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Como contratar e capacitar funcionários para postos de combustíveis

Como contratar e capacitar funcionários para postos de combustíveis

Contratar funcionários para um posto de combustível é uma tarefa complexa, e capacitar esses funcionários pode ser ainda mais. É necessário encarar essas fases com toda a seriedade se você quiser ver seu posto alcançando o sucesso.

Boa parte dos funcionários de postos de combustíveis são inexperientes no ramo, o que faz com que o trabalho de capacitação seja fundamental. Contratar e capacitar funcionários para postos de combustíveis é um processo feito por etapas, tanto quanto o planejamento estratégico de sua empresa.

Para te ajudar com essa tarefa, trouxemos hoje algumas dicas que vão te ajudar a contratar e capacitar funcionários para seu posto de combustível. Certifique-se de implementar todas as etapas e aproveite ao máximo todas as dicas para alcançar o sucesso garantido.

Contratando funcionários para meu posto de combustível

Gerente

O gerente é o primeiro funcionário que você precisa contratar para seu posto de combustível. Ele vai te auxiliar na contratação e capacitação de todos os demais. Depois de você, este é o mais importante membro da equipe. É o gerente que conecta funcionários, clientes, fornecedores e proprietários.

Entre suas tarefas, estão a gestão de pessoas, gestão de estoque, abertura e fechamento, acompanhamento de rendimento, controle de abastecimento, negociação com fornecedores, atendimento a reclamações de clientes, entre muitas outras.

Por isso, contrate um gerente que tenha não apenas a experiência na gestão, mas também a desenvoltura para lidar com múltiplas tarefas ao mesmo tempo, atender o cliente com cordialidade e empatia, além de possuir conhecimentos de administração de empresas.

Ele não precisa, necessariamente, ter experiência com postos de combustíveis, mas é altamente recomendado que seja formado em administração de empresas, gestão comercial, gestão financeira, ou outra formação do ramo.

Se você contratar um bom gerente para seu posto de combustível, ele vai te ajudar a impulsionar a empresa toda em direção ao sucesso.

Frentista

O frentista é o primeiro contato do cliente com sua empresa. É ele quem vai fazer o atendimento inicial, que muitas vezes é o único atendimento que seu cliente terá no posto. A impressão que o cliente deve ter é sempre a melhor possível.

Para isso, contrate frentistas que demonstrem habilidade em lidar com o público. As características do perfil deste funcionário devem ser a resiliência, paciência, proatividade, empatia, comprometimento, organização e agilidade.

Será necessário organizar longas filas de carros nos momentos de pico e atender com agilidade, mas sem perder a simpatia. Além disso, o frentista também é o responsável por verificar os fluidos, como óleo de freio e nível de água, e também vender os produtos.

Então, para contratar um frentista para seu posto de combustível, preste atenção em suas aptidões com o público, organização e agilidade.

Lubrificador

O lubrificador do seu posto de combustível é um cargo que requer um pouco mais de conhecimento técnico. Ele cuida da lubrificação de máquinas e equipamentos, mas também realiza ações preventivas e seleciona os materiais de limpeza necessários para seu próprio trabalho.

Para contratar um lubrificador para seu posto de combustível, opte por pessoas que tenham um curso técnico na área, como mecânica ou técnico em lubrificação. Não é necessário ter nível superior, mas o nível técnico é desejável.

Como alternativa, um lubrificador com experiência em outros postos de combustíveis também pode se encaixar, desde que seja verificado o seu conhecimento previamente.

O melhor perfil para este cargo é organizado, atencioso, detalhista e focado.

Lavador de carros

O lavador de carros é um cargo que não exige conhecimentos técnicos, mas nem por isso deixa de ser importante.

Lavar carros não é apenas pegar a esponja e esfregar o sabão. Para contratar um lavador para seu posto de combustível, tente entender se ele costuma lavar carros em outros lugares.

O candidato deve ter o mínimo de conhecimento no assunto, ou experiência anterior. Entretanto, se você estiver disposto a ensinar o funcionário a partir do zero, nada disso é necessário. Em pouco mais de uma semana, o lavador já estará atuando com autonomia considerável.

Atendente de conveniência

Para a loja de conveniência, nada melhor do que escolher alguém simpático, atencioso, organizado e proativo.

Muitas vezes, o atendente de conveniência fica sozinho em sua estação de trabalho e deve prestar atenção no que está acontecendo em toda a área da loja.

A abertura e fechamento do caixa pode ou não ficar a encargo deste funcionário, dependendo das atribuições do gerente. Então, melhor optar por alguém que seja capaz de realizar esta tarefa.

O atendimento ao público é muito importante na loja de conveniência, e o funcionário escolhido deve conseguir lidar com todos os tipos de pessoas sem nervosismo ou ansiedade.

Capacitação

Depois de contratar funcionários para seu posto de combustível, capacitá-los é igualmente importante. Mesmo que todos tenham experiência prévia, a capacitação é o que faz a diferença entre a satisfação e a excelência.

Treinamentos internos

A forma mais básica de capacitar funcionários para postos de combustíveis é o treinamento dentro do próprio local de trabalho. Se você contratar um gerente capaz, ele mesmo treinará todos os funcionários.

Feedbacks

Os feedbacks também contribuem para a formação das aptidões, sendo mais uma forma de capacitar funcionários para seu posto de combustível. Peça para que o gerente aplique feedbacks regulares, e faça isso você mesmo com o gerente.

Treinamentos externos

Você pode oferecer treinamentos externos de duas maneiras. A mais óbvia é custear os treinamentos e os oferecer aos funcionários gratuitamente. A outra, é deixar a opção do funcionário fazer o curso com uma ajuda financeira do posto. Por exemplo: o funcionário arca com 50% do valor e o posto com os outros 50%.

Estes cursos costumam ser bastante completos, podendo capacitar funcionários para postos de combustíveis com mais eficácia.

Material de apoio

Se você quiser entregar uma apostila para o funcionário estudar em casa, também é uma forma de capacitação. Faça um material rico, com todas as rotinas e as melhores práticas, e peça para que ele leia em seu tempo livre. O desenvolvimento do funcionário se dará de forma gradativa, mas a vantagem é que você não precisa investir altos recursos financeiros, nem o tempo do gerente em treinamento presencial.

Eventos e workshops

Toda vez que você ficar sabendo de um evento ou workshop no ramo de postos de combustíveis acontecendo em sua cidade ou até mesmo em cidades vizinhas, vale a pena enviar pelo menos um de seus funcionários para acompanhar e trazer o conhecimento para os demais.

Seguindo estas dicas, você conseguirá contratar e capacitar funcionários para seu posto de combustível sem maiores dificuldades. Agora, receba outros conteúdos importantes para a gestão do seu posto assinando nossa newsletter.

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