Com as relações de trabalho cada vez mais humanizadas e transparentes, a imagem de um gerente que intimida a sua equipe e pensa unicamente no crescimento da empresa ficou para trás. Hoje em dia, é mais comum encontrarmos líderes, e não chefes. Um gerente de posto de gasolina também pode ser um líder. Mas, assim como outros tantos, ele precisa atender a determinados requisitos para ser visto como tal.
A revista Exame publicou em 2018 uma reportagem sobre o perfil das lideranças brasileiras. Nessa pesquisa, constatou-se que esses gestores realizam sua liderança com base em três pilares: flexibilidade, relações e poder.
A flexibilidade diz respeito à capacidade de se adaptar a mudanças ou situações adversas. Já as relações, apontam para o lado mais afetivo na maneira como líderes e liderados se tratam, o que traz mais engajamento e comprometimento, mas também considera o acarretamento de problemas quando vidas pessoal e profissional se entrelaçam. E, por fim, está o poder, um elemento que, mesmo em um ambiente de construção coletiva, ainda aparece sob a justificativa de que é preciso haver centralização das decisões e, mesmo que de forma subliminar, o controle dos colaboradores.
E você, se encaixa nesse perfil? O que você acha que é preciso para um gerente de posto de gasolina ter sucesso? Cobrar dos frentistas? Liderar de forma clara e construtiva? Se desenvolver e desenvolver seus liderados? Certamente, todas essas perguntas fazer sentido.
Neste post, criamos um checklist com alguns aspectos que são essenciais para que um posto de combustível tenha um bom gerente. Continue a leitura e confira quantas dessas ações você já adota na sua gestão!
Checklist do gerente de posto de gasolina exemplar para o negócio
1) Acompanho todas as atividades exercidas no posto
A rotina de um posto de combustível é muito agitada, oferecendo serviços agregados ou não. Por conta disso, um gerente de posto tem muita responsabilidades e precisa acompanhar de perto todas as operações que são desempenhadas, seja na pista, na loja de conveniência ou na administração, para que se certifique que tudo esteja transcorrendo bem.
Mas quando falamos em acompanhar, não significa fazer tudo sozinho, afinal isso é uma característica de gerentes que não confiam na equipe, sem contar que não é responsabilidade sua a execução. Estamos falando em supervisionar se as atividades foram feitas, como está o progresso delas, se algo deu errado ou houve algum contratempo.
Esse acompanhamento é fundamental, pois se um cliente encontrar a pista suja, o calibrador de pneu sem funcionar ou a loja de conveniência mal organizada, a reclamação passa pelo frentista, mas a culpa pode cair direto no gerente.
São responsabilidades usuais do gerente, o fechamento dos caixas, a realização de depósitos, o pagamento de contas e gestão de pessoal, incluindo o pagamento de salários e exercer tais funções com esmero e dedicação é assim uma obrigação, como também uma necessidade.
Isso porque, ao estar mais perto desses processos, você pode enxergar, por exemplo, como está a margem de lucro do posto e pensar em soluções possíveis para aumentá-la, que vão desde a implantação de programas de fidelidade à análise da concorrência. Falando nisso, nunca subestime a concorrência, pois sempre haverá algo bacana que pode ser usado como inspiração.
2) Cuido bem da loja de conveniência
Cuidar bem da loja de conveniência é requisito, afinal, além de uma extensão do posto, ela é um negócio com enorme potencial e contribui para a experiência do cliente. Para essa missão, primeiro você precisa ter profissionais qualificados para isso e confiar neles. Então, seu dever começa na hora de selecionar bem quem irá trabalhar lá e treiná-los para que façam o atendimento ideal.
Esse cuidado vai muito além. Para garantir o sucesso da loja de conveniência e o seu enquanto gerente de posto de gasolina, você deve supervisionar os pedidos, acompanhar o recebimento das mercadorias e manter o estabelecimento em dia com as obrigações com os órgãos sanitários e fiscais.
3) Sou um gerente de posto de gasolina que inova
Gerente bom é aquele que cumpre com os requisitos da função e garante a rentabilidade do posto mês após mês. Gerente excelente é aquele que supera as expectativas e busca novidades para potencializar o negócio e trazer mais rentabilidade. Gerentes de postos de gasolina podem sim pensar fora da caixa e trazer ideias inspiradoras para que o posto venda mais.
