No blogpost Dashboards: como funcionam e por que são importantes para o seu posto?, explicamos a importância dessa ferramenta para gestão de qualquer negócio e os benefícios que ela pode trazer para gerentes de posto de combustível.
Agora, vamos falar sobre como utilizar os dashboards do Everywhere para que você possa aproveitá-los ao máximo e ter toda a gestão da sua empresa na palma da sua mão.
Já reforçamos que os dashboards são instrumentos de gestão que oferecem clareza sobre os fatos e os dados da empresa. Logo, com eles, os gestores têm mais previsibilidade sobre a sua empresa, podendo agir da maneira adequada, no tempo certo.
Mas, para que você realmente possa fazer a sua empresa evoluir, é preciso saber usar os dashboards. Por isso, preparamos este artigo, para te ajudar a entender como usar os dashboards da melhor forma.
Adaptive Everywhere: porque ela pode ser uma excelente ferramenta para sua empresa
Muitos gestores, não acostumados a lidar com dados, ficam assustados quando se fala em dashboards. No entanto, o medo de trabalhar com gráficos e números deve ser deixado para trás. Caso contrário, o pior temor dos empresários pode acontecer: a falência da empresa.
Uma pesquisa do Sebrae sobre a mortalidade das empresas no Brasil aponta como principais motivos para o encerramento dos negócios a falta de um planejamento de negócio e insuficiências na gestão.
Sem planejamento assertivo e gestão eficiente, dificilmente as empresas conseguem passar dos cinco anos de atividade.
Por isso, é importante usar ferramentas de gestão que ajudam os gestores na missão de conduzir seus negócios e fazê-los sobreviver diante dos fatores que podem ser prejudiciais.
O Adaptive Everywhere é, portanto, a solução ideal para quem quer aliar tecnologia, gestão e business intelligence no seu negócio.
Essa ferramenta auxilia no controle e na gestão de processos que são cruciais para fazer a empresa evoluir. Compras, vendas, estoque, financeiro, contábil, várias áreas são contempladas pelo Adaptive Everywhere.
Com ele, você pode criar dashboards (painéis de controle) de acordo com a sua necessidade e visualizar outros já pré-definidos, que com certeza vão fazer a diferença no seu dia a dia.
Assim, o Adaptive Everywhere confere a você e ao seu negócio uma série de benefícios. Entre eles, podemos citar:
Agilidade
Primeiramente, você pode acessá-lo diretamente do celular ou outro dispositivo móvel; basta acessar o link referente ao seu domínio ou baixar o aplicativo. Além disso, após entrar no ambiente, os dashboards já estão customizados e disponíveis para visualização. Em poucos cliques, você tem uma visão 360º dos resultados da sua empresa.
Assertividade
Ao se deparar com os números da sua empresa, você enxerga o panorama real do que está acontecendo. Dessa forma, tem o ambiente perfeito para tomar as decisões mais assertivas para cada situação.
Integração
O Adaptive Everywhere está vinculado ao nosso software de gestão, o Adaptive Business. Com isso, diversas informações que o ERP processa podem ser transformadas em dashboards, pois todo o sistema está integrado.
Produtividade
Com o acesso rápido e prático na palma da sua mão, você visualiza tudo com mais facilidade, tendo mais tempo para cuidar do que realmente importa. O mesmo vale também para seus colaboradores, que não precisam mais produzir planilhas com gráficos e tabelas, uma vez que o Adaptive Everywhere automatiza todo esse processo.
Como utilizar os dashboards do Adaptive Everywhere: conheça os painéis
O Adaptive Everywhere tem diversos painéis que servem para elucidar os gestores sobre os cenários da sua empresa e oferecer as informações necessárias para a tomada de decisão.
A seguir, vamos apresentar alguns dos painéis que estão disponíveis.
Vendas/Recebimento/Estoque
Neste painel, os gestores fazem um acompanhamento de dados de vendas, tipos de recebimentos e estoque.
