fbpx

Software de Gestão Empresarial: Por que ter em sua empresa?

Softwares de Gestão Empresarial: Por que sua empresa deveria ter?

A transformação digital dos negócios é um caminho sem volta. Afinal, empresas de todos os portes e segmentos estão se apropriando dos benefícios que a automação de processos está trazendo para seus negócios. O software de gestão empresarial, junto de outros recursos, é uma das principais soluções que integram a administração na era digital. 

A pesquisa “Previsões de Investimentos Globais em Tecnologia”, realizada com mais de 4.000 gestores de todo o mundo, revelou que 78% dos líderes brasileiros projetam investimento em tecnologia em 2023. Entre as necessidades responsáveis pelo movimento estão a automação de processos, a adaptação ao 5G, ao armazenamento na nuvem e a ESG. 

Se você não quer ficar para trás em relação às tendências dos negócios na era digital, então este texto vai te ajudar. Continue a leitura para entender melhor o que é um software de gestão empresarial, quais os benefícios para a sua empresa e como escolher o melhor software de gestão empresarial.

O que um software de gestão empresarial faz?

Um software de gestão empresarial (também conhecido como ERP, do inglês Enterprise Resource Planning) é uma solução de software que permite integrar e automatizar os processos empresariais em uma única plataforma

O software de gestão empresarial tem como objetivo proporcionar uma visão unificada dos dados da empresa, permitindo que as decisões sejam baseadas em informações precisas e atualizadas.

Além disso, ele pode melhorar a eficiência dos processos, aumentar a satisfação do cliente e ajudar a empresa a tomar decisões informadas.

Como resultado, o software torna a rotina da empresa mais produtiva fornecendo uma digitalização inteligente dos processos, tais como:

  • gerenciamento de contas a pagar e a receber;
  • gerenciamento de estoques e compras;
  • gerenciamento de projetos;
  • gerenciamento de folha de pagamento e benefícios;
  • gestão de relacionamento com o cliente (CRM);
  • emissão de notas fiscais, entre outros.

Um software de gestão empresarial pode ser implementado em empresas de todos os tamanhos, desde pequenas empresas até grandes corporações multinacionais.

Diante disso, é extremamente importante escolher um software que atenda às necessidades da sua empresa e que possa ser facilmente integrado a outros sistemas já utilizados.

3 problemas de não usar um software de gestão

Apesar de os softwares de gestão já serem conhecidos no mundo dos pequenos e médios negócios, é relativamente comum que empresas ainda executem muitas rotinas manualmente, utilizando planilhas eletrônicas.

No entanto, as rotinas manuais possuem uma série de desvantagens. Primeiramente, consome um tempo enorme da equipe. Um procedimento que poderia ser realizado em segundos por um software de gestão, pode levar horas sendo realizado manualmente.

Em segundo lugar, todo procedimento feito manualmente gera uma maior probabilidade de erros e fraudes, afinal nós somos humanos, portanto suscetíveis a falhar. Então, identificar e corrigir esses erros exige ainda mais tempo da equipe.

O problema é que esse tempo precioso poderia estar sendo utilizado de maneira mais produtiva e vantajosa para a empresa (a equipe poderia estar criando estratégias para aumentar o volume de vendas, dando mais atenção aos clientes, etc.).

Por fim, é comum que os gestores busquem por software de gestão empresarial para pequenas empresas grátis, que podem ser encontrados na internet como aplicativos de escritório.

Um dos argumentos mais comuns é que um aplicativo tem custo zero (já que é comum estar disponível em qualquer computador da empresa). Porém, essa visão não é inteiramente real. 

Como os aplicativos de escritório não são softwares de gestão, o empresário é obrigado a criar ele mesmo uma série de métodos, rotinas e cálculos complexos para fazer com que essas ferramentas se aproximem ao máximo do que ele precisa. 

Assim, como terceiro problema, há um gasto de tempo e esforço muito grande para tentar atingir esse objetivo (e manter o aplicativo funcionando dessa maneira). Além disso, tempo e esforço do empresário – e de sua equipe – custam dinheiro para a empresa.

Para que serve um Software de Gestão Empresarial

Os aplicativos de escritórios, entretanto, não são vilões. Em caso de empresas iniciantes, essas ferramentas podem servir para um controle básico (até que a empresa saia desse estágio inicial) e também para ajudar o empresário a identificar as necessidades de informatização do seu negócio, o que será muito útil para uma futura aquisição de um software de gestão.

Assim, o software de gestão empresarial é um aliado do gestor, uma poderosa ferramenta que organiza a rotina, facilita a execução das tarefas, oferece informações estratégicas e libera tempo de toda equipe para cuidar do que interessa: o crescimento do negócio. 

6 dicas para escolher o melhor software de gestão empresarial

Não tem segredo, para encontrar o software de gestão empresarial mais adequado para a sua empresa é preciso, antes de tudo, entendimento sobre os objetivos do negócio para, só então, ir atrás das alternativas disponíveis no mercado. 

