fbpx

Gestão financeira para bares e restaurantes: como otimizar a operação no seu negócio.

5 minutos
gestao-financeira-para-bares-e-restaurantes-como-otimizar-a-operacao-no-seu-negocio

Seja uma cafeteria, foodtruck, delivery ou churrascaria, quem gerencia um bar ou restaurante sabe que o dia a dia de trabalho não é simples. Começa horas antes de atender os primeiros clientes, com o recebimento dos fornecedores, assim como o preparo dos alimentos e bebidas. Certamente, segue horas depois com o fechamento do caixa e a organização para o dia seguinte. 

Em meio a tanta correria, é comum que alguns processos fiquem perdidos no meio do caminho, prejudicando na saúde do negócio. Se você está nesta situação, saiba que a tecnologia é a melhor aliada para otimizar a gestão financeira de bares e restaurantes.

A importância da gestão financeira para bares e restaurantes

Bares e restaurantes são negócios dinâmicos e desafiadores, onde a competição é acirrada e as margens de lucro podem ser apertadas. Uma gestão financeira eficiente é a espinha dorsal para a sobrevivência e o crescimento nesse setor. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), uma parcela significativa dos estabelecimentos fecha suas portas nos primeiros anos de operação devido à má gestão financeira. Dados da associação revelam que cerca de 35% dos bares e restaurantes fecham as portas em seus primeiros dois anos de funcionamento, e uma das principais razões para esse alto índice de fechamento é a falta de controle financeiro adequado.

A falta de uma gestão financeira sólida pode levar a diversos problemas, assim como: gastos excessivos, descontrole de estoque, dificuldades para pagar fornecedores e funcionários, além de comprometer a qualidade do serviço oferecido. Por outro lado, em situações mais críticas, pode resultar em problemas fiscais, multas e até mesmo o encerramento das atividades.

Prejuízos de não ter um controle financeiro em bares e restaurantes

Para compreender melhor os prejuízos de não ter um controle financeiro adequado em bares e restaurantes, é importante reconhecer alguns cenários comuns:

  1. Desperdício de Recursos: Sem controle financeiro, as compras de ingredientes e suprimentos podem se tornar excessivas e desnecessárias, resultando em um desperdício financeiro significativo.
  1. Dificuldades no Pagamento de Contas: A falta de visibilidade sobre as finanças pode dificultar o pagamento de contas, levando a atrasos, juros e penalidades.
  1. Fluxo de Caixa Negativo: Sem uma gestão financeira eficaz, é possível que os gastos superem as receitas, resultando em um fluxo de caixa negativo, o que pode levar ao endividamento e ao fechamento do estabelecimento.
  1. Perda de Clientes e Reputação: Quando a qualidade do serviço e dos produtos é comprometida devido a problemas financeiros, os clientes podem se afastar, afetando a reputação do negócio.
  1. Problemas fiscais: A falta de controle financeiro pode resultar em erros na contabilidade, evasão fiscal e problemas com o fisco, o que pode ter consequências legais graves.

Você se identifica com algum destes problemas? Então está na hora de contar com a ajuda da transformação digital e conhecer os benefícios da implementação de um software de gestão especializado em bares e restaurantes.

Como um software de gestão pode otimizar a gestão financeira de bares e restaurantes

A boa notícia para gestores de bares e restaurantes é que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para a gestão financeira. Um software de gestão especializado em bares e restaurantes pode oferecer uma série de benefícios que contribuem para uma gestão mais eficiente e segura. 

Conheça alguns recursos que ERPs (Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão integrado), como o Adaptive Business, oferecem para otimizar a gestão financeira:

  • Integração com a balança: um ERP que oferece este tipo de integração previne prejuízos e fraudes, além de garantir mais agilidade no atendimento ao cliente.
  • Controle de Estoque: Um software de gestão pode monitorar o estoque em tempo real, ajudando a evitar desperdícios, emitindo alertas quando os ingredientes precisam ser repostos, garantindo que estejam sempre disponíveis quando necessário.
  • Gestão de Custos: Permite o acompanhamento detalhado de todos os custos operacionais, identificando áreas onde é possível reduzir despesas.
  • Controle de Receitas: Registra todas as vendas e transações, facilitando o acompanhamento das receitas e a identificação de tendências de consumo.
  • Fluxo de Caixa: Oferece uma visão clara do fluxo de caixa, ajudando a evitar surpresas desagradáveis e garantindo que as contas sejam pagas em dia.
  • Gestão Fiscal: Facilita o cumprimento das obrigações fiscais, gerando relatórios e documentos necessários para a contabilidade e a declaração de impostos.
  • Análise de Desempenho: Fornece relatórios e análises que permitem aos gestores avaliar o desempenho do negócio e tomar decisões informadas.
  • Segurança de Dados: Garante a segurança e a integridade dos dados financeiros, protegendo o negócio contra perdas e fraudes.
  • Conciliação Automática de Cartões: Reconcilia as transações realizadas com cartões, ajudando a evitar erros de contabilidade e garantindo que todas as vendas sejam devidamente registradas. Isso não apenas economiza tempo, mas também reduz o risco de perdas financeiras devido a discrepâncias nos registros.

O melhor de contar com um ERP especializado é assegurar que os processos estão integrados, favorecendo a produtividade do negócio desde o nível operacional até as decisões mais estratégicas.

Otimize a gestão financeira do seu negócio

Agora que você sabe como é possível aprimorar os processos de bares e restaurantes e otimizar a gestão financeira, está na hora de saber como essas soluções podem ser implementadas em seu negócio.

Conheça todos os recursos do Adaptive Business, sistema de gestão ideal para bares e restaurantes não só para a gestão financeira, mas também para o atendimento ao cliente, produtividade da equipe e ampliação de atuação. Você também pode agendar uma demonstração gratuita pelo WhatsApp.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!