Um dos gráficos apresentados é o de recebimentos por venda. Ele permite identificar a quantidade percentual de vendas por meio de pagamento: espécie, débito, crédito, a prazo.
Dessa forma, o gestor entende de que forma são realizadas as suas vendas, o que pode gerar insights para ações estratégicas.
Quais análises consigo fazer?
Neste mesmo painel, é possível visualizar o quantitativo de vendas por item. No caso de um posto de combustíveis, por exemplo, o gestor pode conferir o quanto se vendeu, em litros, de gasolina comum, etanol, óleo diesel, entre outros produtos.
Outro painel importante desta seção para donos de postos de combustíveis é o acompanhamento da litragem de cada tanque. Ele indica a capacidade máxima para cada um e a sua quantidade restante.
Dessa forma, o gerente do posto consegue fazer um controle do estoque dos seus combustíveis mais real.
Conciliação de cartões
A conciliação de cartões é um processo delicado e exige muito da sua equipe financeira. Com o Adaptive Business, o cenário muda, pois ele conta com um módulo específico para fazer a conciliação da sua empresa de forma automática.
Todas as informações são transformadas também em um dashboard no Adaptive Everywhere. Este painel permite que você fique por dentro dos valores recebidos via cartão de crédito/débitos, das taxas cobradas pelas operadoras e dos repassados por elas.
Saber como utilizar os dashboards inclusive na hora de conferir os recebimentos das operadoras de cartão é essencial para garantir uma boa saúde financeira.
Quais análises consigo fazer?
Neste dashboard, você pode conferir um comparativo entre as vendas a crédito à vista ou débito à vista.
Também tem as informações dos valores totais de vendas, recebimentos, antecipação (quando houver), lançamentos futuros e ticket médio.
Painel Financeiro
Sabemos que o fluxo de caixa é um elemento essencial para qualquer empresa, pois ele quem mostra como estão as entradas e saídas e o quanto a empresa tem de capital de giro.
Por isso, a nossa solução também traz um painel financeiro com as informações referentes ao fluxo de caixa da empresa, como saldo líquido, valores a pagar e valores a receber. Observe no painel a seguir:
Entender como utilizar os dashboards para a sua gestão financeira é o primeiro passo para conseguir mais eficiência nos seus resultados.
Quais análises consigo fazer?
Entre as leituras que podem ser feitas neste painel, podemos salientar a comparação entre o valor total de Contas a Pagar (no dia, nos próximos dias e já vencidas) e o de Contas a Receber. Em ambas as situações, são mostradas as Contas do dia, dos dias seguintes e as já vencidas.
Também se pode analisar essas contas por aspectos diferentes, como natureza e prazo de recebimento.
Como criar novos dashboards no Adaptive Everywhere
Você já entendeu que o Adaptive Everywhere pode sim ser a melhor solução para auxiliar a tomada de decisões da sua empresa. Então, você já está pronto para saber como criar dashboards no Adaptive Everywhere.
Nesta ferramenta, você pode criar um dashboard conforme a sua necessidade, com sua visão sobre os dados e as informações que considera relevantes para o seu negócio.
Criar um dashboard é simples. Após acessar o ambiente da sua empresa, você precisa ir direto no menu “Configurações”.
A partir de então, você precisa seguir algumas etapas. A primeira delas, é a definição dos parâmetros, que vão permitir a consulta aos componentes dos dashboards.
Em seguida, precisa adicionar os componentes. Eles são as informações que serão exibidas nos painéis do seu dashboard.
Por fim, o usuário tem que adicionar as informações em um painel, o que chamamos de agrupamento.
Para você entender exatamente como criar dashboards no Adaptive Everywhere, sugerimos a leitura do nosso manual no Adaptive Wiki.
Assim, você conhece ainda mais a solução e aprende como utilizar os dashboards e variações da forma ideal. E o que você ganha com isso: os números da sua empresa se tornam mais confiáveis, os processos mais robustos e a gestão mais facilitada.
Ah! E para solicitar uma demonstração gratuita do Adaptive Petros, é só falar com a gente pelo WhatsApp.