fbpx

Por que investir em um ERP na nuvem no posto? 7 motivos tentadores

Se você já teve dúvidas entre escolher um ERP na nuvem ou um ERP físico para o seu posto de gasolina, você precisa ler este texto. Esperamos que até o final deste conteúdo, você tome a melhor decisão para o seu negócio. E nós vamos te auxiliar nesse processo. 

Com o passar dos anos, a tecnologia em nuvem vem revolucionando cada vez mais a forma com que as pessoas realizam tarefas em seus dispositivos, sejam eles computadores, tablets ou smartphones. Também conhecida como cloud computing, ou computação em nuvem, essa tecnologia tem a capacidade de integrar e automatizar diversas ferramentas de gestão por meio da internet.

Isso não é diferente com os softwares de gestão empresarial. Conhecidos também como ERPs,  muitos desses sistemas se utilizam da segurança e agilidade da tecnologia  em nuvem para simplificar a vida dos gestores e funcionários das empresas. Continue a leitura que explicaremos como os ERP na nuvem podem aprimorar a gestão e potencializar os resultados do seu negócio!

Mas afinal, o que é de fato um ERP?

O ERP é  sigla do termo em Inglês Enterprise Resource Planning ou planejamento de recursos. Em outras palavras, trata-se de um software de gestão empresarial que integra ferramentas dos mais diversos departamentos, como financeiro, vendas e outros  setores da empresa. Tudo isso em um único software, pensado para automatizar tarefas e tornar a gestão empresarial mais simples e eficiente.

E na prática, como isso funciona? Imagine o seguinte cenário: seu fornecedor acabou de enviar um lote de produtos. Quando o responsável lançar o produto no estoque, o setor financeiro receberá as informações automaticamente para realizar o pagamento. Da mesma forma, quando um item é vendido, o estoque é ajustado a fim de evitar falhas de comunicação entre os setores. O sistema de ERP pode emitir notas fiscais, por exemplo, já que as atividades são automatizadas.

ERP físico x ERP na nuvem

Na hora de escolher um ERP para o seu posto de gasolina, você, como gestor, pode optar por duas opções principais: o ERP na nuvem ou o ERP físico/ local. Apesar de terem algumas semelhanças entre si, cada um deles têm as suas particularidades. 

A grande diferença é que o ERP na nuvem consiste em um sistema de gestão com todas as ferramentas necessárias para gerenciar o seu posto instaladas dentro de um servidor remoto. Contudo, algumas aplicações como o Java, por exemplo, precisam estar instaladas e atualizadas em seu computador. Desta forma, seu acesso se dá pela internet.

Já o ERP físico precisa ser instalado por inteiro em um servidor local que deve estar conectado com a rede empresarial. Além disso, a grande maioria desses sistemas só permite que acesso a informações e execução de atividades sejam feitas diretamente da máquina onde o software está instalado. 

Em contrapartida, o ERP na nuvem permite seu acesso de qualquer dispositivo com acesso à internet. Ao optar por um sistema em nuvem você terá uma economia, pois como a operação é on-line, não será necessário arcar com a elaboração da infraestrutura de um hardware que seja capaz de suportar o sistema.

Como funcionam os sistemas de gestão na nuvem?

Não é uma tarefa difícil, e você não precisa ser da área de TI para entender como funcionam os sistemas de gestão em nuvem. De maneira resumida, eles operam por meio da integração de diversas ferramentas de variados setores da empresa. Estoque, funcionários e contabilidade são só alguns dos setores que podem compor o sistema.

Todos os dados do seu posto de gasolina, como por exemplo: clientes, fornecedores, mercadorias, colaboradores, transações de vendas e compras, impostos, taxas, entre outros, ficarão registrados no sistema. Isso possibilita  uma análise mais ampla e completa sobre o seu negócio a qualquer hora e em qualquer lugar.

Os sistemas em nuvem são seguros?

Em um primeiro momento, quando pensamos em deixar nossos dados mais importantes nas mãos de terceiros, essa não parece ser uma boa ideia, não é mesmo? Contudo, quando pensamos nos sistemas em nuvem, é exatamente o contrário. 

Sistemas em nuvem seguem padrões internacionais de segurança, como SSL e criptografia avançada. Esses protocolos de segurança contam com diversos mecanismos de defesa contra intrusos e também proteção no caso de vírus. 

Além disso, toda a responsabilidade referente à segurança está nas mãos da empresa contratada. Atualizações correções de bugs e problemas são de responsabilidade de quem forneceu o software.

Por fim, os ERPs na nuvem realizam backups de todos os dados de maneira automática e frequentemente. Desta forma, caso aconteça algum eventual problema, todos os seus dados ficarão guardados com a empresa de forma segura na nuvem.

