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Como melhorar a lucratividade de um supermercado?

9 minutos
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Engana-se quem pensa que a lucratividade está relacionada exclusivamente ao “vender mais” ou “vender mais caro”. O grande erro que muitos gestores cometem é que eles não sabem como melhorar a lucratividade de um supermercado.

Ter mais lucro passa por vender mais ou por vender mais caro, mas também atinge outros aspectos de um negócio como este e que muitas vezes são negligenciados.

Além disso, os gestores cometem, diariamente, uma série de erros que, direta ou indiretamente, acabam impactando nas finanças do negócio e reduzindo os ganhos ao final do mês.

Neste artigo, vamos mostrar o que você não deve fazer para impactar a sua lucratividade negativamente e o que pode ser feito desde já para aumentar os ganhos da empresa.

O que faz um supermercado não ter lucro

Somente vender mais não é suficiente para que um supermercado tenha aumento em sua lucratividade. Afinal, de nada adianta vender bastante se, em outras áreas da empresa, as coisas não estão funcionando bem e gerando custos desnecessários.

Para começar, podemos dizer que, em um supermercado, os gerentes precisam estar atentos à gestão dos colaboradores, pois são eles que conduzem processos e correspondem à performance da empresa.

Outro ponto importante diz respeito à gestão do estoque. Quando há falhas aqui, produtos são descartados por estarem fora da validade ou avariados. Além disso, sem ela, pode ocorrer um dos piores problemas de um supermercado: o cliente encontrar gôndolas vazias.

Vale dizer também que o uso de ferramentas de automação são fundamentais para aumentar a lucratividade de um supermercado. Elas garantem que processos sejam realizados de forma mais rápida, prática e segura.

O controle fiscal tem papel importante nesse processo, pois quando uma empresa emite todos os documentos de forma correta e cumpre as obrigações fiscais, evita a ocorrência de multas pelos órgãos do governo. Em muitos casos, os valores dessas multas são altos e poderiam ser evitados pelo simples cumprimento de datas e processos.

Claro que não poderia faltar o esforço sobre as vendas! Afinal, não tem como melhorar a lucratividade de um supermercado sem antes gerar mais vendas. Vender mais em uma loja dessas vai muito além de oferecer uma maior diversidade de produtos ou margem de lucro justa.

As vendas são o principal ativo para trazer lucro para a empresa, por isso precisam de ações e investimentos que chamem a atenção dos clientes, os mantenham perto e os façam comprar mais.

Se um supermercado não faz esforços para aumentar as vendas com estratégias diferenciadas, como vai aumentar seu lucro?

Como melhorar a lucratividade de um supermercado

Como já falamos, se quiser saber como melhorar a lucratividade de um supermercado, precisa entender que vai muito além de vender mais.

No dia a dia, principalmente fora das gôndolas e dos pontos de venda, muita coisa pode ser feita para contribuir para que a margem de lucro da empresa não vá pelo ralo com pagamentos desnecessários ou taxas abusivas.

A seguir, pontuamos algumas dessas ações.

#1 Ter um sistema de ponto eletrônico

Vamos começar pelo ponto menos óbvio e que certamente não é considerado pelos gestores na hora de pensar em como melhorar a lucratividade de um supermercado: a gestão do pessoal.

A performance da sua equipe impacta, mesmo que indiretamente, os ganhos da sua empresa mês a mês. A assiduidade é também uma das maneiras de contribuir para que a empresa gere lucro.

Contar com um ponto eletrônico em seu supermercado fará com que os colaboradores tenham mais consciência sobre os horários a serem cumpridos. Consequentemente, terão melhor desempenho, pois estarão atendendo à sua escala, sem furos.

O software de gestão da Adaptive conta com o módulo Adaptive Ponto, que é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar os supermercados na gestão do seu time de colaboradores.

#2 Contar com um TEF integrado ao sistema

Os TEFs (sigla para Transferência Eletrônica de Fundos) são ferramentas indispensáveis em qualquer supermercado. São eles que realizam as transações de recebimento no caixa e fazem a comunicação entre o sistema de gestão da empresa e as adquirentes.

A Adaptive tem o TEF-SBVr, um sistema totalmente integrado ao software da Adaptive que constrói um ambiente mais seguro para a empresa e mais prático para o colaborador.

Todas as informações de venda realizadas no caixa são automaticamente registradas pelo sistema, justamente por haver essa integração.

Dessa forma, o supermercado não fica refém dos relatórios das operadoras nem do sistema, uma vez que, quando o TEF não é vinculado ao ERP, pode haver falhas na comunicação, e vendas podem não ser computadas.

Além disso, o TEF-SVBr possibilita um alcance maior de clientes, já que aceita todas as bandeiras nacionais e internacionais existentes no mercado.

#3 Fazer a conciliação automática de cartões

Aqui é um problema que muitas empresas têm mas não sabem que têm ou não dão conta do tamanho do impacto que isso causa.

Ao fazer um recebimento via cartão de crédito ou débito, o valor recebido na conta da empresa sofre deduções do banco, da bandeira do cartão e da operadora. O problema acontece quando há falha na comunicação entre o seu ponto de venda, adquirentes e instituições financeiras. O resultado disso: valores não repassados ou repassados com tarifação errada.

