Em um mercado competitivo, buscar se diferenciar é uma estratégia que ajuda a não ser visto como só mais um. É preciso mostrar aos clientes uma razão (ou várias) para que eles optem pelos seus produtos ou serviços.
Porém, se destacar dentre diversos concorrentes é uma ideia bonita na teoria e difícil na prática, concorda? Afinal, conseguir oferecer um produto ou serviço diferenciado que valha o investimento, que os clientes aprovem e comecem a ver um valor na marca demanda criatividade, ousadia, conhecimento de mercado e investimento financeiro.
Fazer o que todos fazem pode dar um sentimento de segurança com relação ao negócio: se está dando certo para todo mundo, também vai dar para mim. Mas talvez esse pensamento não seja sustentável a longo prazo. E quem quiser garantir vantagem competitiva, precisará acompanhar as transformações e investir em inovações.
Organizamos a seguir alguns pontos que você precisará ter atenção para garantir mais sucesso para seu posto de combustível.
A primeira impressão
O ambiente é o momento inicial com o qual o cliente se depara no posto. Ele pode proporcionar várias sensações (conforto, receptividade, segurança, estresse, desorganização etc.) e fazer a pessoa ter seus primeiros pensamentos em relação aos seus serviços.
Muitas vezes esses pensamentos relativos à apresentação física do posto não se dão de forma totalmente direta e consciente, o que pode levar o cliente a generalizar o serviço dado pela empresa. Assim, ainda que o atendimento seja impecável e os produtos sejam de qualidade, pecar na imagem do espaço pode comprometer seu resultado.
Agregação de serviços
Investir em serviços que agreguem valor ao cliente pode ser o quesito que fará ele achar o seu posto mais especial que os outros. Ofereça benefícios mais comuns, como troca de óleo e lava a jato. Mas também pense no que as pessoas poderiam fazer enquanto esperam o serviço no carro ficar pronto. Ter um pouco de criatividade aqui é necessário. E para isso, é importante você saber ao certo quem é o seu público, para saber as necessidades dele e ter ideia do que poderia agradá-lo.
As pessoas precisam abastecer seus carros com frequência, além de, eventualmente, precisarem de outros serviços neles. Na correria do dia a dia fica difícil dar conta de conciliar todos os afazeres. E quanto mais você conseguir facilitar a vida dos seus clientes, mais valor eles verão na empresa.
Divulgação nas mídias sociais
Podemos elencar alguns objetivos principais neste ponto:
- Fazer sua empresa ser notada;
- Manter um bom relacionamento com os clientes;
- Atrair mais consumidores, por meio do marketing de conteúdo.
Segundo a pesquisa feita pelas We are Social e Hootsuite, os brasileiros passam, em média, 3 horas e meia por dia nas mídias sociais. Facebook, Instagram, LindedIn, Twitter, Youtube são bons meios para investir o seu negócio, o que vai diferenciar uma da outra é saber onde seu público está.
É interessante ter uma frequência constante de publicações, seja de conteúdo escrito ou mesmo posts com o intuito de interagir ou divulgar ofertas.
Caso queira se aprofundar mais no assunto, faça download do e-book Como o Facebook pode levar seu Posto de Combustível ao Sucesso.
Soluções tecnológicas
Na Era Digital, usar a tecnologia a nosso favor é imprescindível para termos mais eficiência e integração nos processos. Existem facilitadores que reúnem diversas características positivas para auxiliar na gestão de um posto de combustível. O TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e um sistema de gestão trazem grandes vantagens.
TEF
Esse sistema é como uma maquininha de cartões, mas, diferentemente de algumas, trabalha com várias redes adquirentes ao mesmo tempo, o que dá acesso a múltiplas bandeiras de cartões de crédito e débito.
Para postos de combustíveis, que costumam lidar com grandes movimentações financeiras, é ideal que se invista em soluções que facilitem todo o controle do dinheiro e sejam práticas para usar no dia a dia.
Sistema de automação para posto
Além do TEF, ter um software de gestão também beneficia o gerenciamento de um posto. Os detalhes que um gestor precisa prestar atenção são inúmeros: satisfação dos clientes, supervisão dos funcionários, controle do orçamento, planejamentos.
Os bons sistemas precisam ser armazenados em nuvem. O que significa que não ocuparão o espaço no computador de quem o contrata. Por esse motivo, não haverá preocupação com a memória que ele exigiria nem com a perda de informações, caso o computador sofra algum dano.
Outras vantagens que podemos listar são:
- Acesso de qualquer lugar;
- Atualizações automáticas;
- Custos mais baixos;
- Agilidade nas atividades;
- Informações mais precisas e seguras;
- Controle das operações;
- Melhor planejamento.
Então, um bom software já é meio caminho andado para que o gestor consiga fazer as conciliações bancárias e evitar perdas desnecessárias.
Conclusão
Você percebeu aqui que a diferenciação não se faz apenas em um único passo, e muito menos, é algo simples de se efetivar.
Os clientes estão cada vez mais exigentes e conhecedores de um bom serviço e do que querem com ele. A concorrência, por sua vez, está maior e mais difícil de ser combatida. Assim, aquilo que antes conseguia separar uma empresa boa de uma ruim, como a qualidade do produto, hoje é apenas um fator básico: é vital ter, mas, ao mesmo tempo, não diferencia você.
Buscar a diferenciação e o sucesso precisa de uma base: planejamento administrativo e financeiro, processos integrados, bom atendimento, colaboradores motivados e capacitados, metas bem definidas, imagem do posto, qualidade dos produtos, conhecimento do público-alvo. Com a base bem estruturada é que virá o topo: serviços agregadores e que oferecem algo intangível ao cliente.
Temos um e-book com mais detalhes sobre o assunto que abordamos aqui. Baixe gratuitamente Como Diferenciar Meu Posto de Combustível dos Concorrentes? Desejamos sucesso e não desista da caminhada!