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Como vender a prazo no posto e aumentar o faturamento?

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Vender a prazo no posto pode ser uma grande dor de cabeça para muitos gestores. Os motivos podem ser dos mais variados, mas todos podem impactar, de forma negativa, o seu fluxo de caixa se persistirem e se tornarem insuperáveis.

Além disso, a falta de controle dos abastecimentos, principalmente em caso de redes de postos, pode ser um desafio. No final do mês, você pode não ter o controle adequado desses abastecimentos, pois não estão unificados, e acabar não gerando as cobranças devidas.

Muitas vezes, os próprios clientes contribuem para que a venda a prazo não aconteça. Isso porque eles podem perder o controle de seus abastecimentos e deixar que pagamentos passem da validade ou sequer sejam feitos.

Sem contar que fazer vendas a prazo exige que se tenha um processo de conciliação de cartões bem definido. É por meio da conciliação que você confirmará se está recebendo das operadoras de cartão todos os valores devidos, com o repasse e a tarifação sendo feitas da maneira correta.

É importante saber que você pode eliminar todos esses problemas. Como? Tomando a decisão correta e adotar uma série de estratégias que visam a um único objetivo: tornar seu posto mais lucrativo.

Como vender a prazo no posto

Muitas são as opções para vender a prazo no posto graças a diversidade de meios de pagamento. Com um mercado cada vez mais competitivo, ganha mais o posto que for mais atraente para os clientes, e essa atração passa pelo que ele pode oferecer.

A seguir, destacamos algumas dessas estratégias que podem abrir seu leque de opções para vender a prazo.

Aceite outras formas de pagamento

Quem nunca se frustrou após ter chegado em um posto para abastecer e ver a mensagem na bomba “Aceitamos apenas débito”. Clientes querem facilidade na hora de consumir, e esta mensagem representa o contrário. Por isso as vendas a prazo são importantes.

Portanto, postos precisam aceitar a prazo para conseguirem atrair mais clientes e deixá-los satisfeitos. Para isso, basta aceitar cartões de crédito, com a maior quantidade de bandeiras possível. 

Vales-combustível, um benefício dado pelas empresa a seus colaboradores, também podem ser uma opção de recebimento. 

Já quando pensamos em clientes CNPJ, geralmente empresas frotistas, vale a pena trabalhar com a emissão de boletos, principalmente porque os valores podem ser bastante altos.

Chame a atenção de clientes frotistas

Já pensou o quanto seria bom ter uma boa cartela de clientes frotistas abastecendo em seu posto?

Essas empresas são aquelas que operam com frotas de veículos, como autoescolas ou transportadoras. O seu consumo de combustível é extremamente alto todo mês, o que é ótimo para o posto.

Portanto, crie estratégias que possam atrair esses clientes para mais perto e, principalmente, os mantenha ao longo do tempo. A fidelização é uma ferramenta extremamente importante nesse momento.

Garanta que haverá controle dos pagamentos

De nada adianta começar a receber a prazo e depois perder controle sobre essas vendas e acabar vendo o dinheiro escorrer pelo ralo mês após mês.

Por conta disso, automatize processos que visem ter mais controle sobre o recebimento dos valores. A conciliação de cartões automatizada, como já dito, é um deles.

No entanto, vale a pena reforçar que esse controle deve existir tanto para você quanto para os seus clientes, principalmente as empresas.

Isso pode ser resolvido, por exemplo, com a disponibilização de um ambiente no qual elas podem acompanhar todos os abastecimentos e, com isso, fazer uma gestão mais assertiva da sua frota. Falaremos mais sobre isso adiante.

Como fazer um bom controle das vendas a prazo

No Brasil, a inadimplência sempre foi um fantasma para as empresas. O último levantamento realizado pelo Serasa aponta que o número de inadimplentes no país atingiu a marca de 63,4 milhões, somando um total de R$ 253,65 bilhões em dívidas.

A inadimplência no posto de combustível pode ser um grande desafio para o gestor, pois depende mais de fatores externos do que de internos. Por causa dela, muitos gestores de postos pensam duas vezes na hora de decidirem se irão vender a prazo ou não.

Ela pode ocorrer porque a empresa-cliente não está com dinheiro em caixa para cumprir com suas obrigações, ou simplesmente não tem processos bem organizados. 

Dessa forma, os pagamentos acabam atrasando não por falta de dinheiro, mas por falta de planejamento do setor financeiro.

