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Seu posto tem metas de vendas definidas? Saiba como definir

metas de vendas postos de combustíveis

metas de vendas postos de combustíveis

Para garantir crescimento em um negócio de forma segura e contínua, é necessário que o gestor tenha sempre metas de vendas bem definidas, treinamento da equipe para se ajustar às estratégias e acompanhamento dos resultados.

Em um posto de combustível isso não é diferente, pois os colaboradores saberão o que você espera deles e onde o posto quer chegar. Esta iniciativa não só facilitará a gestão e liderança, mas também estimulará o aumento das vendas de combustíveis e outros produtos oferecidos pelo posto. Mas seu posto tem metas definidas? Você sabe fazer isso?

Neste post vamos apresentar dicas de como definir essas metas e garantir o crescimento do seu posto. Acompanhe!

 

Defina um ticket médio

Primeiramente, você sabe o que é ticket médio?  Essa métrica é muito importante para o seu posto, consiste no valor médio atingido pelas vendas do estabelecimento.

Sua fórmula é simples: pode-se obter o ticket médio a partir da divisão do volume de vendas alcançado no mês (ou em outro intervalo de tempo) pelo número de vendas do período. Isso indica a lucratividade do seu posto e vai abrir caminho para que se pense em estratégias para fazer com que determinados grupos de clientes comprem mais.

Se você já possui esta métrica definida, neste outro post apresentamos técnicas de como aumentar seu ticket médio atual e lucrar ainda mais no seu posto de combustível, clique aqui e confira! 

 

Tenha metas de vendas claras e bem definidas

Ter metas de vendas claras e bem definidas são importantes não só para saber qual a direção para onde se quer seguir, mas também como alcançá-las. Os frentistas e os outros colaboradores do posto têm de reunir todas as informações necessárias para colocar em práticas as estratégias de vendas da empresa, por isso a grande importância da capacitação,  treinamentos e de uma exposição objetiva do papel de cada um, ou seja, suas responsabilidades individuais e coletivas.

 

Avalie a concorrência e o mercado

É importante conhecer sua concorrência, galonagem média mensal da região e o mercado no qual você está atuando e ficar atento às novidades. Desta forma, você saberá o que seus concorrentes têm feito para atingir o público-alvo e qual sua posição no mercado, percebe o percentual de crescimento do negócio e ainda consegue ter base para prever a viabilidade de expansão para os próximos anos.

Depois de ter feito estas análises e conhecer bem o cenário atual, você conseguirá definir metas de vendas mais realistas – e metas irreais podem trazer frustrações e colocar tudo a perder. É preciso apostar em metas ousadas, mas que possam ser atingidas.

“Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos” – James Cameron

Tenha em mente que a livre iniciativa e a livre concorrência são princípios básicos que devem ser respeitados e preservados em qualquer situação. Por isso, jamais discuta preços, estratégias comerciais ou quaisquer outros dados concorrencialmente sensíveis com seus concorrentes. O mercado é livre e qualquer tentativa de interferir na formação dos preços pode ser considerada infração da ordem econômica, sujeitando o revendedor a sérias penalidades.

 

Entenda seu índice de crescimento nos últimos anos

Antes de determinar a expansão que se pretende atingir nos próximos períodos, é conveniente entender a fundo o quanto sua empresa cresceu nos anos anteriores. Veja como foram os seus faturamentos nos meses recentes e compare o crescimento nos períodos anteriores com suas metas.

 

Considere sua capacidade produtiva

Não adianta definir metas de vendas que não sejam possíveis de serem realizadas e ainda não ter um time bem preparado e treinado para cumpri-las. Análise como estão seus colaboradores e quais são os pontos positivos e negativos da equipe, pois desta forma você poderá aprimorar suas habilidades e melhorar aquilo que for necessário para entregar mais qualidade à seus clientes.

 

Gostou das dicas? Quer receber mais informações úteis para a gestão do seu posto de combustível? Assine nossa newsletter e receba semanalmente! Deixe sua opinião do que achou aqui nos comentários. 

 

Fonte: MinasPetro.com.br

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