisa apontar o smartphone para um QR Code, que pode estar em uma maquininha de cartão ou em uma peça de marketing exposta. Então, basta validar a compra por biometria ou por senha. Rápido, simples e seguro!

Vantagens para o cliente

Segurança

Entre as vantagens de se usar carteiras digitais de pagamento está a segurança, pois como dissemos, o cliente não precisa sacar dinheiro para fazer uma compra nem fornecer seus dados bancários. Você só precisa inserir sua senha uma única vez, para que os dados de acesso sejam criptografados, criando assim uma identidade digital do cartão cadastrado. Isso praticamente anula o risco de fraudes. 

Comodidade

Atente para a seguinte situação: um cliente chega em um posto de combustíveis para abastecer seu carro e, no ato do pagamento, apenas abre o aplicativo da carteira digital, aponta a câmera para o QR Code e pronto! Carro abastecido e conta paga! Usar uma carteira digital significa ter mais praticidade na realização de atividades de compra.

Retorno financeiro: cashback

Algumas carteiras também oferecem o benefício do cashback, ou seja, o dinheiro de volta para o cliente. Nessa ação, o cliente faz uma compra, realiza um pagamento de boleto ou transfere para um amigo e recebe uma porcentagem de volta como crédito em sua carteira. 

Por exemplo: um posto de combustível, em parceria com uma carteira digital, faz uma ação de 10% de cashback. Portanto, se um cliente abastecer 100 reais e pagar via carteira digital, ele receberá 10 reais de volta. Esse dinheiro é cumulativo e poderá ser utilizado em futuras compras. 

Zero investimento

Vale lembrar que o serviço é totalmente gratuito. O usuário não paga nada para fazer o cadastro no aplicativo. Além disso, a maior parte das transações também são gratuitas, com exceção de pagamentos de boletos, que podem ter uma taxa cobrada sobre o valor pago.

Vantagens para a empresa

Segundo levantamento feito pela consultoria IDC, 61% dos brasileiros, com smartphones, das classes A, B e C, utilizam uma carteira digital.  Outro estudo da consultoria Bain & Company, prevê que as carteiras digitais devam alcançar 28% do total de pagamentos realizados em 2022

Essas informações têm bastante relevância, pois mostram que uma boa parte dos consumidores já aderiu a esse modelo de pagamento. Então, você deve estar se perguntando: segurança, comodidade e praticidade para o cliente são suficientes para aderir a esse serviço?

Sim! Afinal, se sua empresa fornece esses três elementos para o seu público-alvo, certamente ele não vai pensar duas vezes na hora de escolher onde comprar. 

Fidelização de clientes

A fidelização se torna mais fácil com carteiras digitais de pagamento. O mercado está cada vez mais competitivo, portanto as empresas buscam meios diversos para atrair clientes. A oferta de cashback é um atrativo. Dessa forma, clientes vão retornar a estabelecimentos que possam oferecer vantagens ao usar suas e-wallets.   

Diminuição de custos

As taxas praticadas pelas e-wallets são mais brandas que as das operadoras bancárias. Inclusive, em muitas dessas empresas não há cobrança de taxas para transferências bancárias. Valendo-se desse benefício, você pode optar por pagar o salário dos seus funcionários por meio das carteiras. 

Maior lucratividade

Como você sabe, quando uma compra é paga via cartão de crédito ou débito, o valor da compra é dividido entre seu negócio e o pagamento de taxas ao banco, a bandeira do cartão e a empresa provedora da maquininha. Com as carteiras, essa taxa pode cair a até 1%, ou seja, o valor da compra vai praticamente todo para seu negócio.  

Por que integrar carteiras digitais de pagamento a um ERP

Empresas que possuem ERPs, sistemas de gestão integrados, já têm em mãos maior controle sobre suas operações por conta das vantagens que softwares como esses oferecem. Maior segurança das informações e melhor visualização das finanças são algumas delas.

Implementar uma carteira digital não significa ter um trabalho a mais, e sim continuar fazendo da mesma forma, pois esses modelos de negócio também podem ser vinculados ao ERP da sua empresa. 

Como a integração funciona no Petros?

Com o Adaptive Petros, sistema de gestão desenvolvido para otimizar os processos gerenciais de postos de combustíveis, essa integração com as carteiras digitais de pagamento é mais simples do que você imagina.

Todas as transações realizadas por lá, como pagamentos de boletos, recebimentos, transferências, passam também pelo ambiente financeiro do seu ERP. As informações não precisam ser exportadas manualmente do ambiente do aplicativo para a nuvem do seu ERP, pois já existe essa integração. 

Para deixar mais claro, você consegue visualizar as transações feitas pela sua e-wallet da mesma forma que visualiza aquelas feitas pelas outras formas de pagamento aceitas no seu posto. Isso porque o Petros considera a e-wallet como mais uma fonte financeira. Dessa forma, você tem acesso aos relatórios com todas as informações quando e de onde quiser de forma completa.

As e-wallets surgiram para trazer mais segurança e praticidade aos consumidores e benefícios a varejistas. Vincular essas carteiras ao ERP do Petros significar ter todas essas características no seu negócio, além de mantê-lo sustentável e competitivo. 

Se você quer saber outras inovações que são tendência para otimizar e tornar mais seguro o processo de pagamento em postos e lojas de conveniência, leia o nosso próximo texto 5 vantagens de utilizar o PDV Mobile no seu posto.

Compartilhe

Veja também

Quem está apenas de passagem não se dá conta da complexidade que um posto de

Para os clientes, um dos maiores problemas que pode interferir no funcionamento de um posto

Já imaginou receber multa ou ter o alvará de funcionamento cassado por conta de meras

Para não ter prejuízos, um posto de combustível precisa ter um controle de estoque muito

Fale conosco

Camada