fbpx

Como funciona a antecipação de recebíveis em postos de combustíveis?

Publicado em:

O fluxo de caixa de um posto de combustíveis é um dos fatores que necessita de maior atenção na administração financeira. Os prazos de pagamento e recebimento muitas vezes não coincidem, deixando um espaço vazio entre eles.

Como o capital de giro acaba sofrendo consequências, uma das opções para arrecadar fundos mais rapidamente é a antecipação de recebíveis. É possível antecipar o recebimento de suas vendas e, assim, desafogar a empresa.

Entretanto, isso deve ser feito com cautela. Hoje, você verá como funciona a antecipação de recebíveis em postos de combustíveis, quando ela é vantajosa e o que saber antes de contratar.

 

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis em postos de combustíveis é quando você antecipa o recebimento de vendas feitas a prazo. Algumas vendas podem demorar mais de 15 dias para serem validadas e depositadas na conta da empresa.

Solicitando a antecipação de recebíveis, você está fazendo uma negociação com a instituição financeira responsável, e o pagamento é depositado com prazo a partir de 1 dia útil.

Essa forma de recebimento é comum em diversas empresas e se tornou popular devido às estratégias financeiras que têm o poder de tirar as contas do vermelho.

Entretanto, nem sempre vale a pena fazer a antecipação de recebíveis. É preciso que a empresa tenha plena consciência das condições e implicações que essa solução possui, a fim de manter o seu planejamento de fluxo de caixa sob controle.

Sabendo administrar bem a antecipação, ela pode ser uma ótima solução para determinados fins. A seguir, vamos entender quais são e qual o momento certo para fazer a antecipação em seu posto.

 

Quando fazer a antecipação de recebíveis?

O ideal seria um cenário onde a antecipação de recebíveis fosse uma escolha e não uma necessidade. Entretanto, sabemos que esse não é o caso. A antecipação de recebíveis em postos de combustíveis serve para atender a compromissos financeiros importantes que simplesmente não podem aguardar até o prazo normal de recebimento.

Entre esses compromissos, estão:

  • Pagamento de fornecedores;
  • Aumento do capital de giro;
  • Cobertura de outras operações com juros maiores;
  • Pagamento de 13° dos funcionários;
  • Eventuais emergências;
  • Manutenção de estoque;
  • Entre outros.

A regra é utilizar a antecipação de recebíveis somente quando for realmente necessário ter esses valores em caixa antes do prazo normal. Por isso, a viabilidade da transação deve ser analisada sempre.

Caso os gestores entendam que é possível aguardar o prazo, ou obter a renda a partir de outros investimentos, a antecipação de recebíveis em postos de combustíveis está desaconselhada.

Em muitos casos, você chegará à conclusão de que a antecipação é realmente a única alternativa. Sendo assim, é muito importante entender quais são as vantagens, os riscos e o que avaliar antes da contratação.

 

Vantagens da antecipação de recebíveis em postos de combustíveis

A grande vantagem de optar pela antecipação de recebíveis ao invés de outras formas de crédito, é que a empresa estará solicitando a antecipação de seu próprio dinheiro. Por isso, você pode esperar tarifas e taxas menores do que outras operações disponíveis no mercado.

Geralmente, a antecipação de recebíveis possui taxas de juros abaixo do que qualquer outro tipo de crédito. É por isso que, quando a empresa precisa de dinheiro, a antecipação de recebíveis deve ser sempre a primeira opção a ser considerada.

Outras vantagens incluem:

  • Ter capital de giro suficiente para diversos compromissos financeiros;
  • Não atrasar pagamentos a fornecedores ou colaboradores;
  • Não adiar soluções para problemas graves ou importantes;
  • Não deixar faltar produtos em estoque (evitando a perda de vendas e clientes);
  • Ter melhores condições de atuar na gestão financeira em casos emergenciais.

Contudo, há também riscos em solicitar a antecipação de recebíveis em postos de combustíveis.

 

Quais são os riscos da operação de antecipação?

O principal risco em fazer a antecipação de recebíveis é colocar a empresa em situação de prejuízo. Isso acontece somente se o gestor não conhecer o fluxo de caixa e não entender o momento financeiro que a empresa está passando.

Outro risco é acabar tendo mais prejuízo do que o esperado com taxas e tarifas, pois nem sempre é possível saber quais parcelas serão antecipadas. Por vezes, as instituições antecipam parcelas que sejam mais vantajosas para elas mesmas, com taxas maiores.

 

O que avaliar antes de solicitar a antecipação de recebíveis?

Você não pode realizar a solicitação sem antes fazer uma análise e verificar se essa é realmente a melhor opção, ou se o momento é propício. veja o que deve ser analisado antes de uma antecipação de recebíveis em postos de combustíveis.

 

Juros

Apesar de quase sempre a taxa de juros ser menor na antecipação em comparação com outras linhas de crédito, faça sempre uma simulação. Dependendo do caso, outras opções podem ser mais viáveis para conseguir capital.

 

Calcule o valor total da operação

A antecipação de recebíveis está sujeita não somente à taxa de juros, mas também à cobrança de IOF e outras tarifas. Antes de fazer uma antecipação, certifique-se de entender o custo total dessa operação e avalie se compensa sua necessidade.

 

Planeje o fluxo de caixa

A antecipação de recebíveis pode virar uma dependência que te coloca em um ciclo. Se isso acontecer, você começará a fazer antecipação todos os meses, depois todas as semanas, até que chegue na antecipação automática diariamente. A melhor forma de evitar isso é fazer um bom planejamento do fluxo de caixa.

 

Tenha um TEF

Possuir um TEF é tão importante quanto qualquer cálculo ou análise para a boa saúde financeira do seu posto de combustíveis. O TEF é a sua segurança na hora de realizar uma venda.

Grande parte do déficit financeiro em uma empresa vem da operação sem o TEF, onde acabam ocorrendo erros que geram prejuízos.

A Adaptive possui um TEF preparado para atender o seu posto com tudo o que ele precisa.

  • Conciliação automática de vendas e cartões;
  • Aceita todas as bandeiras do mercado;
  • Pagamento integrado com o abastecimento;
  • Eficiência no recebimento;
  • Entre outros benefícios.

Conheça o TEF SVBR agora e ganhe uma demonstração gratuita!

GOSTOU? Deixe seu e-mail e receba conteúdos como este!

O que achou? Deixe um comentário