Desde parcerias à criação de espaços multifuncionais, o gerente deve pensar em novas soluções que coloquem o posto de gasolina em vantagem na competitiva guerra por clientes. Postos atrativos chamam mais clientes, fidelizam boa parte deles e, consequentemente, trazem mais lucro para o negócio. Você quer ser conhecido como o gerente que apenas cumpre suas obrigações ou como o gerente que aumentou os ganhos do posto em poucos meses?
4) Compartilho os indicadores com meus gestores
Ser gerente exige muita responsabilidade, afinal você está cuidando de um negócio que não é seu. Por isso, a aproximação com seus gestores/ contratantes é super relevante para mostrar as particularidades que tem o seu trabalho. Esse momento deve ser também para compartilhar os indicadores do seu posto.
É por meio desses indicadores que o proprietário do posto onde você trabalha, vai perceber se você está fazendo um bom serviço ou não. Ter momentos como esses só traz vantagens. Quando os números apresentados são bons, ótimo para você mostrar a sua capacidade de gestão, de produtividade e rentabilidade. Ainda cria um terreno fértil para crescimento e ganhos por reconhecimento.
Quando os números são ruins, também é uma boa oportunidade para que sejam compartilhados. Juntos, vocês podem entender onde está o erro e o que pode ser feito de aí em diante para reverter o quadro. Isso significa transparência, confiança e desenvolvimento.
Checklist do gerente de posto de gasolina exemplar para os colaboradores
5) Capacito os colaboradores do meu posto
Estrutura, equipamentos, produtos e serviços são importantes para o negócio. No entanto, muitos gerentes esquecem que os funcionários também fazem parte dos pilares indispensáveis para o sucesso do negócio. Os frentistas são o cartão de visita de qualquer posto de gasolina e portanto devem manter uma boa apresentação pessoal para favorecer às experiências positivas dos clientes. Mas dificilmente eles farão isso sozinho. Quem deve investir nessa apresentação pessoal? O gerente.
Invista em treinamentos para que seus frentistas, balconistas da loja de conveniência e demais funcionários entendam a importância de realizar um bom atendimento a fim de acolher esse cliente e criar um ambiente propício para que ele retorne e, mais que isso, referencie o posto ou loja como indicação de ótimas experiências.
Esses treinamentos também são bastante úteis se você quiser – e há de querer – transformar seus frentistas em vendedores de alta performance. Clique aqui e baixe nosso e-book sobre o tema! Essa é uma excelente estratégia para trazer mais rentabilidade ao posto e desenvolver seus funcionários.
6) Estou sempre do lado do meu time
As lideranças se tornam mais respeitosas quando estão lado a lado dos colaboradores. E isso significa praticar a escuta ativa diariamente, ou seja, ouvi-los para entender suas dores, sugestões e necessidades. Quando você está mais próximo dos colaboradores, eles se sentem mais à vontade para relatar episódios adversos e se dispõem a fazer o possível para evitá-los. Além disso, se sentem mais motivados a cumprirem as normas estabelecidas e baterem as metas estipuladas.
Lembre-se: os funcionários, independentemente da área em que atuam, muitas vezes passam por questões difíceis, tanto pessoais quanto profissionais e muitas vezes precisam de alguém para auxiliá-los a enxergar os problemas sob outra ótica. Portanto você deve deixar claro que o canal está aberto para quando eles precisarem.
7) Deixo claro o que espero de cada colaborador
Momentos para feedback são extremamente importantes e necessários por vários motivos. É por meio desses encontros individuais e frequentes que se tem um alinhamento de expectativas, o entendimento do que se espera do funcionário, a resolução de possíveis problemas, o reforço da cultura da empresa, entre outros aspectos.
Se você não adota esse hábito enquanto gerente de posto de gasolina, reveja. Somente conversando com seus funcionários é que será possível melhorar as habilidades deles e estreitar relacionamentos. Ressaltando que isso vale também para cima. Solicite ao proprietário do seu posto o mesmo, pois atitudes assim refletem mais transparência nas relações, resultando em uma equipe com características colaborativas onde todos têm liberdade para expressar suas ideias e sentimentos para o bem comum da empresa.
E então, como está seu desempenho? Se você marcou todos esses tópicos, parabéns! Você está no caminho certo para se tornar um gerente de posto de gasolina de sucesso. Se faltou marcar algum, reveja, converse com o seu gestor, com os seus colaboradores, olhe mais para dentro e busque melhorar naquilo que está deficiente.
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