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Como utilizar uma ferramenta de gestão de abastecimento de frotas para fidelizar mais clientes

Um posto de combustíveis tem vários tipos de clientes, e todos merecem a devida atenção. No entanto, há um tipo que precisa de cuidado redobrado pelo impacto que causa tanto no caixa quanto na propaganda sobre o seu negócio: os clientes frotistas. Por isso, é imprescindível que se utilizem instrumentos para oferecer uma melhor gestão de abastecimento de frotas.

Esse grupo de clientes é composto por locadoras, autoescolas, transportadoras, órgãos públicos, toda empresa que precisa ter uma grande quantidade de veículos automotores para exercerem suas atividades.

Trazer esse cliente para perto é sinônimo de ganho de relacionamento e alta lucratividade, logo, prosperidade nos negócios. Afinal, eles precisam estar sempre abastecidos, portanto, se encontrarem um local em que se ganhe algo a mais que o mero abastecimento, o retorno é garantido.

Oferecer papel e caneta a eles, ou mesmo planilhas em Excel, não é uma boa opção. Sai na frente quem conta com um sistema que seja capaz de oferecer aos gestores dessas empresas total controle sobre o abastecimento de cada um dos carros da sua companhia.

A importância da gestão de abastecimento de frotas

A princípio, é preciso entender que a gestão de abastecimento de frotas de veículos é uma peça fundamental para a saúde financeira do negócio. Afinal, essas empresas têm nos carros sua ferramenta para gerar lucro.

Fazer isso significa mais que entender quem está abastecendo quanto, quando ou aonde, significa compreender o comportamento do consumo dos veículos e gerar informações que podem ajudar em tomadas de decisão.

Para que essa gestão funcione de fato, é preciso avaliar uma série de indicadores que estão diretamente relacionados ao controle do abastecimento e dizem muito sobre os veículos, como condições dos carros, tipos de combustíveis utilizados, trajetos realizados, tempo de utilização, peso das cargas e até mesmo a condução, ou seja, o perfil de quem dirige esses carros.

Agora, reflita: é possível fazer tudo isso apenas com papel e caneta? Se sua resposta for não, você está repleto de razão. Se for sim, repense e continue lendo este artigo.

Como uma ferramenta de gestão de abastecimento pode ajudar o seu cliente

A tecnologia tem ajudado diversos setores a se atualizarem e acompanharem as demandas das empresas e consumidores. Nesse contexto, surgiram ferramentas digitais que auxiliam tanto donos de postos quanto gestores empresariais a realizarem um melhor controle de combustível da frota.

Isso é possível graças à possibilidade de se trabalhar com sistemas de gestão integrado, que cuidam das informações do seu negócio e ainda oferecem a  possibilidade de potencializar o relacionamento com seus clientes.

Uma dessas ferramentas é o Portal do Cliente, uma solução da Adaptive para gestão de abastecimento de frotas.

Na prática, você cadastra seu cliente na ferramenta para que ele fique por dentro de todo o processo que envolve o controle do abastecimento da frota, desde o abastecimento em si até a emissão de notas fiscais.

Essa ferramenta traz uma série de benefícios para quem abastece no seu posto de combustíveis. Dentre eles, podemos elencar os seguintes:

Acompanhamento do abastecimento dos veículos

Foi-se o tempo em que o abastecimento dos carros era feito via vouchers em papel que eram entregues aos frentistas. Imagine o quão passível de fraudes é esse processo!

Com uma ferramenta adequada para a gestão de abastecimento de frotas, o processo é totalmente monitorado. Ou seja, a empresa cliente sabe exatamente quais veículos serão abastecidos, quando e onde.

Isso é possível graças ao processo de autorização de abastecimento, que é feito on-line. O frentista, portanto, só abastece se o Portal do Cliente indicar que está na hora.

Além disso, o gestor sabe também se há algum veículo fora do padrão, ou seja, consumindo mais ou menos do que era previsto para a litragem indicada. Confirmada a inconsistência, o carro é conduzido a uma avaliação.

Controle individual do consumo dos carros

Abastecer não é suficiente, é preciso acompanhar esse consumo também. Por isso, o Portal do Cliente permite que sejam cadastradas previamente as informações do hodômetro de cada veículo.

Dessa forma, o gestor consegue acompanhar o consumo de cada um individualmente, podendo observar aqueles que estão com o consumo fora do padrão e averiguar o motivo.

Como há esse controle sobre o consumo, em caso de inconsistências, pode-se averiguar se elas estão acontecendo por falha mecânica no veículo, desvio de finalidade por parte do motorista ou má qualidade do combustível.

Obtenção de preços diferenciados

Clientes que costumam abastecer sempre no mesmo lugar têm algo a receber em troca. Essa troca pode estar atrelada a descontos, promoções ou serviços gratuitos agregados.

Para o dono do estabelecimento, essa é uma excelente oportunidade para oferecer preços mais atrativos para o cliente de frota, visto que ele abastecerá não somente um ou outro carro esporadicamente, e sim dezenas frequentemente.

O cliente, portanto, vê nessa parceria uma possibilidade de galgar valores mais chamativos e que signifiquem economia para sua empresa.

Praticidade no abastecimento

Como dissemos anteriormente, a autorização para abastecimento mediante voucher físico ficou no passado. Com uma ferramenta de gestão de abastecimento de frota, esse processo é todo on-line.

Basta o motorista da empresa fornecer ao frentista informações básicas previamente cadastradas no Portal do Cliente e, estando tudo ok, o abastecimento é liberado. Para isso, o gestor precisa apontar no sistema o calendário de abastecimento de cada veículo, motorista responsável e litragem.

Nesse modelo, o abastecimento se torna mais rápido, prático e seguro e a empresa fica mais confiante sobre o processo, que não corre o risco de sofrer fraudes.

Como uma ferramenta de gestão de abastecimento de frotas ajuda seu negócio

Primeiro, não é surpresa dizermos que uma ferramenta para a gestão de abastecimento de frotas consegue fisgar bons contratos, logo o lucro do negócio aumenta.

Quanto mais carros abastecerem no posto, mais combustível o posto vende. Além disso, cada visita de motorista é um momento ímpar para a venda de outros produtos, como óleos, água desmineralizada, fluido de freio etc.

Vale citar também que, em um mercado extremamente competitivo, quaisquer atitudes que levam à satisfação do cliente são importantes elementos fidelizadores.

Como explicamos, o exemplo do Portal do Cliente traz algumas boas vantagens para as empresas que abastecem seus carros em postos que utilizam esse sistema: praticidade, confiabilidade, segurança, retorno financeiro.

Esses são suficientes para fazer com que a empresa perceba o valor sobre o seu posto e se torne cliente fiel. Lembre-se: cliente fiel compra de novo, indica para outras pessoas e eleva o NPS da empresa (isto é, o grau de satisfação) a outros níveis.

O resultado disso tudo não tem como ser outro: empresa bem avaliada e com boa lucratividade. 

Quer saber como funciona o Portal do Cliente da Adaptive e como ele pode te auxiliar a gerar melhores resultados? É só clicar aqui que entraremos em contato com você rapidamente!

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