fbpx

Produtividade para empreendedores: 5 dicas para ter resultados

Você com certeza já soltou alguma vez a famosa frase: “não tenho tempo para nada!”. Mas, será mesmo que você precisa de mais tempo? Será que não é o caso de, na verdade, aprender a gerenciar melhor suas horas? Produtividade para empreendedores é um assunto super importante para quem almeja crescer com o seu negócio e, ao mesmo tempo, manter um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

Pense assim … se a questão fosse falta de tempo, apenas os desocupados alcançariam o sucesso, não é mesmo?

Nesse artigo, nós mostramos que é possível produzir de forma mais eficiente, com menos esforço e mais felicidade. Vamos às dicas de produtividade para empreendedores? Acompanhe.

Planeje seu dia

Pode parecer clichê mas planejar seu dia na noite anterior pode fazer toda a diferença no rendimento das suas tarefas. Por isso, escreva tudo que pretende fazer no dia e tenha consciência total do que te espera.

Alguns empreendedores preferem separar um horário apenas para planejar todos os dias da semana seguinte. Faça o teste e veja o que funciona melhor para você.

Tire o pior do caminho

Comece o dia fazendo aquela tarefa desagradável e a tirando da lista de coisas a fazer. É natural do ser humano procrastinar e deixar coisas difíceis ou chatas para depois. No entanto, é importante você resistir à tentação e cumprir com o planejado. Eliminar ofícios irritantes te dará mais energia e disposição para outros projetos que merecem sua atenção.

Organize suas tarefas por contexto

Pesquisas mostram que agrupar tarefas parecidas nos permite ter mais iniciativa e acabá-las logo. Um bom exemplo é agendar todas as reuniões para o mesmo dia. Assim, você consegue se manter focado nos outros dias para se dedicar às tarefas individuais e planejamento de projetos.

Produtividade para empreendedores: seu e-mail nunca mais será um problema

Aposto que você já usou a desculpa de checar seu e-mail para se distrair daquela tarefa tediosa, não é mesmo?

Muitas pessoas também costumam dizer que checar as mensagens nas redes sociais ou caixa de entrada é um “respiro” na rotina. A verdade é que essas ações não descansam a sua mente e muito menos o ajudam a melhorar sua produtividade.

Uma boa dica é separar blocos de tempo no seu dia para checar e organizar seus e-mails. Além disso, você pode criar marcadores que o ajudem a categorizar seus e-mails em “projetos do dia”, “tomar ações futuras” e “situações resolvidas”. Feche a aba do navegador quando terminar e não volte a verificar os e-mails até o momento do outro bloco de tempo que você separou. A mesma coisa pode ser aplicada para o Whatsapp, certo?

Faça uma coisa de cada vez

Muitos se orgulham de ser multitarefa. No entanto, esse conceito é uma enganação já que nosso cérebro não consegue trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo. O que ele faz é uma alternância de tarefas. E, como vimos acima, isso vai contra a ideia de organizar as tarefas por contexto.

De acordo com Christian Barbosa, criador da Triad Productivity Solutions, consultoria multinacional especializada em produtividade e colaboração, “a perda de tempo média “multitarefando” é algo em torno de 20%. Ou seja, se você passa um dia de 10h multitarefando, poderia economizar algo em torno de 2 horas diárias.”

Por isso, respire fundo e foque em uma coisa de cada vez.

Como dica extra, vale a pena mencionar que muitos empreendedores recorrem à tecnologia para aumentar a produtividade no seu dia-a-dia. Muitos softwares conseguem automatizar a análise dos resultados do seu negócio. Na empresa Brightpod, o fundador Parikh e sua equipe utilizam softwares como KISSMetrics e Intercom para receber uma análise de seu negócio. “Sem eles eu teria que criar manualmente tabelas, calcular rotatividade, receita e outras coisas”, explica.

Viu como pequenos hábitos podem trazer grandes resultados em relação à sua produtividade?

Vamos tentar aplicar essas dicas no seu dia-a-dia? Além do mais, se você tiver qualquer outra indicação além das que citamos acima, deixe-a nos comentários

Se você gostou do artigo, não se esqueça de compartilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais!

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!