7 vantagens de utilizar um ERP na nuvem

  1. Mais controle para os gestores

    Uma das grandes vantagens de um ERP na nuvem é a possibilidade que o gestor conquista de controlar os processos internos com mais eficiência. A armazenagem na nuvem permite a visualização de dados do negócio de forma mais eficaz e simplificada, o que possibilita a análise sobre a performance da empresa e a tomada de decisões de forma mais assertiva e descomplicada. 

  2. Segurança das informações

    As empresas que oferecem soluções em nuvem realizam grandes investimentos para garantir a proteção dos seus dados, o que inclui diversos protocolos de segurança com eficazes firewalls e sistemas de prevenção de intrusos, além de contratos de compromisso para garantir a responsabilidade em caso de danos causados às informações na nuvem. Além disso, empresas que contratam essas soluções deixam de se preocupar com a perda de dados, um risco em sistemas locais. 

  3. Backup’s diários

    Além de não precisar se preocupar com o local onde estão armazenados os documentos e a organização para encontrá-los, optar por um ERP na nuvem é também ter a garantia de que dados importantes do negócio estão seguros. O sistema faz o backup automaticamente, evitando a perda de documentos e a necessidade de guardar arquivos impressos, o que ainda reduz custos. 

  4. Redução de custos

    Ao contratar um ERP na nuvem, o tempo de trabalho de algumas tarefas da equipe é reduzido e a necessidade de impressão de documentos também, evitando custos com compra de folhas e impressoras e contribuindo com o meio ambiente. A lém disso, a empresa também reduz custos com mão de obra de TI e tecnologia própria.

  5. Acesso de qualquer lugar

    Com um sistema ERP na nuvem, é possível acompanhar o desempenho do negócio de qualquer lugar, de um computador e até mesmo outros dispositivos móveis conectados à internet. 

  6. Mais produtividade

    Ao utilizar um ERP na nuvem, é possível conectar e ter acesso a diferentes setores do negócio em um só lugar, promovendo maior integração entre a equipe. Assim, fica muito mais fácil armazenar e localizar documentos, por exemplo, o que otimiza tempo e contribui para a agilidade dos processos.

  7. Menos retrabalho

    Como o software na nuvem permite a maior integração entre os setores do negócio, a comunicação entre eles também se torna mais eficiente. Dessa forma, desde erros mais simples, que acontecem por falta de diálogo e até mesmo erros mais graves podem ser eliminados, o que contribui para a execução de processos mais seguros e diminui as chances de retrabalho. 

O que você conquista ao escolher o Petros?

Agora que você já é quase um expert de ERP na nuvem, que tal conhecer as vantagens da nossa solução para postos de gasolina?

O Petros é o nossa ERP completo em gestão de postos de combustíveis na nuvem. Nosso sistema de gestão otimiza desde o atendimento até mesmo o setor financeiro do seu posto. São diversas funções que podem ser automatizadas pelo software, transformando processos lentos do dia a dia em procedimentos rápidos e descomplicados

Confira abaixo algumas das vantagens de utilizar o Petros no seu posto.

  • Automação – O Petros automatiza as principais tarefas do dia a dia do seu  posto, como fluxo de caixa, estoque, conciliação de cartões e outras;
  • Integração – Tenha todos os setores do seu posto em um só lugar de gestão de fornecedores às vendas. Com a sincronização automática dos dados que possibilita a integração das informações do PDV com o back-office e vice-versa;;
  • Facilidade – Com os dashboards do Petros, você visualiza informações, gerencia processos importantes do seu posto de combustível na palma da sua mão, necessitando apenas de acesso à internet. Você pode até programar a alteração de preço do combustível, por exemplo, a qualquer hora e estando em qualquer lugar do mundo!
  • Segurança – Backups periódicos mitigam os riscos de ciberataques e também a perda de dados. Além disso, a criptografia SSL (Secure Sockets Layer) realiza a proteção dos dados trafegados;
  • Produtividade – Acompanhe as vendas em tempo real, por frentista e tipo de combustível, com relatórios enviados para seu e-mail ou celular. Outro ponto importante é a usabilidade e rotinas altamente customizáveis que permitem de forma rápida e segura a adequação dos processos operacionais e gerenciais do cliente ao sistema;
  •  Redução de custos – Os custos dos sistemas em nuvem são menores, pois você só paga pelo volume de processamento e armazenamento que necessita. Ou seja, gera uma otimização dos investimentos em hardware e software;
  • Controle – Acesse todos os dados do seu posto a qualquer momento a fim de tomar decisões fundamentadas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Com o uso da internet alguns processos se tornaram mais fáceis, não é mesmo? Hoje em dia você pode administrar a sua empresa de qualquer lugar, quer saber como? Confira o nosso post sobre como gerenciar seu posto de gasolina à distância e acompanhe o nosso blog para ficar sempre por dentro. 

E se você quer saber como o Petros pode revolucionar a gestão do seu posto de gasolina, solicite uma demonstração gratuita e sem compromisso, agora mesmo!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!