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Saiba como capacitar os funcionários do posto de combustível

Você tem dúvidas sobre como capacitar os funcionários do seu posto de combustível? 

Um bom funcionário não apenas atende às necessidades do seu cliente, como também sabe ofertar com eficácia para maximizar o potencial de vendas, agregando valor, aumentando o faturamento e aproveitando melhor cada cliente.

No post de hoje, o tema abordado é sobre como fazer com que os funcionários do seu posto de gasolina sejam bons vendedores e a partir disso haja um crescimento significativo para sua empresa.  

O que é um super vendedor

Para que possamos entrar no tema proposto, a ideia é entender o que é um super vendedor. Não há uma definição certa, assim como também não há o vendedor perfeito para o cliente perfeito. Sendo assim o bom vendedor é aquele que aprende a ser um vendedor para cada cliente, entendendo a necessidade do mesmo.   

Qual o papel da gestão

Para que o vendedor tenha êxito no processo de vendas, ele necessita de um gestor que esteja bem alinhado com o fluxo de vendas para conduzir a equipe ao cliente final. Portanto o mesmo precisa ter algumas habilidades e qualidades, como por exemplo: ser criativo, saber tomar decisões, raciocínio analítico, bom em comunicação e saber trabalhar a equipe para motivá-la, são algumas das habilidades necessárias.

Um gestor criativo, por exemplo, saberá como alavancar as vendas e as formas para que o cliente final seja atraído pelo seu produto. Desta forma o “super vendedor” saberá também aproveitar as oportunidades seguido do exemplo da gestão.

Como transformar o seu funcionário em super vendedor

Não há uma receita pronta, mas existem habilidades que podem e vão auxiliar o vendedor no processo de venda. 

1 – Siga o processo ou fluxo já definido pela empresa

Nenhum produto é vendido por acaso, então perceber o cliente desde o interesse pelo produto até a venda/fechamento faz toda a diferença no processo. 

2 – Conheça bem o produto

Pode parecer óbvio, mas um super vendedor precisa entender o que é o seu produto, quais os benefícios e como estes podem ser também benéficos para o seu cliente final. Será que o seu vendedor tem o conhecimento necessário do produto para vendê-lo com qualidade? 

3 – Conheça o cliente

Se um super vendedor conhece o seu produto, logo também deve conhecer o seu cliente. No caso do frentista, entender o melhor tipo de combustível para os veículos, saber a diferença entre Diesel Comum ou Diesel Aditivado; são formas de conhecer qual tipo de cliente você está atendendo e qual melhor se encaixa em cada perfil. 

4 – Seja ouvinte e honesto

No tempo em que vivemos sabemos que ouvir o outro muitas vezes não é praticado. Um bom vendedor sabe ouvir o cliente e a partir disto oferta o melhor produto. Junto com o ser ouvinte está atrelado o ser honesto, garantir que o produto ofertado, neste caso, o combustível, transmitir para o cliente a procedência do produto e a confiabilidade que o mesmo pode ter na marca e no produto.

Leia também: O guia completo dos direitos do frentista + checklist gratuito

5 – Fidelize o cliente

Muitas vezes a ideia do Pós vendas parece não se encaixar para o vendedor, porém ele é o foco principal do retorno e constância do cliente pelo seu atendimento e qualidade do produto ofertado, fazendo com que o mesmo opte por retornar ao posto pelo conjunto de benefícios que ali lhe fora ofertado.

6 – Investir em treinamento de vendas

A ideia de investir em um treinamento de vendas é exatamente para mensurar como andam os números do seu negócio, pois assim ficará claro se o seu posto precisa ou não de um tratamento mais específico para alavancar as vendas.

Um bom treinamento consiste em transmitir o conteúdo para gerar conhecimento e o desenvolvimento do colaborador. A proposta não é ensinar a vender, mas sim capacitá-lo sobre a empresa como um todo, sobre o produto em si e, claro, as técnicas já citadas anteriormente para que se obtenha o sucesso de vendas.

7 – Ter um bom clima organizacional

O fluxo de vendas com êxito não é parte somente do vendedor, mas da empresa como um todo. Vamos entender o que é de forma simples o Clima Organizacional:

Clima organizacional é o entendimento coletivo que os colaboradores têm da empresa. Por meio das políticas, sistemas, estruturas, processos e valores da empresa. Sendo assim um bom clima organizacional visa facilitar a produtividade, qualidade total e vitalidade da empresa. 

Dentro do Clima organizacional, existe a Pesquisa de Clima, que visa saber o ponto de vista do colaborador, os seus sentimentos, pensamentos e desejos em relação a empresa que trabalham. Todos estes fatores corroboram para que o vendedor esteja bem alinhado com a empresa, consigo mesmo e com o produto final a ser vendido.

8 – Funcionários unidos vendem mais

O trabalho em grupo consiste em pessoas unidas por um único objetivo, neste caso vender. Pode parecer irrelevante, mas o trabalho em equipe busca valorizar cada indivíduo, aprimorando as suas habilidades e contribuindo para o todo. Uma equipe que trabalha de forma integrada tende a ter melhores resultados do que uma equipe sem o mesmo foco. 

O clima melhora, o ambiente fica saudável, todos ficam motivados e não há sobrecarga para nenhum dos componentes, o que gera no resultado final: Uma venda bem feita por um super vendedor.

9 – Seja diferente do seu concorrente

A maioria das empresas vêem a concorrência como rival, mas na verdade não é. O conceito de concorrência vem de uma empresa que oferece o mesmo ou produto similar ao seu. 

Portanto, seja diferente dele.

O produto é o mesmo, mas o atendimento, a honestidade, o tom de voz, a empatia, a prontidão e o domínio do seu produto podem fazer toda a diferença para que este cliente continue sempre optando por voltar ao seu posto.  

Pois não adianta o produto ser bom, o preço acessível e o atendimento por exemplo não ser satisfatório, não é mesmo? Sendo assim, invista em colaboradores que tenham sinergia, e mais do que isso, tenham algo de diferente para oferecer ao seu cliente, seja habilidade de negociação ou até mesmo a empatia. Acredite, um simples sorriso pode mudar tudo!

Se você deseja aprofundar ainda mais o seu conhecimento e entender de uma vez por todas como capacitar os funcionários do seu posto de combustível e transformá-los em super vendedores, baixe o nosso e-book neste link.

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