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Gestão centralizada para postos de combustíveis – O que é e quais as vantagens?

A gestão centralizada é um modelo de gestão que ajuda na tomada de decisão de maneira mais uniforme em toda a organização. Trata-se de uma forma de garantir que sua empresa estará funcionando na mesma sintonia em todas as filiais.

Para postos de combustíveis, esse modelo de gestão é altamente benéfico, já que uma rede com vários postos precisa garantir que o cliente tenha exatamente os mesmos produtos e serviços, oferecidos da mesma forma, em todos os seus pontos de venda.

Entretanto, a gestão centralizada para postos de combustíveis é muito mais do que a oferta de uma experiência consistente. Hoje, você vai entender um pouco melhor como funciona a gestão centralizada e como ela pode beneficiar a sua rede de postos de combustíveis.

O que é gestão centralizada?

A gestão centralizada é aquela que coloca as principais tomadas de decisões a encargo da alta cúpula hierárquica da empresa. Uma vez que as decisões são tomadas, elas são transmitidas a cada filial e à matriz ao mesmo tempo e da mesma forma.

Isso cria um processo bem definido, com precisão nas informações e menor margem para erros. Ao receber as decisões, cada filial vai garantir sua aplicação conforme as instruções e orientações que estão centralizadas na diretoria .

Por que centralizar a gestão de postos de combustíveis?

Como resultado da centralização, toda a empresa trabalha no mesmo ritmo, oferecendo as mesmas soluções, do mesmo modo e com a mesma qualidade. É a melhor forma de garantir que a empresa seja padronizada para atingir um nível mais alto de satisfação e consistência.

Além disso, a centralização da gestão também permite administrar melhor urgências e demandas em geral, garantindo que os procedimentos definidos pelo topo da hierarquia sejam aplicados em todos os segmentos competentes.

Geralmente, é um modelo de gestão para líderes que querem isentar as filiais e seus responsáveis de tomar as principais decisões que impactam no negócio como um todo. Um volume muito menor de responsabilidades fica a encargo dos gerentes, enquanto a diretoria  toma conta da maior parte das decisões.

Para isso, é necessário possuir uma visão macro do negócio e garantir que os líderes que estejam mais abaixo na hierarquia saibam respeitar e cumprir as decisões tomadas na cúpula.

Quais as vantagens da gestão centralizada para postos de combustíveis?

1 – Administração de toda a rede a partir de um único lugar

Ter que administrar uma rede de postos de combustíveis já é uma tarefa um tanto complexa. Se você tiver que fazer isso separadamente de acordo com cada ponto de venda, a gestão se torna confusa e mais difícil.

Uma das vantagens da gestão centralizada para postos de combustíveis é a possibilidade de realizar a administração de todos os postos a partir do mesmo lugar e ao mesmo tempo. Isso reduz o tempo necessário para a gestão, além de reduzir custos operacionais.

2 – Maior controle sobre o negócio como um todo

Ao centralizar a gestão de postos de combustíveis, você ganha maior controle sobre todas as situações. É frequente encontrar empresas que sofrem com a falta de controle, onde, apesar de uma decisão ter sido tomada, os colaboradores estão agindo de outra forma.

A gestão centralizada evita divergências, permite maior controle e garante que todos os colaboradores entendam e coloquem em prática as decisões e diretrizes passadas pela diretoria.

Podemos citar algumas rotinas que terão um aumento significativo no controle das informações:

  • Gestão de compras e estoque de combustíveis;
  • Controle de recebimento de de combustíveis;
  • Lançamento de notas fiscais;
  • Geração e emissão de LMC;
  • Controle das aferições;
  • Conferência das vendas;
  • Gestão de despesas e vales a funcionários;
  • Diversas rotinas gerenciais;
  • Gestão financeira – contas a pagar e receber, faturamento, conciliação bancária e de cartões.

Assim, a empresa consegue controlar melhor as rotinas, os procedimentos, os imprevistos, os problemas, a operação e as ofertas.

3 – Uniformidade em todas as áreas

Imagine que um cliente reclama que, em um de seus postos, teve que descer do carro para efetuar o pagamento, enquanto em outro posto da mesma rede, conseguiu efetuar o pagamento sem sair do carro.

Trata-se de uma divergência de processos. Enquanto uma gestão descentralizada abre margem para este tipo de inconsistência, a gestão centralizada garante a uniformidade de processos. Contudo, essa uniformidade também se aplica em outras áreas da empresa.

Todos os setores, como financeiro, recursos humanos, vendas, compras, estoque, liderança e operação, terão processos bem definidos a serem seguidos onde quer que estejam os colaboradores.

Isso te permite, inclusive, remanejar colaboradores com mais facilidade em caso de emergências, como na ausência imprevista de um colaborador importante em um dos postos.

4 – Agilidade operacional e comunicativa

A gestão centralizada para postos de combustíveis aumenta a agilidade operacional ao definir o que cada colaborador e área deve realizar. Isso não abre espaço para que os colaboradores percam tempo tentando tomar uma decisão que não cabe a eles.

A comunicação também é beneficiada pela gestão centralizada de postos de combustíveis, ficando mais ágil e assertiva. Todos os líderes e colaboradores sabem a quem devem se reportar e como o fazer. Dessa forma, você garante que as informações mais importantes cheguem às pessoas certas em tempo real.

Da mesma forma, a comunicação descendente também é mais rápida, já que pode ser passada pela diretoria  de uma vez só, utilizando diversos canais de comunicação, dirigindo-se a todas as filiais da empresa.

5 – Diminuição da mão-de-obra

Com a gestão centralizada de postos de combustíveis, será possível diminuir a mão-de-obra necessária para te ajudar a tomar conta das filiais. Algumas funções que antes serviam para intermediar a diretoria e a operação não se fazem mais necessárias.

Com isso, você delega com mais eficiência e assertividade, além de garantir maior eficácia das decisões quando forem passadas à equipe.

6 – Redução de custos

Se você chegou até aqui, já entendeu o tamanho da redução de custos que uma gestão centralizada para postos de combustíveis é capaz de gerar. Além da economia de tempo e recursos, também é possível economizar mão-de-obra.

E a melhor forma de atingir todo esse potencial é através de uma solução tecnológica que coloca o controle de sua empresa em suas mãos. Com a solução ideal, você conseguirá migrar para uma gestão centralizada sem grande esforço.

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