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Adaptive Venda+: o app de cashback para postos de combustíveis

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Uma tendência cada vez mais fortalecida no setor dos postos de combustíveis é utilizar aplicativos de carteiras digitais ou app de cashback. Essa ferramenta cria um cenário propício para a atração de novos clientes, aumento de vendas e geração de lucro.

Você pode estar se perguntando: “Investir em programas de cashback gera bons resultados?”. Podemos dizer que sim. Mas o programa deve fidelizar o cliente à sua marca, não a de uma terceira, e você precisa ter controle sobre as vendas e valores.

Além disso, um aplicativo de cashback gera retorno para o cliente, o que torna o seu posto de combustível muito mais atrativo diante dos demais.

Continue lendo este texto e descubra a melhor forma de levar essa inovação para o seu negócio.

O que é e como funciona um app de cashback?

Antes de entrarmos de vez nessa discussão, você precisa entender bem do que estamos falando. O cashback ficou muito popular nos últimos anos por conta, principalmente, das carteiras digitais, como Ame, PicPay e Iti.

Esses aplicativos são chamados dessa forma porque armazenam dinheiro do usuário, seja por meio de transferência ou quando estão vinculados a algum cartão de crédito. Ou seja, eles são carteiras que estão usando o “dinheiro digital” do cliente e são utilizados por meio do seu celular.

Todos têm em comum o fato de também serem app de cashback. Estamos falando em cashback quando o cliente recebe certa porcentagem do valor da compra de volta, sendo creditado na sua carteira digital (também chamada de e-wallet) ou dentro do programa de fidelidade. Os valores de retorno variam, mas podem chegar a 20%, dependendo da empresa e da compra.

Por exemplo, se um cliente faz uma compra de 100 reais e a campanha está oferecendo cashback de 10%, ele receberá 10 reais de volta. Esse dinheiro fica creditado no aplicativo e pode ser utilizado dentro de um prazo pré-estipulado em outros produtos ou serviços nos estabelecimentos credenciados.

O crescimento das carteiras digitais no mundo todo

São benefícios como este que chamam a atenção dos consumidores. Estima-se que, até 2025, o número de usuários de carteiras digitais e aplicativos similares chegue a 4,4 bilhões de pessoas em todo o mundo, é o que aponta a consultoria Juniper Research.

Em 2020, quando ocorreu o boom do uso de carteiras digitais, impulsionado pela pandemia, o número de usuários chegou à marca de 2,6 bilhões.

Aqui na América Latina, a adesão foi bastante forte. Segundo informações do Mercado Pago em parceria com a consultoria Trendsity, uma a cada quatro pessoas passou a utilizar esse tipo de meio de pagamento a partir de março de 2020. Brasil e Argentina foram os países que mais cresceram em número de usuários: aumento de 30%, cada.

Com esses números tão atraentes, até empresas varejistas, seja no modelo físico ou nos canais digitais de venda, já adotaram a opção de oferecer cashback aos seus clientes para incentivar as vendas.

Muito posto de gasolina Brasil afora também já viu nesse modelo a oportunidade de gerar mais venda e, consequentemente, lucratividade para seu negócio.

Em muitos casos, os gestores buscaram carteiras já consolidadas no mercado, como as citadas anteriormente. No entanto, a marca não sai tão fortalecida, pois eles acabam vinculando a marca da sua empresa a de outra.

O melhor app de cashback é aquele em que o gestor pode atrair clientes, oferecer o cashback e ainda manter o nome da sua empresa no aplicativo. Dessa forma, é possível construir um relacionamento ainda mais forte com a clientela.

Conheça o Adaptive Venda+: o melhor app de cashback para postos de combustível

Apesar de algumas experiências na atualidade não parecerem tão interessantes quanto se mostraram no começo, há outras formas de utilizar esse tipo de aplicativo e trazer muito mais resultado.

Você pode sim promover a sua marca, atrair mais clientes e gerar mais lucro, só precisa escolher o melhor app de cashback para posto de combustível e utilizá-lo da maneira correta.

