fbpx

Dicas de ouro para gestão de estoque para lojas de conveniência

gestão estoque lojas conveniência

gestão estoque lojas conveniência

Fazer o controle e gestão de uma loja de conveniência não é uma tarefa nada fácil, principalmente quando se trata de gerenciamento de estoque. Controlar e registrar todas as vendas do estabelecimento, apresentar aos clientes um bom atendimento, administrar a equipe e monitorar o estoque são algumas das principais tarefas para o sucesso do negócio. Atividades que requer muita atenção e cuidados do gerente.

Entre as funções citadas, fazer a gestão de estoque é a que requer mais atenção, pois é uma das tarefas mais trabalhosas e difíceis de serem alcançadas. Gerenciar a quantidade de itens armazenados e garantir que esse número não fique alto ou que não faltem produtos nas prateleiras, é muito importante para que as lojas de conveniência tenham resultados positivos.

Dicas para melhor gerenciamento de estoque

Neste post será apresentado 5 dicas valiosas para melhor gestão e controle de estoque da loja de conveniência, tarefas complexas e muito importantes desempenhadas pelo gerente do estabelecimento.

Vamos lá!

Faça um balanço e cadastre todos os produtos

Primeiramente é necessário que os gestores saibam exatamente quais os produtos que a loja comercializa. Com isso, deve-se levantar e coletar todos os dados e informações dos produtos e posteriormente registrá-los para controle.

O cadastro dos itens comercializados na loja de conveniência pode ser feito em um bom sistema de gestão e até mesmo em uma planilha de Excel. Obviamente, para evitar retrabalhos, ter um melhor controle e gerenciamento destes cadastros, recomendamos que seja feita através do sistema.

Após levantar e conhecer todos os itens, é possível realizar a gestão de estoque e controlar a entrada e saída dos produtos da loja.

 

Separação e organização

É essencial que os encarregados da loja de conveniência possuam um checklist organizado e não apenas fazer o levantamento, desta forma poderão verificar a existência ou não de todos os produtos. Esse recurso possibilita aos gestores a encontrarem os itens que estão em alta e agiliza os processos de compra.

 

Crie procedimentos

É importante que a gestão do posto crie procedimentos para serem seguidos. Para isso é necessário criar fluxogramas e descrever atividades como reposição de produtos, verificação física do estoque, abertura de pedidos de compra/reposição, entre outros.

Além disso todos os procedimentos devem ser escritos, registrados e apresentados a todos os colaboradores da loja de conveniência. Com isso pode aumentar a chance de trazer melhores resultados e assim seguirem corretamente o que foi definido.

 

Crie reuniões periódicas

É necessários ter todos os colaboradores engajados com os procedimentos adotados pela loja de conveniência, para isso é preciso mantê-los atualizados sobre qualquer modificação e tornar com que todos se envolvam com os processos definidos e coloquem em prática. Para isso pode ser feito uma reunião de alinhamento semanal ou periódica para acompanhar as atividades.

 

Utilize a técnica PEPS

A técnica “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”, ou simplesmente PEPS, é uma das mais utilizadas e mais efetivas quando o assunto é gestão de estoque. Por meio dela os gerentes podem garantir que os primeiros itens a entrarem no estoque sejam os primeiros a irem para as prateleiras da loja.

Esse processo lógico de gestão de estoque evita as perdas e garante que os clientes sempre encontrem produtos novos nas prateleiras.

 

Aprendeu como realizar a gestão de estoque em lojas de conveniência? Cadastre-se abaixo para receber mais dicas por e-mail.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!