Sistema para supermercado: saiba agora como escolher o melhor

Utilizar um sistema para supermercado é essencial para o controle de toda a gestão do negócio, até mesmo para estabelecimentos de pequeno porte. Mas, para que o seu empreendimento se beneficie dessa ferramenta, é preciso investir na solução certa. 

É dessa maneira que a tecnologia irá transformar a operação do seu empreendimento para garantir a satisfação dos clientes, otimizar as rotinas e trazer maior rentabilidade, com o ganho adicional de poder estar mais competitivo diante da concorrência.

Mas, antes de escolher o sistema ideal, é importante considerar os seus objetivos e o tamanho do seu negócio, além dos hábitos de consumo dos seus clientes. 

Isso porque os consumidores vêm se tornando mais exigentes e o uso de novas tecnologias pode ser essencial para que eles escolham comprar no seu mercado ou supermercado.

Agora, você sabe como fazer a escolha da ferramenta certa para o seu negócio? Essa escolha é importante porque, com ela, o seu estabelecimento pode atingir o maior potencial. 

Entre os principais benefícios de sistemas feitos para o setor supermercadista, destacamos alguns abaixo:

  • Aumento das vendas;
  • Simplificação e otimização dos processos;
  • Maior produtividade dos funcionários;
  • Redução de custos;
  • Atendimento mais ágil;
  • Total controle de estoque e de compras.

Aqui, mostraremos todas as informações sobre como funciona um sistema para supermercado, quanto custa e todas as vantagens que essa solução pode oferecer. Assim, você poderá escolher a melhor opção.

Continue a leitura!

Como funciona o sistema de um supermercado?

O sistema para mercado ou supermercado é uma ferramenta que integra todos os processos e informações do negócio. 

Mais do que isso, facilita e otimiza os procedimentos operacionais, administrativos e burocráticos que fazem o supermercado funcionar plenamente, diminuindo ou até mesmo eliminando funções que antes eram realizadas manualmente. Ainda mais se for um sistema ERP.

O objetivo final é auxiliar a empresa a realizar todos os processos desafiadores de um setor tão competitivo, e que traz muitas consequências positivas. 

Afinal, segundo o Ranking Abras/SuperHiper o setor supermercadista brasileiro registrou em 2019 um crescimento nominal de 6,4%, ao alcançar um faturamento bruto de R$ 378,3 bilhões, o equivalente a 5,7% do PIB.

Já o ano de 2020 também foi positivo para o segmento, que acumulou alta de 9,36%, de janeiro a dezembro, em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Abras

Os números apontam que o setor é forte, mesmo diante de cenários mais difíceis. Porém, eles também mostram que existem muitos empreendimentos atuando no setor. Por isso, a tecnologia é, sem dúvida, um importante diferencial competitivo. 

Uma das maiores dificuldades pode estar na implementação do sistema. O procedimento não acontece de um dia para o outro e é preciso muito cuidado e dedicação para ajustar todos os detalhes.

Por este motivo, a contratação de um fornecedor especializado no segmento de supermercados faz toda a diferença.

Dessa forma, a solução terá as funcionalidades verdadeiramente úteis e que atendam as reais necessidades do seu negócio.

Além disso, o fornecedor conta com especialistas altamente qualificados que irão orientar todo o procedimento de implementação, incluindo o antes, o durante e o depois. 

Isso quer dizer que não é preciso investir em uma equipe de TI para que o sistema funcione, principalmente nos casos dos pequenos empreendedores.

Após a conclusão do processo de implementação, o sistema irá funcionar em todos os setores do mercado, desde o backoffice até o ponto de venda, de forma totalmente integrada.

Quanto custa um sistema para supermercado?

É difícil definir um preço fixo para um sistema para supermercado, até porque essas ferramentas permitem que diferentes funcionalidades sejam incluídas ou removidas, de acordo com as necessidades de cada estabelecimento.

Além disso, é importante destacar que existem diversos tipos de sistemas para mercados. Por exemplo, alguns controlam somente o estoque ou frente de caixa. Mas, apenas um ERP integra todos os processos de uma empresa de ponta a ponta.

Sabemos que investir em tecnologia como a de um software ERP compensa, por exemplo, pelo aumento da produtividade da equipe e também da lucratividade que o seu negócio deve vir a ter. 