Ao final do mês, os supermercados podem ter perdido milhares de reais sem nem saber. No entanto, há como resolver esse problema: por meio da conciliação de cartões.

É a conciliação de cartões que vai conferir se todas as vendas realizadas no seu supermercado foram realmente repassadas pelos demais envolvidos e se as tarifas deduzidas estão corretas.

Para saber mais sobre o tema, baixe grátis o e-book “Erros que custam muito dinheiro: como não ter prejuízos nas vendas com cartão

#4 Ter um aplicativo focado em vendas

Hoje em dia, diversas empresas buscam formas de se sobressair diante da concorrência. Uma dessas formas está no oferecimento de aplicativos de vendas para seus clientes.

Uma dessas formas é ter um app de fidelização e cashback (quando o cliente recebe certa porcentagem do valor da compra de volta em seu aplicativo como crédito),  permitindo que seu supermercado se comunique com o cliente por meio do app, reforçando promoções relâmpagos, ofertas ou novidades da sua empresa.

Como o cliente recebe de volta certa quantia a cada compra realizada, isso acaba o fidelizando, o que gera, portanto, mais vendas e possibilidade de aumento de ticket médio.

#5 Oferecer novas formas de pagamento

Claro que todo supermercado precisa oferecer as formas tradicionais de pagamento, como cartão de crédito, de débito e vale-alimentação ou vale-refeição. No entanto, hoje em dia oferecer também as mais recentes é fundamental.

É o caso do Pix e das carteiras digitais, como PicPay, Ame ou Iti. O Pix, hoje, já conta com mais de 131 milhões de usuários cadastrados, conforme dados divulgados pelo Banco Central do Brasil.

As transações de pessoas físicas para jurídicas, que envolvem, principalmente, pagamentos no varejo, têm aumentado mês a mês. Em julho de 2022, esse tipo de transação correspondia a 21% de todas realizadas; um ano atrás, esse valor era de apenas 13%. Essa curva de crescimento demonstra o interesse das pessoas em fazerem compras utilizando o Pix.

As carteiras digitais, por sua vez, também estão caindo no gosto popular. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box aponta que 31% dos usuários das e-wallets a utilizam para fazer compras em lojas físicas.

Ou seja, se você tem dúvidas sobre como melhorar a lucratividade de um supermercado, oferecer essas novas formas de pagamento também é uma alternativa. Isso porque, além de atrair aquela fatia da população que já aderiu a esses meios, as taxas praticadas por eles são mais brandas que dos cartões de crédito.

#6 Realizar o pagamento de fornecedores de forma automática

Um dos gastos recorrentes de todo supermercado é o pagamento dos fornecedores. Como em grande parte são valores altos, deixar de pagar esses boletos por algum dia significa um alto custo para a empresa, pois os valores da multa e dos juros também são significativos.

Por isso, todo cuidado é extremamente necessário na hora de fazer a gestão desses fornecedores. Contar com um software que ofereça um módulo voltado para o pagamento desses parceiros é, portanto, essencial.

Na Adaptive, o PagFor é um módulo do ERP voltado exclusivamente para a gestão de pagamento dos fornecedores. Com ele, os profissionais da área financeira podem centralizar todas as informações de pagamento em um único local e automatizar os pagamentos, com as devidas autorizações e agendamentos.

Assim, todo o processo fica seguro e imune a falhas pessoais. Além de ter controle sobre todos os boletos e suas taxas, não corre o risco de deixar algum para trás.

#7 Utilizar um banco digital integrado ao sistema

Para quem quer fugir das tarifas surpresas dos bancos tradicionais, apostar em um banco digital é a opção. Este novo tipo de banco tem como principal benefício uma maior flexibilidade em sua tarifação, com valores mais atrativos.

O Adaptive Bank, por exemplo, é uma solução financeira da Adaptive que traz tarifas mais brandas para os clientes e tem rendimento maior que o de poupanças de outras instituições.

Além disso, como é integrado ao ERP da Adaptive, os valores recebidos são automaticamente conciliados e ainda permite o pagamento de contas, tributos, salários e boletos.

Com essas facilidades, os custos financeiros com operações bancárias caem consideravelmente, o que garante um lucro maior para a empresa.

#8 Utilizar um software de gestão especializado

Quando um gestor decide que precisa evoluir a gestão do seu supermercado, adotar um ERP é a primeira ideia que deve vir à sua mente.

Mas, não basta escolher qualquer sistema de gestão, é preciso adotar um que realmente atenda às demandas do seu negócio.

Ao escolher um sistema de gestão para supermercado, você precisa atentar-se que essa ferramenta deve ajudar seu negócio a aumentar as vendas, simplificar processos, garantir maior produtividade da equipe, reduzir custos e contribuir com a otimização do seu estoque.

Implemente as melhorias no supermercado com o Adaptive Business

A combinação das dicas mencionadas neste artigo podem melhorar a lucratividade de um supermercado, pois elas impactam diretamente em atividades que influenciam na margem de lucro.

Então, um ERP que funcione bem para todas essas – e outras – áreas constrói o ambiente ideal para que os lucros aumentem ao mesmo tempo que a empresa evolui.

É este software de gestão que vai permitir que seu supermercado consiga melhorar sua lucratividade como também potencializar outras áreas e processos da empresa.

Conheça o nosso ERP e leve mais produtividade e lucratividade para o seu negócio.

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