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Dicas para uma melhor Contratação e Capacitação para Postos de Combustíveis

Dicas para uma melhor Contratação e Capacitação para Postos de Combustíveis

O processo de contratação de funcionários para trabalhar em posto de combustível demanda certo cuidado. Os gestores precisam estar bem informados e preparados para saber escolher a pessoa ideal. Quer ficar por dentro das melhores práticas? Acompanhe esse artigo que nós, da Adaptive, preparamos para te ajudar nesse caminho.

Ser um gestor de postos de combustíveis implica ter alguns conhecimentos administrativos e de como gerir pessoas. Tais conhecimentos ajudam a tomar decisões mais assertivas para sua empresa. Ainda assim, algumas dúvidas podem surgir, principalmente se você está iniciando seu negócio.

Ainda que o mercado esteja cheio de gente querendo trabalhar, nem todos são aptos a qualquer tipo de cargo. Portanto, você não poderá empregar qualquer pessoa que aparecer.

Passos para contratação e captação de candidatos para um cargo:

 1. Faça uma análise do cargo e da organização

Para saber as características e competências ideais que a pessoa deverá possuir, você precisa fazer um estudo do que o cargo requer. Qual a escolaridade? Quais atividades a pessoa precisará realizar? Precisará ter alguma habilidade específica? Certifique-se de que as competências requeridas estejam alinhadas com os objetivos organizacionais.

Outra dica é definir os comportamentos, habilidades e atitudes necessárias, de acordo com o tipo da cultura organizacional, que são os valores compartilhados e o modo de pensar e agir dentre os membros da empresa. Logo, as chances do futuro funcionário conseguir se adaptar ao ambiente são maiores. E, por conseguinte, facilita a formação de uma equipe.

2. Decida como irá captar e selecionar os funcionários

Você pode contratar os funcionários por meio de uma agência de empregos, com a orientação de um especialista de RH contratado ou por conta própria.

3. Como saber qual o candidato ideal?

Selecionar é comparar as qualidades do candidato com os requisitos do cargo (Chiavenato). É um processo muito importante para a empresa, pois são as pessoas que irão mobilizar os recursos existentes na organização visando ao alcance dos objetivos organizacionais.

Existem alguns meios de selecionar os candidatos. Você pode fazer uso de entrevista, para saber um pouco mais sobre a experiência que a pessoa tem e suas expectativas. Pode também incluir simulações para avaliar como o candidato se sairia diante de algum problema. Alguns gestores ainda gostam de complementar com aplicação de testes psicológicos que avaliam a personalidade, no entanto, eles só podem ser aplicados por um psicólogo.

Quando às entrevistas, há diversos tipos e você pode escolher a melhor de acordo com seu objetivo e com a qual você se sinta mais confortável. A entrevista diretiva leva o candidato a dar respostas fechadas, com “sim” e “não”. A padronizada tem as perguntas já fixadas, mas ao contrário da diretiva, o candidato terá chance de dar respostas mais abertas. A entrevista não-estruturada é livre nas perguntas e nas respostas, levando o entrevistador a elaborar as perguntas no momento, de acordo com o rumo da conversa.

Ainda sobre a entrevista, deixe claro quais as atividades que o entrevistado deverá exercer e verifique se os objetivos dele (com salário, tipo de função, horários) estão de acordo com o que você irá oferecer.

Uma seleção de candidato bem feita trará benefícios como: diminuição do absenteísmo e da rotatividade, melhoria organizacional, funcionários mais comprometidos e motivados.

4. Valide o processo de recrutamento e seleção

Após uns meses, você pode aplicar uma avaliação de desempenho às pessoas para medir comportamento e produtividade. Se o resultado for próximo do que você pretendia ao optar por contratar, significa que você conseguiu realizar um processo de contratação e captação eficaz.

Se negativo, ou ainda se houver falta de motivação, absenteísmo, provavelmente houve falha em alguma fase. Você precisará descobrir em qual.

Quando uma empresa contrata alguém tem a expectativa que esse funcionário ajude a aumentar o desempenho da empresa. Manter atenção quanto ao processo de contratação e captação de mão de obra para postos de combustíveis é de suma importância, pois se esse processo não é bem realizado, pode afetar de forma negativa o seu planejamento organizacional. Avalie e reavalie sempre que for necessário.

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