Independentemente do contexto, é importante realizar a adoção de estratégias internas que evitem ou minimizem a inadimplência e os seus impactos.

Mantenha o cadastro dos seus clientes atualizados

Quando trabalhamos com clientes-empresas, precisamos estar sempre com as suas informações atualizadas, pois esses clientes constantemente passam por mudanças.

Por exemplo, sua frota pode ser aumentada ou diminuída, há rotatividade de motoristas, substituição de veículos, entre outras alterações de caráter fiscal ou tributário.

Manter o cadastro desses clientes atualizado permite que você tenha mais controle sobre eles e possa acompanhar suas movimentações.

Fidelize os clientes que cumprem com suas obrigações

Trabalhar a fidelização dos clientes é uma das estratégias mais importantes quando se quer vender mais no posto. Isso vale tanto para os clientes pessoa física quanto para os pessoa jurídica.

Antes de tudo, você precisa identificar quem são os bons pagadores. Ou seja, aqueles que sempre cumprem com suas obrigações, independentemente do cenário.

Com essas informações, você pode criar promoções, ofertas exclusivas, distribuição de brindes ou estratégias personalizadas para esse grupo de clientes.

Quando se fideliza, o consumo aumenta. Além disso, novas pessoas também podem tornar-se clientes, já que a indicação sempre funciona quando um serviço é entregue com excelência. 

Comunique-se com mais frequência

Como já mencionamos aqui, muitos postos acabam caindo no mal da inadimplência porque as empresas acabam simplesmente se esquecendo de fazer os pagamentos dos boletos das vendas a prazo.

Em muitos casos, isso ocorre por conta da falta de processos na área financeira dessas empresas, o que não tem nada a ver com o seu negócio. Uma forma de evitar que seus pagamentos caiam no limbo é melhorar a comunicação e estreitar o relacionamento.

Com parcimônia e cordialidade, envie lembretes por e-mail, SMS ou mesmo WhatsApp, lembrando a data de vencimento dos boletos. Dessa forma, a empresa estará ciente de que a data do pagamento se aproxima.

Importante, nesse momento, reforçar que você não está apenas cobrando por cobrar, mas mostrar aos seus clientes os motivos para que eles paguem dentro do prazo estipulado. Se for preciso, ofereça algumas vantagens a ele, como descontos ou acesso a promoções exclusivas.

Tenha uma boa ferramenta de gestão para vender a prazo com segurança

Não são todas as empresas que têm uma boa gestão dos seus processos. Por conta disso, a gestão das frotas acaba negligenciada, o que prejudica toda a cadeia de operação.

Você, enquanto gestor de um posto de combustíveis alinhado às inovações no mundo da gestão e tecnologia, pode ajudar essas empresas. O Portal do Cliente, uma ferramenta Adaptive, é a solução.

Esse portal é um recurso para clientes-empresas, no qual eles podem ter total controle e acompanhamento do abastecimento de toda a sua frota. Entenda melhor a seguir.

O que o Portal do Cliente pode oferecer ao posto e seus clientes

Com o Portal do Cliente, as empresas abrem mão dos tradicionais e inseguros vouchers de abastecimentos e mantêm todas as autorizações de abastecimento diretamente no sistema.

Assim, basta apenas que os motoristas informem seus dados e os da empresa para que o abastecimento ocorra, dentro da litragem estipulada e no período previsto.

Não precisamos nem dizer que, fazendo assim, o seu cliente consegue ter uma visão geral de todos os abastecimentos e do uso dos veículos por parte de seus colaboradores.

O Portal do Cliente permite também que as empresas acompanhem a emissão de boletos, notas fiscais e outros documentos que são da competência do setor financeiro. 

Com essas informações na palma da mão, vender a prazo no posto deixa de ser uma dor de cabeça, pois tudo estará informado e disponível.

Essa gestão dos documentos fiscais contribui para que os pagamentos ocorram da maneira correta, logo, o seu posto não sofrerá com a inadimplência.

Quer entender melhor como o Portal do Cliente pode ajudar o seu posto a vender a prazo com mais tranquilidade e segurança? Acesse o nosso texto 5 motivos para utilizar o Portal do Cliente do sistema Adaptive Business no seu posto

Mas, se você quer deixar de perder tempo e começar a vender a prazo agora mesmo, adquira agora o nosso Portal do Cliente! Temos certeza de que após você e seus clientes começarem a utilizá-lo, os resultados aparecerão imediatamente.

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