Por isso, considerar apenas o preço do sistema pode levar o gestor do negócio a não fazer a melhor escolha.

De qualquer forma, o melhor é avaliar o custo e benefício, claro. 

Para isso, conheça bem quais são as necessidades do seu negócio e pesquise pelo melhor fornecedor. 

Peça demonstrações gratuitas e tenha certeza de que a equipe da empresa de tecnologia realmente entenda do segmento.

Vale a pena fazer um sistema para mercado do zero?

Muitos gestores podem considerar a ideia de criar uma solução do zero. 

Porém, para isso, seria preciso investir em uma equipe de desenvolvedores, o que leva tempo e dinheiro. 

Além do mais, o sistema pode demorar a adquirir estabilidade, o que vai demandar muitos ajustes, manutenção e suporte em tempo real da sua equipe interna.

Isso significa que serão muitas horas de trabalho para que o gestor e os desenvolvedores possam chegar num sistema ideal e customizado para deixar a ferramenta como o desejado. 

Saiba que empresas com visão estratégica do negócio não seguem por este caminho. 

Mesmo as grandes indústrias e redes de varejo, que teoricamente têm mais capital para investimentos e poderiam criar um sistema próprio, raramente optam por fazer isso. 

Utilizar um sistema para mercado já consolidado garante eficácia e eficiência nos seus processos, considerando a experiência de uso da ferramenta.

O Brasil é uma das referências mundiais neste tipo de tecnologia e existem muitas opções disponíveis.

Além disso, uma empresa que tem experiência no segmento de supermercados irá apresentar as funcionalidades certas para o seu negócio. 

E mais: você contará com especialistas altamente qualificados no seu segmento de atuação, fornecendo maior segurança e o apoio sempre que necessário.

Leia mais sobre o assunto.

Quais são as vantagens de um sistema para supermercado? 

Para a sua escolha ser ainda mais assertiva, separamos as principais vantagens que um sistema para supermercado deve oferecer. Descubra a seguir:

Saúde financeira 

Os processos financeiros do seu negócio poderão contar com a simplificação de rotinas de controle e fechamento do fluxo de caixa, notas a prazo e pagamento de fornecedores. 

Além disso, o sistema pode oferecer outras soluções, como demonstração de resultados, conciliação bancária e gestão de recebíveis de fornecedores e clientes.

Controle e inventário de estoque

Com a quantidade enorme de produtos à venda em mercados, é fundamental fazer o controle e inventário de estoque de forma assertiva. 

Se isso não acontecer, podem faltar mercadorias nas prateleiras, ou sobrar itens em estoque. 

Assim, um sistema pode auxiliar na gestão de mix de produtos, cotações e geração de pedidos com apenas alguns cliques. Confira outros benefícios:

  • Notificação de ressuprimento de estoque;
  • Integração com balança e integrador de dados;
  • Gestão das compras com importação de XMLs;
  • Sugestão de compras.

Cumprimento das obrigações fiscais

São muitas as obrigações fiscais de estabelecimentos que lidam com alimentos e diversos outros tipos de produtos ao mesmo tempo. O não cumprimento dessas exigências pode gerar multas.

Um bom sistema para mercado ou supermercado livra o negócio de prejuízos ao estar em dia com demonstrações contábeis, emissão de notas fiscais, PIS/ COFINS e todos os outros compromissos fiscais, sem exceção. 

Agilidade no processo de vendas

Tornar o processo de vendas mais ágil traz a melhor experiência de compra para o cliente. Isso, com certeza, irá aumentar o faturamento do seu negócio. 

Para isso, o sistema para mercado deve apresentar:

  • Gestão de encomendas;
  • Sugestão de preço de venda;
  • Integração com Pix e carteiras digitais;
  • Estabelecimento de condições de venda diferenciadas;
  • PDV Móvel integrado ao TEF;
  • Cálculo de comissão de vendedores;
  • Etiqueta de preços personalizada.

Gestão mais eficiente e competitiva

Otimizar todos os processos do negócio tem como resultado a eficiência. O que antes era complexo pode se tornar muito simples. 