Assim, tenha em mente as informações estratégicas bem definidas ao considerar as seguintes recomendações:

  1. Escopo de funcionalidades: certifique-se de que o software tenha todas as funcionalidades necessárias para suportar os processos da sua empresa. Algumas funcionalidades comuns incluem gestão de finanças, recursos humanos, CRM, gestão contábil e suporte ao cliente.

  2. Integração com outros sistemas: verifique se o software pode ser integrado a outros sistemas já utilizados pela sua empresa, como sistemas de pagamento, softwares de marketing e ecommerce.

  3. Usabilidade: escolha um software fácil de usar e intuitivo, que possa ser adotado rapidamente pela equipe. Além disso, verifique se o fornecedor oferece suporte técnico e treinamento para garantir que todos saibam como usar o software corretamente.

  4. Flexibilidade: opte por um software que possa ser personalizado e adaptado às mudanças na sua empresa. Ainda, verifique se é escalável e se pode acompanhar o crescimento do empreendimento.

  5. Segurança: entenda se o software fornece medidas de segurança robustas para proteger os dados da sua empresa, como criptografia de dados, autenticação de usuários, backup automático e recuperação de desastres.

  6. Preço: procure um software que tenha um preço justo e acessível para sua empresa, considerando o valor que ele pode agregar aos seus processos. Escolher a opção mais barata nem sempre é uma boa opção, uma vez que a solução pode não atender às necessidades do negócio, exigindo uma nova contratação, novos treinamentos e, até mesmo, multas contratuais. 

Lembre-se de que a escolha do software certo pode ajudar a melhorar a eficiência da sua empresa e aumentar a satisfação do cliente.

Confira vantagens do software de gestão empresarial 

As vantagens que um software de gestão empresarial pode trazer para sua rotina de administração incluem:

  1. Controla todos os processos empresariais de qualquer lugar e a qualquer momento;
  2. Elimina rotinas manuais ou pouco eficientes;
  3. Integra os departamentos, evitando a redigitação de informações;
  4. Agiliza e facilita o cumprimento das tarefas do dia-a-dia da empresa;
  5. Centraliza as informações;
  6. Permite ao empresário um acompanhamento mais eficiente da rotina dos departamentos;
  7. Diminui o trabalho “burocrático” liberando a equipe para dedicar mais tempo às suas tarefas;
  8. Pode ser customizado de acordo com as necessidades específicas de sua empresa.

Neste sentido, o RZ Business, software de gestão empresarial brasileiro, há mais de 15 anos no mercado, se destaca por oferecer:

  1. Relatórios personalizados e gestão 360º;
  2. Controlar o estoque com precisão em tempo real;
  3. Integra os departamentos, através dos módulos de software;
  4. Aplicativo de cashback personalizável;
  5. Integração com e-commerce;
  6. Automação Bancária com recursos para conciliação e centralização fiscal, além de integração com PIX;
  7. Armazenamento de documentos na nuvem com criptografia;
  8. Armazenamento e gerenciamento dos documentos fiscais em um só lugar;
  9. Pode ser customizado conforme as necessidades específicas de sua empresa.

Independentemente do tamanho da sua operação, a Adaptive tem soluções para evoluir os processos gerenciais da sua empresa. 

O RZ Business é um programa com diferenciais e funcionalidades que podem ser implementados em diferentes segmentos, da indústria às franquias, passando pelo mercado varejista e atacadista. Hoje, algumas das maiores redes do mercado nacional são clientes da Adaptive, fazendo do nosso software uma solução otimizada e robusta.

Conheça os diferenciais do RZ Business:

Alguns dos recursos do RZ Business os quais você pode aplicar ao negócio são:

  • gerenciamento de estoque que notifica quando é necessário comprar produtos; 
  • workflow completo, desde a separação até a entrega, incluindo controle de pendências;
  • controle total de itens e serviços realizados;
  • separação automática de insumos e equipamentos; 
  • controle de garantia de equipamentos (número de série);
  • gestão de cobrança de títulos a receber;
  • gestão de canais de vendas (telemarketing – pré e pós venda – balcão, representante);
  • controle completo de cheques recebidos (depósito, retorno, desconto e cadastro de emitente);
  • gestão de estoque de depósitos distintos com endereçamento de prateleiras, entre outros.

Como você leu ao longo do artigo, uma das características do software de gestão empresarial é sua personalização e adaptabilidade a diferentes negócios e seus objetivos de mercado. 

Por isso, a maneira mais indicada de escolher o melhor software de gestão empresarial é conversando com um consultor, que vai entender quais os recursos podem ser utilizados e apresentar os diferenciais de cada plataforma.

Agora é com você: agende sua conversa com um especialista da Adaptive para saber como otimizar a gestão empresarial com o RZ Business.

Fique por dentro das últimas novidades sobre gestão empresarial! 

Assine a newsletter do blog Adaptive e receba conteúdos novos toda semana diretamente no seu e-mail!

Leia Também

Temos soluções para diferentes necessidades.

Saiba como tornar o seu negócio mais competitivo no mercado.

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Muito Obrigado!

Combo Light

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Plus

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!

Combo Master

Ao informar meus dados, eu concordo com a Politica de Privacidade

Muito Obrigado!