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Qual é a melhor estratégia de marketing para o seu posto?

Trabalhar no ramo de postos de combustíveis é a certeza (por enquanto) de que existe uma demanda pelo seu produto. Só que este detalhe, em nenhum momento, é garantia de rentabilidade. É preciso mais do que suprir a demanda quando se atua no mercado de postos e se destacar da concorrência. Dessa forma, saber qual a melhor estratégia de marketing para o posto pode te auxiliar, e muito, nessa missão.

É só lembrar do sucesso de vendas da Coca-cola que passamos a entender o poder que o marketing tem de vender coisas que não necessariamente precisamos para sobreviver. Imagine então para vender algo tão essencial como combustível? O marketing é o caminho certeiro para construir o nome da sua empresa. Não sabe por onde começar? É só continuar lendo este post para descobrir qual é a melhor estratégia de marketing para seu posto de combustível. Vamos lá?

Conheça sua clientela

Para transformar motoristas de passagem em frequentadores assíduos do seu posto, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer bem seus clientes. Você realmente sabe quem volta ao seu posto mais de uma vez? É este o tipo de cliente que você quer!

Se você ainda não conhece este cliente, uma solução é realizar promoções que incentivem o preenchimento de cadastros. Desta maneira, você conhece o perfil do cliente que frequenta seu estabelecimento e, assim, poderá ser mais assertivo em ações promocionais futuras.

Depois que você os conhecer, é preciso fidelizá-los. Criar programas de recompensas permite que você ofereça vantagens e benefícios para os clientes que consumirem um determinado valor no seu posto ou usarem tantas vezes o mesmo serviço. Seja mais criativo que a concorrência para fazer os clientes voltarem ao seu estabelecimento.

Falando em criatividade, crie promoções periodicamente para atrair novos clientes. É importante mostrar tanto aos novos clientes quanto aos antigos que eles estão ganhando algo ao escolher o seu posto. Se você não tem ideia de como criar uma promoção de sucesso em seu posto, não se preocupe! Leia este post do blog da Adaptive para começar já a planejar sua próxima ação promocional.

Atendimento ao cliente é a chave para o sucesso

Sua equipe é o maior ativo do seu negócio. Treine seus funcionários para que, além de cordiais e solícitos, eles tenham um bom conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos no posto. Desta forma, eles serão muito mais efetivos em tirar dúvidas e fechar boas vendas.

A longo prazo, todo empresário percebe que não adianta ter um preço competitivo quando o atendimento é péssimo. Quando houver uma situação em que não é mais possível sustentar o baixo preço, os clientes vão embora correndo!

Portanto, invista grande esforço no ciclo de bom atendimento ao cliente. Clientes satisfeitos voltam ao seu estabelecimento e, ainda melhor, indicam seu posto para amigos e parentes. Aliás, esta é outra excelente dica. Crie programas de bonificação para os clientes que indicarem seu negócio para outras pessoas. O boca-a-boca é, sim, a melhor propaganda!

Qual é a melhor estratégia para divulgar meu posto?

Há várias maneiras de divulgar os produtos e serviços ofertados em sua empresa. Como já citado, o boca-a-boca é uma ótima forma (e gratuita) de realizar o marketing do seu posto. No entanto, você pode explorar outras opções para atrair mais clientes para o seu negócio.

Não é preciso, por exemplo, usar somente o marketing tradicional para ter resultados. Há ações promocionais feitas na Internet que podem trazer grande retorno sobre o investimento. Manter um site ou perfil bem atualizado da empresa em rede social é básico. Para ir além, você pode veicular anúncios direcionados para pessoas que estão sempre passando pelas redondezas. É uma ótima forma de atrair mais clientela para seu posto a baixo custo.

Outra estratégia de marketing bem efetiva é o fechamento de parcerias. Estude bem o que seus clientes gostariam de ter na vizinhança e procure franquias de restaurantes, lanchonetes, bancos 24h ou monte uma loja de conveniência para diversificar o seu público e aumentar o ticket médio da empresa.

Compramos com os olhos

Por último, se você tiver disponível um montante para investir na reforma da infraestrutura do posto, esta pode ser uma medida interessante para satisfazer e atrair mais clientes. Em postos de rodovia, por exemplo, famílias procuram por ambientes limpos e confortáveis para realizar suas paradas.

O visual é super importante no ramo de postos de combustíveis. Portanto, procure profissionais que desenvolvam uma identidade visual de acordo com os valores e objetivos da empresa. A comunicação visual ajuda os clientes a localizar com maior facilidade o posto e também valoriza sua marca.

Agora, você sabe dizer qual é a melhor estratégia de marketing para seu posto de combustível? Como você pôde perceber, investir em marketing é um processo. Veja o que é possível fazer e comece já a colocar estes conhecimentos em prática.

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