Além disso, informações detalhadas e o controle total das atividades da empresa trazem mais tempo para tomadas de decisões estratégicas e, como consequência, maior competitividade. 

Leia também: Gestão de supermercado: como fazer e 6 erros para evitar a todo custo.

Aumento da produtividade

Ao automatizar todos os processos e centralizar as informações dos diferentes setores do negócio, a empresa terá a eficiência necessária para funcionar plenamente, de maneira a reduzir custos e aumentar a produtividade.

Além disso, os sistemas oferecem relatórios e dados muito importantes para definição de estratégias, metas e objetivos. 

Sem esses materiais, é muito difícil ter uma base para tornar o negócio ainda mais lucrativo.

Redução de erros 

A redução de erros e cálculos é considerável ao eliminar diversas tarefas que seriam realizadas manualmente no seu supermercado. 

Planilhas e arquivos físicos não serão mais necessários, agilizando o acesso às informações, que estarão centralizadas em um único sistema, 24 horas por dia. 

Se o sistema for realmente completo, o acesso a esses dados pode ser feito à distância, pelo smartphone, inclusive. 

Como escolher o melhor sistema para supermercado 

Cada mercado tem as suas particularidades, que vão desde o tamanho, localização e até às vantagens oferecidas aos clientes, como consumo de comida pronta no local.

Por este motivo, é importante conhecer alguns pontos essenciais para escolher o melhor sistema para supermercado. Dá só uma olhada:

Entenda quais são as necessidades do seu negócio

Sem conhecer as verdadeiras particularidades do seu negócio, considerando os hábitos de compra da sua clientela e a região em que você atua, é muito difícil entender quais as funcionalidades necessárias de uma ferramenta de tecnologia. 

Entenda as necessidades do seu negócio e será muito mais fácil escolher a melhor opção de sistema para supermercado.

Pesquise os fornecedores

Buscar as melhores opções exige um pouco de tempo, mas vale a pena. Lembre-se de focar naquelas que têm experiência comprovada no seu segmento. 

Consulte as empresas e mercados atendidos pelos fornecedores e peça demonstrações gratuitas. Dessa forma, além de tudo, você poderá testar o conhecimento e a qualidade do atendimento dos atendentes. 

Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas antes da contratação!

Avalie as funcionalidades

Quando você escolhe os fornecedores especialistas em supermercados, maiores as chances de obter as funcionalidades certas para o seu negócio. 

Muitas vezes, ainda é possível customizar o sistema de acordo com as necessidades do seu estabelecimento. 

Considere todos os pequenos detalhes e o sucesso na escolha será ainda maior.

Custo e benefício

Entender o custo e benefício de todos os investimentos da empresa é sempre fundamental. 

Dessa forma, não avalie apenas o preço, mas também todas as vantagens e melhorias que o sistema poderá trazer para o seu negócio

Pense a longo prazo e solicite os resultados do fornecedor com outros empreendimentos.

Suporte e atendimento

Um sistema não é bom se não oferece suporte técnico a todo momento – antes, durante e depois do processo de implementação do software. 

Mais do que isso, avalie a qualidade do atendimento, mesmo sem fechar o negócio. 

Aproveite todo o seu conhecimento do setor e teste se os vendedores e especialistas do fornecedor da ferramenta realmente conhecem o segmento supermercadista. 

Entenda se eles realmente podem fornecer a estrutura e apoio de que você precisa. 

Conclusão

Com todas essas informações, será possível fazer a escolha do melhor sistema para supermercado para o seu comércio.

Sabemos que não é uma escolha fácil, mas o esforço vale a pena. Qualquer negócio que deseja a otimização de processos e o aumento da rentabilidade precisa de um sistema adequado.

Para você que chegou até aqui, clique e descubra tudo sobre o que o Adaptive Business pode fazer pelo seu mercado.

Compartilhe

Veja também

A gestão de um posto de combustível é um desafio constante, especialmente quando se trata

A gestão eficaz de um pequeno ou médio supermercado envolve não apenas atrair novos clientes,

Seja uma cafeteria, foodtruck, delivery ou churrascaria, quem gerencia um bar ou restaurante sabe que

A gestão de um posto de combustível é uma tarefa complexa que exige acompanhamento constante,

Fale conosco

Camada