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E-mail Marketing: uma solução simples para atrair mais clientes no seu posto de combustível

E-mail Marketing: Solução simples para atrair mais clientes para seu posto de gasolina

E-mail Marketing: Solução simples para atrair mais clientes para seu posto de gasolina

Seja através das redes sociais ou aplicativos de mensagem, temos cada vez mais formas de nos comunicar atualmente. Por isso, há quem pense que o e-mail  foi esquecido, no entanto, ele ainda é uma das mais relevantes ferramentas de conexão com o público. Utilizar de maneira correta esse canal de divulgação pode atrair muitos clientes para o seu posto de gasolina.

 O e-mail pode ser um bom recurso para melhorar seu relacionamento com a clientela, atrair novos clientes, divulgar produtos e serviços, e assim garantir bons resultados.

 Neste texto, nós te mostramos o que é o e-mail marketing, por que vale a pena investir nessa estratégia, e claro, algumas dicas de como utilizá-lo para fidelizar clientes e alavancar as vendas.

Por que e-mail marketing pode gerar resultados no seu posto?

Ao analisar alguns dados, percebe-se que o e-mail marketing pode ser a sacada certa para atrair mais clientes para seu posto e aumentar a  lucratividade:

  •  Segundo o Radicati Email Statistics Report, em 2020 o número de usuários de e-mails deve chegar aos 3 bilhões.
  •  Dos adultos com acesso à internet, 92% têm uma conta de e-mail, e mais da metade deles acessam diariamente suas caixas, de acordo com a Pew Research.
  • 75% das empresas que responderam à pesquisa Email Marketing Trends já usavam o e-mail marketing como estratégia de vendas em 2018. Dessas, 96% acreditavam na eficácia dessa ferramenta.
  • Quando os consumidores precisam  escolher como preferem ser contatados, eles costumam escolher o e-mail como seu canal preferido, de acordo com o estudo realizado pela Campaign Monitor’s 2017 Consumer Email Habits
  • Por isso, uma mensagem é 5 vezes mais provável de ser vista no e-mail, comparado a outras redes sociais, segundo a Radicati.
  • 40 vezes: esse é o número de aquisição de novos clientes do e-mail marketing comparado ao Facebook, de acordo com a CampaignMonitor.

 Ou seja, o e-mail é um canal de marketing digital que não demanda grande investimento e ainda assim gera um bom retorno financeiro. Portanto, utilizar essa ferramenta de amplo alcance para divulgar promoções e serviços pode ser muito eficaz para atrair mais clientes para o seu posto e, posteriormente, fidelizá-los. 

Mas afinal, o que é e-mail marketing?

O E-mail marketing consiste em utilizar, como o próprio nome diz, o e-mail como ferramenta de marketing direto, ou seja, a comunicação entre os serviços de uma empresa e seus consumidores, ou potenciais clientes, a partir de um disparo de mensagens.

 Certamente você deve ter na sua caixa de e-mail um desses exemplos: promoções, novos produtos, confirmação de compra ou o oferecimento de um serviço. Isso acontece pois, para ter resultado, as empresas utilizam ferramentas de segmentação e personalização das mensagens, até que ela chegue até você e um determinado grupo de pessoas, dispostas a se tornarem clientes ou consumir novamente.

 Por ser uma ferramenta de comunicação em massa e que muitas vezes não havia o consentimento do consumidor no envio das ofertas, o e-mail marketing era considerado uma forma de publicidade invasiva. Por isso, as empresas passaram a oferecer conteúdos cada vez mais relevantes para quem os recebia, fazendo com que essa estratégia se tornasse uma das mais eficazes formas de se comunicar com os consumidores.

 Uma outra diferença é que conforme as boas práticas do e-mail marketing, o destinatário precisa consentir o recebimento, através de algum convite ou cadastro prévio, além de ter a opção de se descadastrar, a qualquer momento, da lista de envio.

 Além disso, entidades relacionadas à internet, marketing e publicidade se uniram e elaboraram o Código de Autorregulamentação para Prática de e-mail marketing (CAPEM). Confira as principais regras desse acordo:

  •  Os destinatários devem ter solicitado o recebimento dos envios ou o remetente deve ter alguma relação prévia, seja ela comercial ou social, com o destinatário.
  •  Quando solicitado, o prazo para o descadastro não poderá ser superior a dois dias se feito direto pelo link do e-mail marketing, e cinco quando feito por outros meios.
  • Desde que haja uma autorização prévia e comprovável do destinatário, o e-mail pode conter anexos. Certificações e assinaturas digitais não entram nessa regra e são livremente permitidas.

 Principais benefícios para as empresas

  1. Com o e-mail marketing, você desperta o interesse do cliente por algum produto ou serviço do seu posto, ao invés de aguardar o interesse de forma espontânea.

      2. O cliente tem a possibilidade de interagir imediatamente com a mensagem, sendo um canal de comunicação direta entre da sua empresa e o consumidor.

      3. Existe a possibilidade de segmentação, ou seja, direcionar a mensagem para o público certo, garantindo maior assertividade na geração de clientes.

      4. Um sistema de disparo de e-mails permite a mensuração de resultados em tempo real, para você saber quais estratégias têm dado certo e quais podem  melhorar.

Como começar?

Agora que você sabe tudo o uso de e-mail marketing, já pode utilizá-lo como estratégia para atrair mais clientes para o seu posto de gasolina. Para construir seu banco de e-mails, é necessário um cadastro simples, que pode ser feito pelo frentista mesmo, durante o abastecimento do veículo.

 Lembre-se de deixar claro aos clientes que os dados que você está coletando , como nome e e-mail, são para divulgação de promoções, serviços e conteúdos úteis. Ao enviar o e-mail deixe explícito que sua empresa é o remetente. 

Em suas mensagens, seja claro e objetivo no conteúdo do e-mail. Determine qual será o tom de voz que você usará para construir a comunicação entre seu posto de gasolina e o cliente. Isso criará uma proximidade com o leitor.

 Se você procura agilidade e eficácia na divulgação e promoção dos produtos e serviços do seu posto através do e-mail marketing, ferramentas de gestão podem ser uma excelente alternativa. Além de facilitarem a automação do banco de e-mails, elas fornecem conteúdos completos que favorecerem a fidelização da clientela, e consequentemente, o aumento nas vendas.

Uma última dica é manter atualizado seu banco de e-mail. Isso é importante para garantir que a mensagem chegue ao cliente, e assim, gere interesse e valor à sua empresa.

E então, gostou do conteúdo? Conte-nos o que você achou dessa estratégia! Essa a solução que seu posto de gasolina precisa para atrair clientes e aumentar a lucratividade. 

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