Como citamos anteriormente, optar por adotar um app já pronto, com outra marca, identidade visual e cláusulas contratuais que deixam sua margem de lucro amarrada, pode não ser tão interessante.

Por isso, o Adaptive desenvolveu o app Adaptive Venda+, o melhor app de cashback para postos de combustíveis.

Com esse aplicativo, gestores de postos de gasolina podem: 

  1. oferecer cashback para seus clientes; 
  2. ter autonomia para gerir os preços e os valores de retorno;
  3. personalizar com a marca da empresa; 
  4. criar meta para os frentistas; 
  5. mapear o perfil dos clientes; 
  6. fazer a gestão dos parceiros e 
  7. desenvolver pesquisas de satisfação.

A seguir, apresentamos bons motivos para você apostar na prática do cashback com o Adaptive Venda+ e transformar uma ação pontual em duradoura e altamente lucrativa.

1. Sua marca é fortalecida 

Para oferecer cashback, é preciso ter uma solução para isso, que pode ser desde uma carteira digital já existente, como as que já citamos, ou um programa próprio de fidelidade.

No entanto, a primeira opção, mesmo sendo a mais popular por conta da força já existente da marca, traz alguns empecilhos para o fornecedor no longo prazo, principalmente no que diz respeito à taxação das vendas.

Por isso, a opção mais interessante é a adoção de um programa de fidelização próprio, e é para isso que surgiu o Adaptive Venda+.

Ele foi desenvolvido no modelo white label. Ou seja, disponibilizamos toda a estrutura do aplicativo, com a marca e  identidade visual do seu posto.

Assim, você fortalece a sua marca diante dos consumidores e se destaca entre seus concorrentes. 

2. Você aumenta a fidelização e captação de clientes

O cashback é a maior sacada dos programas de fidelidade justamente por oferecer uma quantia de volta para o cliente. Por menor que seja o valor, o cliente se sente agraciado quando entram créditos em sua carteira.

Por conta disso, clientes acabam fidelizando um único estabelecimento e voltando sempre que necessário.

Imagine clientes que utilizam transporte como ferramenta de trabalho, como motoristas de aplicativo. Ter esse público sempre na sua pista, periodicamente, significa uma margem de lucro bastante interessante.

Além disso, o mesmo motivo que mantém quem já está perto também aproxima quem está longe. Tendo em vista essa boa possibilidade de ter um dinheirinho a mais na conta, os consumidores buscam os locais que oferecem as melhores vantagens para se comprar naquele lugar.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostrou que 71% das lojas físicas tiveram um incremento de, pelo menos, 5% em sua base de clientes fiéis apenas com o uso de app de cashback.

Oferecer cashback no posto significa, portanto, vantagem competitiva, pois você atrairá mais e mais clientes a cada dia.

3. Fica informado sobre o seu cliente

Mas não adianta apenas trazer os clientes para a sua pista, é preciso também conhecê-los. As carteiras digitais terceirizadas não permitem isso, pois toda a base de clientes fica sob responsabilidade da empresa desenvolvedora.

No Adaptive Venda+, isso não acontece. Todos os dados dos clientes que utilizarem o app ficam sob sua gestão.

Este fator é indispensável nos dias de hoje. Muito se fala que dados do consumidor são o novo petróleo. Ou seja, as empresas estão muito mais interessadas nas informações dos seus clientes hoje em dia do que nas décadas anteriores.

Isso porque, com a mudança nos comportamentos sociais e de consumo, fica muito mais difícil prever com quem estamos nos relacionando, quem é esse cliente que compra e por que aquele outro deixa de consumir na sua empresa.

O Adaptive Venda+ é uma solução focada na fidelização de clientes, logo coleta também informações importantes para o conhecimento do perfil do cliente ideal do negócio.

Dessa forma, você consegue mapear o perfil do seu cliente e pensar em promoções e até mesmo outras ações no seu posto focadas nele. Com decisões mais assertivas, com base em dados, você não gasta tempo, dinheiro ou energia com ações que não dão certo no final.

