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Atitudes em postos de gasolina que levam à satisfação e fidelização do cliente

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Atitudes em postos de gasolina que levam à satisfação e fidelização do cliente

O cliente precisa se sentir confortável e seguro quando visita um posto de gasolina.
Pensando nisso, muitos empresários estão buscando opções para ampliar o grau de satisfação e consequentemente a fidelização.

Estas estratégias têm o objetivo de fazer com que o cliente seja fiel ao posto de gasolina e contribua para ampliar as vendas, adquirindo mais produtos e indicando a amigos.

A seguir vamos apresentar algumas atitudes para melhor receber os clientes e fazer com o que o seu posto tenha superioridade em relação aos concorrentes. Vamos lá!

Tenha atenção com o cliente

A maioria dos clientes gostam de atenção, não importa se o seu posto de gasolina tem um preço competitivo e seja flexível com as formas de pagamento, é um erro abrir mão da qualidade do atendimento. Para não cometer esse erro, pense em como você gostaria de ser tratado e faça melhor.

Não basta apenas oferecer o abastecimento com excelência. Ofereça serviços que possibilitam a manutenção do veículo durante o atendimento, como:

Lavar o pára-brisa

Uma tarefa comum e muito importante, pois o vidro limpo ajuda o motorista a ter uma melhor visão, prevenindo acidentes. Além disso é uma boa oportunidade para já ir adquirindo afinidade com o cliente e torná-lo mais próximo.

Conferir água e óleo

A verificação do nível da água do motor e do óleo é essencial para manter o bom funcionamento do motor do veículo e identificar possíveis problemas mecânicos que podem surgir.

Calibrar os pneus

Oferecer a calibragem de pneus, ajuda na economia de combustível do cliente, pois influencia no consumo. Essa medida também evita o desgaste dos pneus, aumentando a vida útil. Além disso, diminui as possibilidades de um pneu furar, o que pode até provocar um acidente.

Cuide da aparência

Até o cliente mais distraído percebe quando um frentista está bem-arrumado. Pensando nisso, é fundamental que os atendentes estejam bem uniformizados e de preferência, adote um boné para evitar que utilizem algum outro modelo, no caso de homens, também fazer a barba.

Esta iniciativa apresenta cuidado com a aparência, o que transmite uma boa impressão do público do posto.

Capacite seus colaboradores

Agora que você já conhece alguns fatores para deixar o consumidor mais satisfeito. Então é hora de investir em capacitação de seus funcionários para melhorar o nível do atendimento e aumentar a possibilidade de fidelização.

Os frentistas e demais funcionários do posto, precisam estar devidamente habilitados para usar os itens de segurança e prestar serviços de boa qualidade.

Com essa postura viabiliza, por exemplo, fazer uma boa limpeza dos vidros e adotar os procedimentos corretos para calibrar os pneus. Vale ressaltar também que em funcionários capacitados a chance de cometer erros são bem menores. Sendo assim facilita a tentativa de conquistar o cliente, construir uma boa imagem e se tornar uma referência.

Melhore a comunicação

Ter uma boa comunicação é essencial para a prestação de um serviço de alto nível. Ao ter o contato com o cliente, o frentista deve cumprimentá-lo. Seu cliente ficará satisfeito ao ser atendido com educação e simpatia.

Quando o cliente optar em colocar combustível no veículo, o correto é mostrar que a bomba está zerada antes de iniciar o abastecimento para transmitir confiança.

Uma comunicação eficiente faz com que o cliente se sinta respeitado. Isso faz muita diferença na avaliação do atendimento e contribui bastante para aumentar a fidelização.

Invista nas promoções

Uma boa iniciativa para ter um diferencial e tornar uma referência é ter um cadastro com vários dados do seu cliente, como: Nome, e-mail, telefone e data de nascimento.

Já pensou presentear um cliente com um desconto especial ou um serviço extra no dia ou mês do seu aniversário? Seria uma boa alternativa para cativá-lo.

Outra medida que incentiva as vendas é fazer promoções em um determinado dia da semana, oferecendo o combustível por um valor mais em conta. Para o resultado ficar dentro das expectativas, o ideal é informar os clientes sobre essa atividade com antecedência.

Também é interessante fazer promoções com a oferta de prêmios especiais, como um sorteio de um abastecimento grátis com o tanque cheio.

Ofereça serviços diferenciados

É sempre bom informar o cliente que o posto de gasolina vai oferecer uma promoção e conceder um bônus para os que frequentam o local periodicamente.

Planeje ações especiais para melhor o pós-venda. Como? A resposta abrange uma série de medidas que podem ser facilmente implantadas, por exemplo:

Notificar o cliente sobre prazo para troca do óleo, filtros, entre outros itens;
Fornecer dicas sobre direção defensiva;
Promover pesquisas sobre a qualidade do atendimento;
Dar um retorno sobre críticas feitas ao posto por meio da pesquisa de satisfação.

Ao perceber que a opinião dele é importante, o cliente se identifica mais com o estabelecimento. Isso reforça o engajamento e contribui para a famosa propaganda boca a boca, que continua sendo ótima forma para elevar o faturamento.

Com trabalho, inteligência e criatividade, é possível aumentar a satisfação do cliente e torná-lo ainda mais próximo.

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Fonte: blog.clubpetro.com.br

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