fbpx

EPIs para posto de combustível: quais e quando são necessários?

Você sabe quais EPIs para posto de combustível são essenciais?

Se você trabalha no mercado de postos de combustíveis, deve saber dos riscos consideráveis a que clientes e, principalmente, funcionários são expostos. Por isso, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não é somente recomendado mas também  regulamentado por normas do Ministério do Trabalho e Emprego.

Abaixo, listamos os principais equipamentos necessários para algumas funções regulares em um posto de combustível. Vale lembrar que o não uso deste equipamento pode resultar em multas e outras sanções aplicadas pelo órgão responsável. Que tal investir em prevenção e reforçar a segurança do ambiente de trabalho?

EPIs para posto de combustível

No geral, quase todas as funções exercidas em um posto precisarão dos seguintes equipamentos:

  • óculos de segurança
  • luvas de segurança
  • calçados de segurança

Além do mais, você precisa seguir os padrões da NR 20. Ela é uma norma que regulamenta as condições mínimas para oferecer segurança e saúde para os funcionários que atuam em serviços de extração, fabricação, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

No dia-a-dia de um posto, é natural que vapores de combustíveis (o benzeno, sendo o principal risco e até mesmo causador de câncer) estejam presentes no ar. Por essa razão, é de suma importância que os funcionários recebam treinamento e sejam protegidos com os equipamentos necessários, sem oferecer riscos à sua saúde.

O treinamento da equipe é algo previsto pela NR 20 e de responsabilidade do próprio posto. Se quiser saber mais detalhes sobre a norma, leia este post da Adaptive. Este treinamento é essencial para a prevenção de acidentes, como também para capacitar seus funcionários a agir de maneira correta em situações de emergência.

Agora, vamos resumir os cuidados necessários para cada função exercida no posto e que EPIs devem fazer parte de sua rotina.

Limpeza do posto

Devido à grande exposição a agentes biológicos e umidade, o trabalhador deve utilizar calçados impermeáveis. Além disso, luvas e óculos de proteção são necessários para o proteger do contato com resíduos químicos derivados dos produtos de limpeza.

Frentistas

A utilização do calçado de segurança e de luvas é essencial para a proteção contra o contato direto com resquícios de combustíveis. Ele também precisa, ao menos no ato do abastecimento, de protetores respiratórios para evitar a inalação dos vapores dos combustíveis.

Descarga de combustível

No momento de receber o combustível dos fornecedores, o gerente ou trabalhador que supervisionar o procedimento deve utilizar máscara de proteção para evitar a inalação dos vapores de combustíveis pois a quantidade presente é ainda maior do que no momento do abastecimento de um veículo, por exemplo.

Agora, você sabe dos principais EPIs para posto de combustível, importantes para preservar a saúde dos trabalhadores. No entanto, além de instruir seus funcionários e prover os equipamentos, você também precisa fiscalizar seu uso no dia-a-dia para garantir que todos estão sob o padrão das normas de segurança. Segui-las é garantia de mais saúde para você, seus funcionários e clientes!

Achou esse conteúdo interessante? Compartilhe com os colegas e amigos para criar uma rede informação. Se tiver qualquer dúvida, não deixe de postar seu comentário abaixo!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!