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4. Incentiva o consumo de outros produtos e serviços

Com essa circulação de clientes diariamente, claro que não poderíamos deixar de aproveitar para vender mais. 

Já falamos por aqui que postos de combustíveis são, acima de tudo, centros comerciais. Logo, para sobreviverem, precisam vender. Os frentistas, por sua vez, mais que abastecer os carros, devem conhecer os clientes e instigá-los a consumir.

Portanto, seu negócio deve aproveitar esse vai-e-vem de clientes novos e fidelizados para conhecê-los mais a ponto de entender quando precisam trocar o óleo do carro, revisar o motor, trocar os pneus, etc.

O mantra é: todo cliente na pista é uma oportunidade de venda para além do combustível. Assim, se você associar as vendas de produtos não-combustíveis às recompensas de cashback, pode potencializar seus ganhos na conveniência.

5. Sua margem de lucro não é prejudicada

Ao optar pelo Adaptive Venda+, é você quem fica no comando. Isso significa dizer que o valor do cashback não é definido pela empresa parceira e você não fica amarrado a

contratos. Assim, você sabe quando será a hora de ofertar 5%, 10% ou 20% de cashback para seus clientes. 

Atendendo às necessidades do seu fluxo de caixa, torna-se muito mais fácil oferecer cashback no posto sem prejudicar a sua lucratividade. Além disso, o cashback é diferente do desconto, pois você não deixa de receber o valor inteiro da venda. O cliente paga pelo que realmente comprou.

Para que não fique no vermelho no final do mês, uma solução própria de cashback como o Adaptive Venda+ exige uma gestão firme e sustentável, que conheça todas as variações de venda e de fluxo de caixa da empresa.

Você pode alcançar isso com o auxílio de um software de gestão para postos de combustíveis que é capaz de integrar os diversos processos da empresa, inclusive o controle das vendas, e devolver as informações por meio de dashboards e relatórios gerenciais.

6. Tem total controle sobre as vendas

E por falar em vendas, oferecer cashback no posto para vender mais não surte efeito quando não se tem controle sobre como trabalhar com isso.

Você pode criar regras de cashback a depender da situação e da necessidade do seu cliente. Por exemplo, oferecer vantagens mais interessantes para associações, sindicatos e empresas frotistas. 

A bonificação pode variar também de produto para produto, estimulando o consumo de algum item com baixa rotatividade no estoque.

Outra opção é criar uma regra escalonada, ou seja, quanto mais o cliente abastece, mais cashback ele recebe. Isso pode ser uma boa estratégia para clientes Pessoa Física. Nesse caso, pode ser feito inclusive uma ação de gamificação, no qual os clientes são separados em níveis e vão subindo à medida que consomem.

Estratégias como esta costumam surtir efeito, pois as pessoas são instigadas a obterem vantagem ou alcançar determinado objetivo, principalmente quando se ganha algo em troca.

7. Seus colaboradores passam a vender mais

Os frentistas e demais funcionários também não poderiam ficar de fora dos benefícios de se oferecer cashback no posto com o app Adaptive Venda+.

Por isso, o ideal é que, a partir do momento que o posto começa a oferecer essa vantagem, os funcionários percebam que também podem sair ganhando, o que pode ser feito a partir da definição de metas e comissionamento.

Com a solução de fidelização Adaptive Venda+, você pode estipular metas para que os atendentes cumpram em determinado período. Essas metas podem envolver quantidade de aplicativos baixados pelos clientes, litragem paga via app, atendimentos realizados, entre outros.

Entendendo que não somente o cliente está ganhando quando paga via aplicativo, os frentistas se sentem parte do processo e são incentivados a fazer a empresa lucrar mais.

Tenha um app de cashback para posto de combustível completo!

Oferecer um app de cashback no posto pode ser uma excelente possibilidade de retorno para sua empresa quando feito do jeito certo, ou seja, com uma solução própria, capaz de entender melhor seu cliente e pôr sua empresa no controle de todos os processos de venda.

Se você deseja acelerar as vendas do posto com o Adaptive Venda+, basta clicar aqui e conhecer esse módulo completo do sistema de gestão Adaptive Business.

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