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O poder das mídias sociais para postos e lojas de conveniência

O poder das mídias sociais para postos de combustível e lojas de conveniência

Por que considerar o uso das mídias sociais para postos e lojas de conveniência?

Primeiramente, é importante lembrar que ada dia mais a internet domina os meios de comunicação em todo o mundo. O acesso à informação nunca foi tão fácil, rápido e difundido como atualmente. Toda essa rede de possibilidades abre espaço para novas formas de trabalhar e aproveitar as ferramentas existentes.

Por isso, hoje, vamos falar sobre as chamadas mídias sociais. O poder das mídias sociais é capaz de alavancar os resultados em vendas e divulgação de qualquer tipo de empresa e, se seu posto de combustível ainda não as utiliza, está perdendo tempo e dinheiro.

Então, fique conosco e descubra como as mídias sociais podem mudar completamente a história do seu posto de combustível e loja de conveniência.

O que são as mídias sociais?

É muito difícil encontrar alguém que não tenha um perfil no Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube. Essas são as principais mídias sociais utilizadas no Brasil para interagir com outras pessoas e, claro, empresa, instituições, organizações e grupos.

As mídias sociais são canais de comunicação que colocam todos os seus usuários em contato, para que possam interagir livremente pela internet. A princípio, as funcionalidades dessas ferramentas eram bastante limitadas. Entretanto, hoje o cenário é outro.

Por meio dos diversos recursos de cada uma das redes sociais, é possível criar engajamento entre o seu público e a sua marca. Engajar significa se dedicar a algo ou a  alguém. Podemos dizer que o engajamento de um usuário de mídias sociais com uma empresa é a dedicação de seu tempo, atenção e intenção para com a empresa.

O poder das mídias sociais para postos de combustível e lojas de conveniência se mostra no envolvimento do usuário com a marca, na divulgação dos serviços e produtos, no diálogo com o cliente, nas ações de engajamento geradas, entre muitos outros fatores.

Como usar o poder das mídias sociais para postos de combustível e lojas de conveniência?

Se você quer aprender a utilizar todo esse poder para aumentar o faturamento, o lucro e a visibilidade da sua marca, está no lugar certo. Veja a seguir boas práticas que podem te levar ao sucesso nas mídias sociais e, consequentemente, em sua empresa.

1 – Escolha suas mídias sociais

Você pode escolher em qual mídia social vai atuar primeiro. O mais recomendado é sempre iniciar pelo Facebook, que é a mídia social de maior visibilidade atualmente. Além dele, o Instagram também é uma grande rede de usuários que visitam seus perfis todos os dias.

Tenha a consciência de que para cada uma das mídias sociais, você produzirá um tipo diferente de conteúdo para engajar seu público. Como exemplo, podemos dizer que o Instagram é uma mídia social especializada em imagens e pequenos vídeos, ao passo que o Facebook comporta melhor os textos e links externos, mas também aceita imagens e vídeos.

Escolha em qual mídia social seu posto de combustível e sua loja de conveniência vão atuar de acordo com o tipo de conteúdo que você pode produzir.

Leia também: Qual a melhor estratégia de marketing para o seu posto?

2 – Construa seus perfis com qualidade

Ao fazer um novo perfil em uma rede social, sua empresa deve ter o cuidado com a qualidade das informações e das imagens publicadas. Para aproveitar o poder das mídias sociais para postos de combustível e lojas de conveniência, recomenda-se colocar imagens profissionais, nítidas e claras.

Você também pode utilizar seu logotipo ou logomarca como imagem principal da empresa. Tudo depende da sua identidade visual. Coloque informações sobre o endereço, os contatos, o horário de funcionamento, os serviços e produtos oferecidos e tudo o que for pertinente ao cliente que visualiza sua página pelas mídias sociais.

3 – Mantenha a alimentação do conteúdo

Mídias sociais paradas, que não recebem novas postagens há meses, não servem para nada. O melhor a fazer é determinar uma frequência mensal de publicações e seguir esse planejamento.

Antes de começar a divulgar seus produtos e serviços, você precisa atrair seu público. Isso é feito com postagens regulares sobre assuntos de interesse de seu público-alvo. No caso de postos de combustível, o público-alvo inclui todos os proprietários de veículos que podem ser abastecidos em seu posto. A loja de conveniência inclui todos esses e também os moradores locais que não possuem veículos, mas que têm uma opção de conveniência perto de casa.

Quando você tiver um bom número de seguidores nas mídias sociais, é hora de começar a testar sua divulgação.

4 – Fazendo a divulgação

Para aproveitar o poder das mídias sociais para postos de combustível e lojas de conveniência, aposte na divulgação dos serviços e produtos de maneira informal. Postagens divertidas e descontraídas chamam mais atenção do que as demais, podendo render mais frutos na sua divulgação.

Aproveite para divulgar promoções, novos produtos e serviços, descontos, brindes, entre outros. Você também pode impulsionar suas divulgações com investimento financeiro em propagandas dentro das próprias mídias sociais, mas isso deve ser feito com planejamento e orientação.

5 – Responda seus usuários

Quando você começar a divulgar e interagir nas mídias sociais, vai perceber que muitas pessoas farão perguntas, solicitarão atendimento pelas mídias ou simplesmente farão comentários acerca da empresa.

Aproveite o poder das mídias sociais para postos de combustível e lojas de conveniência e responda sempre aos seus usuários. Quando eles percebem que a empresa se preocupa em responder suas dúvidas e solicitações, ou simplesmente reagir a comentários, o engajamento tende a aumentar.

Dessa forma, suas próximas ações terão muito mais impacto, pois sua marca estará mais relevante para o usuário. Lembre-se de que você está em um ambiente de interação. Interagir significa responder. Não adianta publicar e não retornar para analisar o feedback da publicação.

A análise do desempenho de uma publicação é tão importante quanto a divulgação em si, e faz parte do poder das mídias sociais para postos de combustível e lojas de conveniência.

Inclusive, se você quiser saber como o Facebook pode levar seu posto de combustível ao sucesso, baixe o e-book gratuito que preparamos sobre o assunto neste link.

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